Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Tendências para as músicas de casamento em 2024

Artistas especializados em cerimônias de casamento contam quais canções têm tudo para entrar no repertório neste ano

A memória afetiva do casal pode ser traduzida pela série de músicas escolhidas para a cerimônia de casamento, seja em relação à trilha sonora executada durante a entrada da noiva ou então no decorrer da festa após a troca de alianças.

Para saber mais sobre a escolha do repertório e as opções em alta para 2024, o iCasei buscou a opinião de profissionais que se dedicam a esta tarefa: a de eternizar momentos por meio de canções.

Veja também: Músicas para casamento: as melhores músicas para celebrar o seu amor

Foto: Lorenza Pozza

Foto: Lorenza Pozza

Estilos mais solicitados

“A personalização do repertório sempre é algo que eu considero em alta”, diz a cantora e compositora Lorenza Pozza, especializada em cerimônias de casamento.

Ela conta que os casais têm se empenhado mais nas escolhas, montando o “setlist” com canções que marcam o dia a dia dos dois e também com obras que foram importantes durante o relacionamento. “Então vemos muitas músicas sertanejas, pagodes e outras canções mais populares adaptadas para este momento”, conta.

“Ao mesmo tempo, eu tenho sentido uma volta muito grande de músicas dos anos 1990/2000. Este ano tivemos muitos pedidos de músicas italianas, canções de Shania Twain, Celine Dion, Andrea Bocelli… Tenho percebido uma volta do clássico e de sonoridades mais intensas na cerimônia, com os noivos pedindo mais instrumentos para a formação instrumental e canções mais dramáticas e antigas.”

Veja também:c50 lindas músicas para a entrada da noiva

Foto: Lorenza Pozza

Foto: Lorenza Pozza

Redes sociais influenciam “setlist” personalizado

Na opinião de Lorenza, cantora curitibana que atualmente mora em São Paulo, a profusão de tantos conteúdos e ideias em redes sociais como TikTok e Instagram acaba fazendo com que os noivos se sintam mais à vontade para colocar em prática um repertório bem personalizado, com músicas que façam muito sentido para eles. “Os conteúdos compartilhados com as canções estrangeiras e as traduções das músicas também têm feito os casais escolherem muitas músicas pelo significado das letras”, explica.

A artista enfatiza a importância desse envolvimento na definição do “setlist”, já que, com isso, serão criadas lembranças inesquecíveis a partir das melodias. “Sempre que escutarem a música, voltarão àquele momento mágico.”

Veja também: 50 músicas evangélicas para a cerimônia do casamento

Foto: Lorenza Pozza

Foto: Lorenza Pozza

Definição do repertório

“Com relação à escolha do repertório para a cerimônia, eu gosto muito de fazer da seguinte forma: primeiro, entender quais momentos terão música na cerimônia, ou seja, entender quais serão as entradas, cortejos, momentos que o celebrante vai dar espaço para música, se tem ou não assinaturas, cumprimentos”, explica Lorenza. “A partir deste roteiro, eu gosto de pedir para os noivos criarem uma playlist e salvarem, nela, as músicas que mais gostam ou que fazem parte do seu dia a dia.”

Depois disso, durante reunião, eles encaixam as melhores músicas para cada momento. “Acho muito importante os noivos sempre se atentarem às expectativas com relação aos arranjos e às sonoridades: para uma apresentação na cerimônia com voz e violão, por exemplo, os arranjos precisarão ser adaptados a este formato. É importante que os noivos tenham consciência disso e sejam orientados pelos profissionais para que eles não se frustrem caso queiram as músicas ‘parecidas com a original’.”

Veja também: Música para saída dos noivos: como escolher a canção perfeita?

Foto: Banda First Class

Foto: Banda First Class

Músicas para a festa de casamento

Especializada em shows para casamentos, a banda First Class tem o objetivo de colocar recém-casados e convidados para cantar e dançar durante a celebração pós-cerimônia. “A prioridade é que a festa tenha a cara do casal”, diz Ricardo Fonseca, diretor musical do grupo. “Então, existe uma consultoria apresentando o que funciona e entendendo o que é importante para eles. Depois, unimos a nossa experiência, o nosso repertório e os pedidos, para fazer uma festa animada e com a cara dos noivos.”

De acordo com Ricardo, os estilos em alta, atualmente, são o sertanejo, o piseiro e o funk, e como tendências para 2024 temos o TikTok. “O que bomba no app, bomba na pista, como ‘Zona de Perigo’, do Leo Santana, ‘Lovezinho’, da Treyce, e o próprio ‘Acorda, Pedrinho’.”

Veja também: Rádio iCasei: adicione suas músicas favoritas no site de casamento

Foto: Banda First Class

Foto: Banda First Class

A First Class possui duas formações, com seis cantores, guitarra, contrabaixo, teclado, bateria, saxofone, trompete, trombone, sanfona e percussão. “A importância da banda não é só na música, e sim na interação, criando momentos que vão ser lembrados para sempre, como a participação dos noivos no palco ou na pista, a interação com convidados ou mesmo a participação especial de alguém querido”, diz o diretor musical. “Essa é o que acredito ser a importância da banda, que vai muito além da playlist, e, sim, a de criar uma lembrança inesquecível no dia mais importante na vida de alguém.”

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Fabiana Seragusa

É jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e trabalhou por 10 anos no jornal Folha de S.Paulo, na área cultural, onde ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo. Escrever sempre foi uma paixão, e falar sobre temas que mexem com a emoção das pessoas é uma alegria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024