Revista

Cerimonial de casamento | Como preparar o roteiro do Grande Dia

Para os noivos aproveitarem ao máximo, o roteiro do cerimonial de casamento precisa estar impecável; veja um passo a passo para se organizar

No Grande Dia, a última coisa que os noivos desejam é se estressar com imprevistos. Para que o casal fique tranquilo e relaxado durante a celebração, preparar um roteiro do evento é importante. Por isso, é preciso buscar uma assessoria para auxiliá-los com a organização e com quaisquer problemas do cerimonial de casamento

cerimonial de casamento

Foto: @kierstinjones

Cerimonial de casamento: passo a passo 

Durante a organização do protocolo de cerimonial de casamento, os noivos precisam estar sempre em contato com seus assessores. Assim, toda a celebração vai ter a cara do casal. 

Aqui, os noivos conferem um passo a passo para organizar a cerimônia de casamento, para que tudo fique perfeito no tão esperado dia.

cerimonial de casamento

Foto: @paigeholmgrenphotography

  1. Recepção dos convidados 

Antigamente, a recepção dos convidados era realizada pelos pais do casal ou até mesmo pelo noivo. Hoje, isso mudou. “Cerca de 40% dos casais não seguem mais a tradição. Assim, os únicos anfitriões são os próprios noivos”, explica Val Lima, assessora e cerimonialista do HV7 Cerimonial. “Mas agora isso faz parte do papel da assessoria. Quem recebe os convidados é a equipe do cerimonial de casamento.”

Se a cerimônia não for na igreja, os noivos podem inovar na recepção. “O casal pode oferecer uma estação de welcome drinks. Já nas festas feitas com pé na areia, uma estação de mate ou água de coco são ótimas ideias. Em celebrações na área externa, leques são super úteis em dias quentes”, diz Julia Pessoa, diretora e cerimonialista da Oh Happy Day.

cerimonial de casamento

Foto: @bhldn

  1. Cortejo da cerimônia religiosa 

O cortejo pode ser realizado de diversas maneiras, de acordo com o estilo e local do evento. O casal deve conversar com os assessores para combinar qual a ordem das entradas e treiná-las antes do Grande Dia para que tudo dê certo. 

Para os noivos que preferem seguir as tradições, a ordem do cortejo mais usada é a seguinte:

– Mãe da noiva junto ao pai do noivo; 

– Padrinhos e madrinhas; 

– Noivo e sua mãe; 

– Damas e pajens; 

– Noiva e seu pai.

cerimonial de casamento

Foto: @autumnnicole_

  1. Posicionamento no altar 

Antes de organizar o posicionamento no altar, é preciso verificar se no espaço disponível caberão todas as pessoas. Caso o local seja pequeno, é possível acomodar “os pais mais perto do altar. Sendo os da noiva do lado esquerdo e do noivo do lado direito. Padrinhos e crianças se sentam logo atrás, seguindo a mesma lógica”, ressalta Julia.

Se o ambiente for maior, todos podem ficar em cima do altar. Os pais se posicionam mais próximos aos noivos, enquanto os padrinhos ficam alocados na lateral. Uma ideia interessante é organizar o espaço para que todos fiquem sentados durante a cerimônia. “Todos ficam mais confortáveis e à vontade, sem a necessidade de ficar de pé e manter aquela postura de quase infantaria exigida antigamente”, aponta Val.

cerimonial de casamento

Foto: @katiegriffphoto

  1. Cerimônia de Casamento 

Após o cortejo, o padre ou celebrante começa o sermão, em que ele pode personalizar os dizeres e falar um pouco sobre o casal.

“Depois, os noivos realizam os votos e, em seguida, entram as alianças que são trocadas entre o casal. Por fim, é realizada a assinatura dos papéis e a bênção”, conta Julia.

cerimonial de casamento

Foto: @peytonrbyford

  1. Saída da cerimônia

Após o tão esperado sim, está na hora de deixar a cerimônia religiosa e se dirigir à festa. A saída também pode ser feita de modos diferentes. A mais tradicional é a que os noivos vão à frente para receberem cumprimentos na porta da igreja, seguidos pelos pajens, os pais e padrinhos. 

cerimonial de casamento

Foto: @dawn_photo

Roteiro do cerimonial de casamento: festa 

Igual ao protocolo de cerimonial de casamento religioso, o roteiro da festa deve ser escolhido de acordo com o gosto dos noivos. Enquanto os recém-casados não chegam ao salão, uma ideia é oferecer um coquetel com música de ambientação. Durante esse tempo, os noivos fazem algumas fotos, comem numa sala reservada e a noiva faz o retoque do cabelo e da maquiagem. 

cerimonial de casamento

Foto: M & J Photography

  • Entrada dos noivos e primeira dança 

Assim que terminarem os compromissos, é realizada a entrada do casal no salão. Neste momento, a criatividade rola solta. Alguns casais podem preferir entrar andando, mas outros podem optar por animar a chegada. “Tudo vai de acordo com o perfil e costumes individuais. Já ajudamos noivos a entrarem de tirolesa, motocicleta e até cavalo”, diz Val.

Após a entrada, o casal agradece a presença dos convidados com o discurso e o brinde. Depois, são realizadas as fotos com a família e os padrinhos. Até que chega a um dos pontos altos da festa: a primeira dança dos noivos e a abertura da pista. 

Uma ideia para inovar na valsa é envolver padrinhos e madrinhas. “Os noivos começam dançando uma música sozinhos e, em algum momento, os amigos se unem à coreografia. É importante ensaiar antes e manter o segredo para surpreender os convidados”, revela Julia.

cerimonial de casamento

Foto: @ashley_taylorphotography

  • Hora do jantar 

“Se o jantar é em buffet, ele começa a ser servido logo depois da liberação da pista. Faltando cerca de 1h30min para o fim da festa, são servidos o bolo e o café”, complementa a especialista. Enquanto a refeição chega às mesas, os noivos podem aproveitar para passar e cumprimentar os convidados pessoalmente.

cerimonial de casamento

Foto: @katiegriffphoto

  • Jogar o buquê 

“Antigamente o buquê era jogado para informar que os noivos iriam se retirar. Entretanto, as noivas têm inovado cada vez mais”, diz Val. A tradição pode ser realizada para abrir a pista de dança ou durante a noite. 

Algumas variações do ato são amarrar fitas no buquê e a noiva corta uma por uma, até que só sobra uma solteira. É possível também colocar as flores numa caixa e entregar uma chave para cada convidada tentar a sua sorte ou até mesmo entregar para a melhor amiga.

cerimonial de casamento

Foto: @graemewilsonphotography

Preço da assessoria

Os noivos podem optar por ter uma assessoria só durante o dia ou para acompanhar todo o processo. Para os que preferem ter um profissional para cuidar apenas do cerimonial de casamento, o preço é de aproximadamente R$ 4.000. Já os casais que optarem por ter uma ajuda durante toda a trajetória, o orçamento sai a partir de R$ 6.000.

cerimonial de casamento

Foto: @peytonrbyford

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019