A música consegue expressar sentimentos que palavras, muitas vezes, não conseguem. Esse é um dos motivos que tornam o uso de música para os votos de casamento cada vez mais comum entre os noivos.

Confira dicas e sugestões de melodias para deixar esse momento especial do Grande Dia ainda mais emocionante.

Veja mais:  Músicas para casamento 2018: seleções incríveis para o Grande Dia

Música para os votos: como usar?

Quase todo mundo concorda que a troca de votos entre os noivos voto é um dos momentos mais emocionantes de uma cerimônia de casamento. Esse é à ocasião reservada para os noivos abrirem o coração e compartilhar com todos a felicidade que estão sentindo.

votos de casamento
Foto: Jose Villa Photography

 

Veja também: 50 lindas músicas para a entrada da noiva

Para a cantora Tatiana Chammas, o papel da música para os votos de casamento é o de trazer à tona ainda mais sentimentos. “

Por isso recomendo que seja escolhida aquela melodia especial que os dois amam, ou até que seja feita uma surpresa de um para o outro com essa escolha. Imagine aquela música romântica que a noiva tanto adora e que o noivo torce o nariz sempre que escuta (ou vice-versa): este é um lindo momento para surpreender e, secretamente, pedir para que ela seja tocada enquanto ele ou ela faz uma declaração ao amor de sua vida. Lindo, não?”, comenta Tatiana.

Músicas cantadas ou instrumentais?

A escolha da música para os votos de casamento pode gerar dúvidas entre os noivos, o que é muito comum. A primeira delas é entre a escolha de uma canção cantada ou apenas instrumental. De acordo com a cantora Lorenza Pozza à segunda opção deve ser sempre levada em consideração para não atrapalhar ou esconder as palavras ditas pelos noivos.

Música para os votos
Foto: @lorenzapozza

 

Veja também: Só nacionais! Inspire-se com 30 músicas românticas para casamento

“Normalmente na hora dos votos de casamento a gente faz uso de música instrumental para não conflitar com a fala dos noivos. A gente sempre orienta ter uma música de fundo nesse momento, pois ele  fica ainda mais emocionante e a música ajuda os noivos a entrarem no clima. Acho importante utilizar uma música que os façam lembrar de algum momento bom que tiveram juntos ou uma melodia especial de fundo”, recomenda Lorenza.

Como escolher música para os votos de casamento?

Um bom começo para a escolha da música perfeita é pensar em opções que tenham alguma relação com a história do casal.  

Assim como a escolha das demais músicas da cerimônia, entendo que esta também possa ser escolhida de comum acordo, uma música que tenha significado para o casal, que tenha marcado algum momento especial, ou seja um presente de um para o outro, uma surpresa. (Eu particularmente adoro preparar surpresas junto com os noivos!). Apesar de não ser cantada, como servirá de fundo para palavras carregadas de emoção, marcará para sempre a história do casal”, comenta Tatiana Chammas.

votos de casamento
Foto: Hello Blue Photo / Style Me Pretty

 

Veja também: 30 sugestões de músicas para a entrada dos padrinhos de casamento

Na dúvida, dê preferência a opções românticas. “Sempre acho bacana a música ter a ver com os casais. Se o casal não possui uma música-tema, escolha uma música romântica. Hoje uma música que está em alta e que acho linda para esse momento é a Perfect, do Ed Sheeran. Ela tem uma melodia bonita que a gente pode fazer de fundo de votos. Essa é uma dica especial!”

Cuidados ao usar música para os votos

Segundo Lorenza, a música escolhida deve ser conhecida para conseguir emocionar ainda mais os convidados e os noivos. “A minha dica é escolher uma música instrumental com uma melodia conhecida, pois todos serão tocados por ela. Digamos que você escolher uma melodia pouco conhecida: o momento ainda tem força, mas terá mais com uma melodia conhecida”, recomenda.

votos de casamento
Foto: Ryan Ray

 

Veja também: TOP 30 músicas par ao vídeo de casamento

Um ponto técnico que deve ser observado com a equipe de captação de vídeo da festa é se a música para votos de casamento irá atrapalhar o vídeo. Segundo Lorenza é importante ter certeza de que a equipe ficará atenta à esse detalhe para não ter problema na captação e edição dessa parte tão marcante da cerimônia.

Quer usar uma música mais animada? A dica de Lorenza é deixá-la com um ritmo mais lento. “Mesmo se for uma música animadinha é bom usá-la em uma versão lenta. Tem uma que adoro, a All My Loving, dos Beatles. A gente faz uma versão só no violino, no violão, bem delicadinha e fica uma gracinha para ser tocada no fundo de votos. My Girl também é uma música que adoro, assim como as músicas da dupla AnaVitória, como Singular,  que é leve, delicada e fica muito especial no violão”, observa Lorenza.

As músicas mais pedidas

“E para os noivos que já incluíram as músicas especiais em outros momentos da cerimônia e estão sem ideias? Além das sugestões que entrego a eles, os músicos podem criar temas musicais de fundo super especiais e que combinam inclusive com o estilo do repertório já escolhido. Não é demais?”, comenta Tatiana.

votos de casamento
Foto: Greg Finck Photography

 

As cantoras Lorenza Pozza e Tatiana Chammas indicam algumas músicas como as mais pedidas pelos noivos para os votos de casamento:

All Of Me – John Legend (veja a tradução)

Can’t Help Falling in Love – Elvis Presley (veja a tradução)

Photograph – Ed Sheeran (veja a tradução)

Perfect – Ed Sheeran (veja a tradução)

Close to You – Carpenters (veja a tradução)

Só tinha de ser com você – Tom Jobim (veja a letra da música)

Eu sei que vou te amar – Vinícius de Moraes (veja a letra da música)

Pela luz dos olhos seus – Tom Jobim (veja a letra da música)

Eu preciso dizer que te amo – Cazuza (veja a letra da música)

Frisson – Tunai (veja a letra da música)

How long will I love you – Ellie Goulding (veja a tradução)

I Got You – Jack Johnson (veja a tradução)

Let’s Stay Together – Al Green (veja a tradução)

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
</>

Tags da matéria

Comentários