Revista

Máscara facial para noivas | Saiba como escolher a melhor para sua pele

Conheça um pouco mais sobre esse universo das máscaras faciais, que ajudam a deixar a sua pele linda para o seu casamento.

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Tratamentos a laser para tirar manchas: indicações e cuidados antes do casamento

A onda de cuidados e skincare asiática, com as coreanas e japonesas dominando a cena, é um grande indício de que, cada vez mais, as mulheres estão entendendo mais sobre suas peles e, assim, também cuidando do maior órgão do ser humano, utilizando a máscara facial.

“Antigamente, a gente entendia a máscara facial como uma receita de bolo, que misturávamos ingredientes naturais ensinados pelas avós, mãe, primas. Não existia uma prescrição médica e nem estudos tão avançados no ramo. Hoje, as minhas próprias pacientes me pedem uma indicação de máscara facial para cada ocasião”, reflete a dermatologista Luciana Garbelini, especialista em cosmiatria e estética.

 

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Veja Mais – 5 atividades para a noiva relaxar: respira e vai!

Uma pele hidratada pode fazer toda a diferença no rosto que vai receber a maquiagem. E vai além disso, como explica Paulo Fernando, fisioterapeuta dermato funcional, do salão Pelle & Capelli Jardim América. “A importância da hidratação da pele é que ela vai manter o controle da oleosidade, o aspecto saudável, e também vai prevenir o envelhecimento precoce e evitar irritações inflamações na região.”

Toda pele deve ser hidratada diariamente independente se é seca, mista ou oleosa. O que vai mudar é o tipo de hidratante, ou máscara facial que você deve utilizar. “O rosto que não recebe a hidratação adequada pode sofrer bem mais com fatores externos, pode ocasionar o envelhecimento precoce, além da pele ficar mais suscetível a doenças”, completa ele. 

Veja também: Em forma em 2019! Confira as dietas e exercícios que estão em alta

Por que uma máscara facial e não o meu hidratante do dia a dia?

Nas duas maneiras, sejam as máscaras ou hidratantes diários, existem objetivos muito parecidos.

No entanto, a máscara facial possui fórmulas concentradas de ativos, que ajudam muito na recuperação da vitalidade do rosto, sem contar que elas podem possuir benefícios específicos, como trazer mais luminosidade para a pele, ingredientes secativos para peles oleosas, ação anti-idade, detox e por aí vai!

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Medicina integrativa para noivas: alívio do estresse e da ansiedade

Por isso, sempre é bom alertar para as consultas periódicas a sua dermatologista para saber mais sobre as opções existentes no mercado que melhor funcionam para você!

Segundo Amanda Almeida, esteticista da clínica Karina Gilio, outro benefício de se optar pelas máscaras faciais é que elas são mais higiênica, não acumulam bactérias, resíduos, sujeiras de poluição e, por serem tão práticas, podem ser usadas em casa, no trabalho (horário do almoço) ou durante um voo. “Elas são um complemento para tratar e cuidar da pele e não há contraindicação”, diz a esteticista.

Veja também:  Treinos para manter a forma antes e depois do casamento

Como escolher os ativos ideias das máscaras para o meu rosto?

Todos os especialistas alertam para o entendimento das condições e estruturas da sua pele. Quanto maior os conhecimentos, melhores são as escolhas em relação ao seu tratamento, e da máscara facial que será usada. Além disso, é ideal ler bastante a embalagem de cada produto, pois nelas vêm indicado o uso, qual tipo de pele e o tempo.

Veja também:  Benefícios dos chás para as noivas: como escolher segundo o seu objetivo

“São muitos estudos por trás de cada versão, então, se diz que é para iluminar, não adianta você aplicar a máscara para fazer um detox, por exemplo. O mesmo acontece para a quantidade de tempo de ação: se são 2o minutos, muitas pesquisas e testes foram feitos para chegar nesse número”, sentencia Luciana.

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Dicas para adotar a dieta low carb antes do casamento

Para quem procura uma alternativa para a área dos olhos, a dermatologista indica as opções para a área de hidrogel, que ajudam a hidratar bastante.

“Eu, geralmente, indico as máscaras para a região dos olhos para as peles mais maduras, com rugas profundas ao redor dos olhos, ou para as pessoas que querem um efeito instantâneo de hidratação. Um dica legal é colocá-las na geladeira algumas horas antes, pois a temperatura mais fria provoca vasoconstrição, consequentemente, diminui o inchaço”, conta ela. Procure por ativos com cafeína e chá verde, para melhorar a circulação.

Veja Mais – Check up da saúde: a importância dos exames antes do casamento

Testar no dia do meu casamento é a melhor alternativa? 

Não, com certeza não! Testar uma máscara facial no Grande Dia pode se transformar em um pesadelo. Luciana alerta para que, no mínimo, 15 dia antes é o período ideal para testar algo no rosto antes do casamento.

“Jamais! Caso a pessoa teste algo no rosto e tenha alguma reação alérgica, 15 dias é o tempo mínimo que a gente tem para tratar e recuperar a saúde do rosto e reverter a alergia”, explica ela.

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Você só vai utilizar a máscara facial que você tem certeza de que funciona mesmo para a finalidade que você quer. “Isso também vale para qualquer tratamento um pouco mais invasivo, como um laser ou peeling. Sempre falo para as minhas pacientes que vão casar: no mínimo, um mês antes para qualquer teste”.

O que fazer para potencializar os efeitos da máscara facial?

Esfoliação leve, para quebrar a camada superficial da pele, para desobstruir os poros e facilitar a absorção e a ação das máscaras é um bom caminho.

Além disso, existem escovas de limpeza que auxiliam no processo e outras tecnologias com vibração, como a T-Sonic™, da Foreo, que emite 8 mil pulsações por minuto, em micro movimentos, que limpam com profundidade a pele.

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Você também pode fazer as máscaras faciais após o banho, por conta do poros mais dilatados. Aliás, esse assunto, os poros, são sempre uma questão importante para as noivas! Eles nada mais são do que o orifício de saída da secreção produzida pelas glândulas sebáceas necessárias para lubrificar a pele.

“Quando ocorre uma produção excessiva de sebo, há uma necessidade de drenar essa secreção, promovendo assim a dilatação dos poros, que se tornam mais evidentes”, ensina a dermatologista Giovanna Zalla.

Essa produção excessiva ocorre com frequência nas peles mais oleosas, que devem ser tratadas com produtos adequados a esse tipo e, em alguns casos, pode ser necessário até o uso medicações orais.

“Mas também ocorrem quando usamos somente produtos que ‘retiram’ a oleosidade da pele e esquecemos da hidratação. Nesses casos a pele tem um efeito rebote, aumentando a produção de sebo para se defender do ressecamento excessivo. Daí a importância de uma rotina de cuidados equilibrada e de realizar hidratação na face”, finaliza Giovanna.

máscara facial

Foto: Shutterstock

 

Ativos das máscaras faciais… Qual escolher?

Herbeth Sobral Marques de Almeida, dermatologista da clínica Mais Excelência Médica, fez uma lista incrível de ativos e seus benefícios, para ajudar na hora de procurar nas embalagens das máscaras faciais. Confira!

Antioxidantes

Vitamina C – Ácido ascórbico – Antioxidante mais abundante no organismo, também exerce função fotoprotetora.

Vitamina E (Tocoferol)- Vitamina lipossolúvel com ação antioxidante. Encontrada no gérmen de trigo, ovos e óleos. 

Hidratação

Glucosamina – Ajuda na hidratação da pele por promover aumento na retenção da água. 

Vitamina B3 – Ajuda na hidratação da pele por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele

Esqualeno – Potente ação emoliente, reduzindo a perda de água e aumentando a elasticidade da pele

máscara facial

Foto: Shutterstock

Estimular a produção do colágeno

Palmitoil- Potente estimulador da síntese de colágeno (principalmente do tipo IV), favorecendo a melhora da elasticidade da pele.

Ácido lático – Bioestimulador com ação de absorção gradual estimulando a produção endógena de colágeno (neocolagênese).

Ativos para rejuvenescimento

Ácido hialurônico – Molécula de açúcar que atrai água preenchendo o espaço entre as células e mantendo-as hidratadas e firmes, evitando as rugas. 

Tretinoína – Retinóide derivado da vitamina A que atua no tratamento das linhas de expressão e aspereza da pele, regulando o crescimento e a diferenciação de células epiteliais.

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de quatro anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente com a missão de ajudar as mulheres a se conhecerem melhor e a dialogarem com todas as questões que estão ao seu redor. 'O amor que você faz é o amor que você recebe' é o maior lema de sua vida e espera espalhá-lo para todos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019