festa de noivado

 

6 perguntas sobre a  festa de noivado

A festa de noivado pode não ser tão comum no Brasil, mas este tipo de celebração tem crescido e muito nos últimos tempos. E, por ser diferente da festa de casamento, algumas dúvidas costumam surgir na hora em que você decide por este tipo de evento. Conversamos com quatro especialistas, a assessora de casamentos Debora Macedo, da Imagine Só Assessoria, a Anna Carolina Esher, da Carola Esher Assessoria, e a Maíra Custódio e a Nani Bernardo, da Nani Bernardo Gastronomia, para criar uma super lista de 6 dicas incríveis para você organizar a sua festa de noivado! 

1 – Quando é o melhor momento para fazer a comemoração?

“Todas as fases do casamento, sejam elas antes ou depois do Grande Dia, merecem ser comemorados sempre”, diz Maíra Custódio. E não é diferente com a festa de noivado, que é também um momento de celebração. O ideal é fazer logo depois do pedido.

“Hoje em dia, a festa de noivado não é mais uma obrigação como antigamente. É legal a noiva pensar em um período de alguns meses depois do pedido para escolher a data”, diz Carol Esher.

Porém, nada de se desesperar, pois esse tipo de festa pede algo mais informal, pequeno e tende a não ser muito trabalhoso. “O pedido de casamento, às vezes, já aconteceu, então, a festa é aquele momento somente para oficializar perante a família e os amigos mais íntimos”, diz Debora Macedo, que também aponta o fato de ser uma oportunidade de famílias que moram longe se conhecerem. 

Como organizar o noivado local e quantos convidados
Foto; iStock

 

2 – Como pensar no tamanho, convidados e local da festa?

A primeira dica de todas é pensar em uma pequena lista de convidados, afinal, é uma celebração íntima, para os familiares mais chegados e alguns amigos.

“Se não houver impedimento financeiro e  a noiva optar por fazer uma festa maior, o primeiro passo realmente é fazer a lista de pessoas e, na sequência, definir o local e a data para essa festa”, explica Debora.

Atualmente, as festas de noivado costumam ser mais informais, com um brunch ou um coquetel pequeno para os convidados. “A festa de noivado não precisa ser uma prévia do casamento. Pode ser uma reserva em algum bistrô, um churrasco em casa,  com um serviço de buffet especializado, um piquenique, um jantar no jardim. São inúmeras as maneiras existentes para tornar o seu noivado mais que especial”, completa Carol.

3 – O que servir para os meus convidados?

Nani Bernardo e Maíra Custódio indicam um menu mais informal, se o evento for algo pequeno, para 20 ou 30 convidados. Se os noivos preferirem convidar mais de 50 pessoas, o ideal é planejar um jantar ou almoço mais elaborado.

“Eu acho muito legal um brunch ou um chá da tarde, que tendem a agradar mais pessoas e não tem um custo tão alto como um jantar ou almoço. Para um evento informal, sugiro um menu degustação, ou os famosos finger foods, um formato mais barato, com um panelinhas, uma ilha de comida”, afirma Maíra.

No brunch, ela sugere ter uma comida mais reforçada, para comer com cumbuquinha, por exemplo. “Sugiro um cardápio que combine com a estação do ano e com o gosto dos noivos. O menu degustação, que é o cardápio onde a entrada e os pratos quentes são servidos em mini cumbucas de porcelana, é o ideal na minha opinião para as festas de noivado”, diz Nani.

 

Como organizar o noivado canapé
Foto: iStock

 

4 – Eu preciso contratar fornecedores ou assessoria de casamentos para a festa de noivado?

Por ser um dia de festa e ter detalhes muitas vezes desconhecidos do universo do casal, as especialistas aconselham a chamar, sim, fornecedores e assessorias. “É um dia de festa e você e seus familiares estão ali para curtir o momento. Afinal ele é único! Se as mães ou algum outro familiar dos noivos têm dotes culinários e não se importam com o trabalho que dá organizar um banquete, pode ser uma opção também”, diz Debora.

Tem também os serviços de delivery feitos por alguns buffets, que oferecem o cardápio e algum serviço de apoio para a produção de festas pequenas. “Por isso, é bacana se organizar com uma certa antecedência. Os fornecedores não precisam ser especificamente do segmento casamento.

5 – Qual é o tipo de roupa mais aconselhável usar nessas ocasiões?

Liberdade para escolher o que vestir? Sim! Principalmente na festa de noivado, pois é um evento mais descontraído e não há um código de vestimenta específico.

“Não tem obrigação nenhuma de ser branco. Tem que ter o espírito da comemoração, do jeito que os noivos se acharem mais lindos e incríveis”, brinca Carol. “Eu indico um traje social – não de gala – é o mais indicado. Tudo dependerá do estilo de festa que você quer fazer”, revela Debora, que ressalta que o foco do casal, nos gastos, deve ser o casamento e não a festa de noivado. “Tentar fazer algo mais íntimo é uma boa dica para não estourar o orçamento. Deixe a grande comemoração para o casamento.”

Como organizar o noivado o que vestir
Foto: Katarina Fedora

 

6 – Quais são as últimas tendências para festas de noivados?

“Temos presenciado comemorações mais íntimas, com a cara dos noivos, e com menus personalizados por chefes. Tudo único e especial para essa data. Uma mesa com bolo e champagne nunca sai de moda e uma lembrancinha para os convidados que presenciaram a troca de alianças também é um detalhe que faz a diferença”, diz Debora, sobre as principais tendências. Se o pedido aconteceu durante uma viagem, a dica é trazer elementos decorativos, seja no menu, nas bebidas ou até nas lembrancinhas, que tenham relação com o destino escolhido pelos noivos.


Jogo rápido: Uma pequena divisão para te ajudar na hora de decidir o formato da sua festa de noivado: 

Noivas mais formais:

Almoço de noivado – o casal pode pensar em um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa. O evento também pode ter uma atração musical, como uma dupla de voz e violão, por exemplo.

Jantar empratado – Se for realizado em residência, o cardápio pode ter um coquetel volante e ser seguido de jantar empratado com sobremesa, no caso dos noivos optarem por um modelo de jantar de noivado mais formal.

Como organizar o noivado formal
Foto: iStock


Noivas mais informais:

Brunch – o brunch é para casais mais contemporâneos e pode ter tortas doces e salgadas, quitutes, sucos variados, chás, café, cervejas e opções de finger foods e mini porções servidas em bowls.

Jantar com serviço volante – Para casais mais despojados o serviço pode ser volante do começo ao fim, com finger food e mini-porções frias e quentes.


Noivas que querem um toque formal na festa:

Jantar com festa – Para os casais que curtem uma pista de dança e querem que a comemoração dure mais tempo, o modelo ideal de roteiro é contratar um DJ ou músicos para animar os convidados depois do jantar.

Como organizar o noivado simples em um brunch
Foto: iStock


Veja também:
5 lugares para uma festa de noivado em São Paulo

Festa de noivado | Ideias para a decoração


Tags da matéria

Comentários