Ouça a narração da matéria:

Quem vai casar precisa ter sempre uma coisa em mente: planejamento é o maior segredo para evitar problemas e dores de cabeça no dia da cerimônia. Isso vale para tudo, desde a decoração do local da festa até o visual dos noivos. O teste de maquiagem para noiva e a prova de penteado, por exemplo, são boas opções para evitar surpresas desagradáveis no look e garantir que tudo saia como o esperado.

Teste de maquiagem para noiva
Foto: Jose Villa Photography

 

Por que os testes são tão importantes?

As provas de maquiagem e cabelo são essenciais para quem quer evitar imprevistos no dia da cerimônia. A opção é perfeita para passar segurança para a noiva e garantir que ela fique mais tranquila em relação ao visual escolhido.

“Antigamente, o beauty team e a noiva conversavam sobre como seria a beleza, mas só idealizando, sem de fato provar antes. O penteado e a maquiagem eram feitos apenas no dia do casamento. Por conta disso, perdíamos muito tempo com os ajustes”, conta Jeferson Ribeiro, hairstylist da Maison Jacques Janine, unidade Jardim América.

O profissional explica que, geralmente, o processo é feito junto com a última prova do vestido. Isso permite que a noiva tenha uma prévia e sinta um gostinho do que verá no Grande Dia.

Teste de maquiagem para noiva
Foto: Lauren Muckler Photography

 

Como se preparar para o momento

O primeiro passo para se dar bem no teste de cabelo e maquiagem para noiva é escolher um bom profissional. Vale a pena pesquisar muito sobre o trabalho dele ou até apostar em alguém que já é de sua confiança.

A noiva também precisa ter uma ideia do que quer e explicar isso à equipe de beleza. “É importante que ela sempre apresente referências. Por outro lado, ela também deve estar aberta às sugestões dos beauty artists”, comenta Jeferson.

“Somos experts no assunto e conseguimos harmonizar o perfil da cliente e do casamento com um visual escolhido. Nós ouvimos os direcionamentos e damos nossas orientações, levando em conta o tipo físico, o vestido e o casamento”, completa o especialista.

Sites como Pinterest e Instagram podem ser boas opções para buscar inspirações. Também vale a pena conferir listas, como as que mostram penteados para noivas incríveis ou o melhor tipo de maquiagem para usar no Grande Dia. Além disso, dá para pesquisar as principais tendências do momento e analisar os looks que fizeram sucesso entre as famosas.

Teste de maquiagem para noiva
Foto: Elizabeth Messina

 

Como são as provas de beleza?

Depois de tudo isso, é hora de começar a experimentar. Segundo Ana Dalva, gerente do departamento de noivas do Studio Tez, é possível realizar uma média de três a quatro penteados no dia do teste. “Podemos começar com um solto. Depois, ir para o semi preso e o preso. Este é o momento certo para colocar em prática o visagismo e escolher qual estilo fica mais harmônico”, revela.

Durante o teste de maquiagem para noiva e as sugestões para penteado, vale a pena tirar fotos e pedir opiniões para ver qual tipo faz mais sucesso. Além disso, a noiva deve analisar uma série de fatores, como o modelo do vestido, os acessórios e até o horário e a decoração do casamento. O ideal é tentar combinar tudo isso para criar um visual harmonioso e cheio de personalidade.

teste-de-maquiagem-e-cabelo-para-noiva
Foto: Equipe Cleber Massao

 

Quando fazer o teste de maquiagem para noiva e o penteado?

Outro fator importante é definir a data certa para o teste de maquiagem para noiva e para a prova de penteado. O ideal é agendar o procedimento para alguma data próxima do casamento. Pode ser sete, 10 ou, no máximo, 15 dias antes da cerimônia.

Jeferson recomenda que as noivas não fiquem ansiosas e acabem marcando a prova muito tempo antes do evento. “Grande parte das mulheres que fecham o visual com antecedência acaba querendo mudar até a cerimônia”, garante.

Teste de maquiagem para noiva
Foto: Judy Pak Studio

 

Valor de teste de maquiagem e do penteado

Muitas noivas se perguntam se o teste de maquiagem é cobrado. Tudo vai depender do pacote que elas fecharem e das condições oferecidas pelos profissionais contratados. Por isso, vale a pena ficar de olho em tudo e analisar o contrato com cuidado.

Normalmente, os salões incluem o teste nos pacotes de dia da noiva. Caso ela faça a prova e depois decida voltar para experimentar outros visuais, é preciso pagar à parte. “A noiva que não fecha pacote e quer apenas fazer cabelo e maquiagem deve pagar o valor dessa prova. Basicamente, é o preço do penteado e da maquiagem. Vai sempre variar de acordo com o salão”, conta Jeferson.

O teste de cabelo e maquiagem do Studio Tez, por exemplo, está incluso nos pacotes oferecidos pelo local. Quem quiser fazer um avulso ou até apostar em mais de uma prova antes do casamento precisa desembolsar de R$ 500 a R$ 700.

Teste de maquiagem para noiva
Foto: Jon CU

 

Veja mais inspirações de maquiagem para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários