Natalia Silveira, 31, e Tiago Machado, 37, tiveram a ideia de fazer uma dança dos noivos mais elaborada, para o casamento, ao ver as recepções de outros casais de amigos. Aos poucos, a ideia tomou forma e foi ganhando corpo, claro, sempre em direção ao que significa para os dois. É desta forma, com calma, que Natalia, que se casou em 2009, acredita ser a melhor maneira para se decidir sobre uma apresentação mais elaborada na hora da primeira dança dos noivos.

“Nós havíamos ido a alguns casamentos de amigos e vimos algumas danças que achamos legais e que nos marcou muito. Gostaríamos de ter esse momento marcante também, então, começamos a pensar em algo parecido, porém, com a nossa cara. É legal fazer essa escolha em conjunto e procurar um ritmo que tenha ligação com o casal”, relembra Natalia.

dança dos noivos
Foto: TIm Tab Studios

Veja também:  6 passos para não errar na dança de casamento

Procurando um professor de dança

A assessora Ale Loureiro também acredita nesse processo, especialmente se os noivos não souberem dançar tão bem assim.

“É muito importante se ater a esse detalhe, pois o casal precisa levar em conta a parte de contratar um professor para criar a coreografia do gosto deles. Sem contar o investimento financeiro e de tempo deles, que pode fazer muita diferença no planejamento”, explica a profissional.

dança dos noivos
Foto: Mirelle Carmichael Photography

Ao se decidir pela dança dos noivos elaborada, o mais indicado é começar a procurar por um professor de dança. “Primeiro de tudo é preciso saber se ele tem experiência no ritmo que eles querem dançar. Acho que, como tudo no casamento, tem que ter empatia. Pense que será alguém que ficará com vocês num momento muito íntimo, em que você tem que se destravar e tirar toda a vergonha. Ainda mais se for um casal que não sabe dançar.” Casamento tem que ter a cara dos noivos e isso também funciona com a dança!

A sorte de Natalia foi que ela e o marido tinham um amigo próximo que era professor de dança nas horas vagas. “ Ele gostava muito de dançar e um dia comentamos sobre a ideia da dança no nosso casamento e perguntamos se ele gostaria de nos ajudar com algumas aulas. Ele se animou com a ideia e, quando percebemos, já havíamos montado uma coreografia super elaborada para nós dançarmos. Foi surreal”, conta ela, que se casou em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Veja também: Música para casamento | 30 músicas para dançar com a mãe

Côreo linda, mas e o tamanho da pista de dança?

É lindo ir a um casamento que tem uma dança dos noivos muito bem coreografada, todo mundo gosta de ver. No entanto, alguns fatores precisam ser levados em conta, como:

– Espaço da pista de dança;
– Quantidade de músicas;
– Vestimentas.

dança dos noivos
Foto: Nyquest Entertainment

“Tem que pensar no espaço existente na pista, pois isso pode influenciar, por exemplo, na escolha do salão. Além disso, se vai conseguir elaborar tudo o que criou na hora, se o casal é ansioso, nervoso… Outra coisa é o vestido, que pode atrapalhar ao executar os movimentos”, enfatiza Ale Loureiro, que se atenta também para a quantidade de músicas. “Se for daquelas bem coreografadas, eu gosto de uma música só. Assim, não cansa os convidados, pois as pessoas acabam dispersando se durar muito tempo.”

Veja também: 45 músicas que as celebridades escolheram para a primeira

Vestido certo, momento inesquecível!

O modelo do vestido de noiva pode afetar e muito os movimentos na hora de dançar ao lado do noivo.  Natalia não chegou a ter esse problema, por conta da saia menos rodada que tinha escolhido, mas dá a dica de escolher esses detalhes fashion com muita cautela.

“Não mudei nada no meu vestido, mas eu fiquei muito apreensiva durante todo o processo, porque achava que não conseguiria dançar com o vestido. No final, deu tudo certo, mas acho que isso tem que ser levado em consideração, sim! O modelo do meu vestido não era muito rodado, então, não tive problemas. Acho que vale a pena mostrar o vestido para o profissional que estiver ajudando com a coreografia, para garantir que não haverá nenhum problema”, reforça Natalia.

dança dos noivos
Foto: Steve Cowell Photography

Veja também:  Noivo paraplégico surpreende noiva na primeira dança

Ensaio, ensaio e mais ensaio!

Qual é o tempo ideal para começar a ensaiar a coreografia para a dança dos noivos? O quanto antes melhor, afinal, você e seu parceiro precisam estar seguros da dança e estar confiantes um no outro durante esse momento tão importante do casamento. Para Natalia, por exemplo, os ensaios começaram, aproximadamente, cerca de 6 meses antes, toda a semana.

dança dos noivos
Foto: Mariel Hannah Photography

“Nós ensaiamos na garagem da casa dos meus pais, na parte da noite. Às vezes, era um pouco cansativo, mas, como estávamos entre amigos, o clima era bem agradável. Não foi fácil pegar a coreografia, ainda mais porque não sabíamos dançar muito bem, mas praticando bastante, conseguimos aprender todos os passos e a coreografia também. Além dos ensaios com o professor, também tentávamos ensaiar aos finais de semana sozinhos, sempre que possível”, diz a administradora, que escolheu uma versão bolero da música que fazia sentido para o casal.

“Com certeza valeu a pena criar uma coreografia mais elaborada para o nosso casamento! A dança dos noivos ficou muito legal, a música tinha um significado para nós dois e todos os nossos convidados gostaram bastante do resultado. É uma lembrança que fica na memória, uma história a ser contada para nossos filhos. Eu recomendo!”

Dica extra: De olho na maquiagem!

dança dos noivos
Foto: Jennifer Moher Photography

A maquiadora Marci Freittas, que já maquiou nomes como a cantora Luisa Sonza e a atriz Paloma Bernardi, e também foi a responsável pela maquiagem do casamento civil da atriz Camila Queiroz com Klebber Toledo, alerta para os produtos usados na pele da noiva no momento da dança dos noivos.

“Quando a noiva sua e a pele não está bem preparada, a maquiagem derrete mesmo! O ideal é procurar um profissional ou fazer a beleza com produtos de longa duração, com textura matte e que sejam mais secos. Geralmente, para as ocasiões que tendem a ter muito suor, como uma dança,  eu selo a maquiagem, pois todo produto cremoso selado com um produto em pó faz com que a maquiagem dure mais ! Eu uso rímel a prova d’água também, para evitar qualquer borrão depois da dança”, brinca a beauty artist.

Veja mais fotos inspiradoras no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários