Assim como nos outros períodos, as bodas de 15 anos de casamento marcam a trajetória do casal desde o enlace oficial até a presente data. É um período que proporciona reflexão das conquistas a dois e, como marido e mulher, o que eles almejam para o futuro.

Crédito: iStock

 

Veja mais: Bodas de casamento | Saiba o significado de cada ano e mês

Significado dos 15 anos de casamento

O cristal é o metal que representa os 15 anos de aniversário de casamento. “Para que um casal atinja o período de 15 anos juntos é necessário uma relação fundamentada por sentimentos nobres, com muita cumplicidade e transparência”, afirma Loretha Rocha, idealizadora de casamentos.

Sobre a simbologia, a psicóloga Marina Simas de Lima do Instituto do Casal afirma que o cristal simboliza a ponte sobre o relacionamento a dois. “O cristal é algo valorizado e que enfeita o ambiente. A transparência e brilho são suas características principais. Entretanto, quando cai e quebra não há como reparar”.

Para a especialista, as bodas de cristal marcam o término da fase em que tudo é novidade. Por outro lado, Marina recomenda refletir sobre a história que o casal construiu juntos e pensar no forte vínculo construído durante os 15 anos de casamento.

“Recomendo também admirar um ao outro, ter um bom diálogo e tempo para os dois. Quando tudo isso acontece, favorece um balanço positivo dos 15 anos conjunto e dá fôlego e motivação para continuar juntos pelo caminho”, afirma Marina.

Crédito: iStock

 

5 dicas de presentes para o casal

Como o cristal é o metal que representa os 15 anos de casamento, é bacana presentear o parceiro com itens que lembrem o material e o significado atrelado a ele. A seguir, separamos dicas de presente para bodas de casamento que vão evidenciar o símbolo e a história dos dois.

Para elas

1. Pingente

Seja em pulseira ou colar, é possível que os maridos presenteiem a esposa com um pingente em cristal. Aí, o céu é o limite para a criatividade. Pode ser a representação de uma viagem que marcou a história dos 15 anos de casamento ou algo que lembre a família.

2. Anel

Que tal adicionar um solitário junto à aliança, com pedra em cristal? Pode ser uma opção inclusive mais em conta do que outros metais, como diamante. Antes de comprar, procure saber o gosto da esposa quanto a espessura do anel e algum outro detalhe que talvez ela goste na peça.

3. Taças para brindes especiais

Uma saída para jantar ou viagem incrível para comemorar as bodas de casamento pode ser acompanhada de um par de taças em cristal. As peças podem ser separadas apenas para ocasiões especiais e ainda é possível gravar alguma mensagem que significado.

4. Canetas

A marca Swarovski é conhecida pelas suas joias em cristal. As canetas feitas pela marca também chamam a atenção de quem adora papelaria. Elas podem ter detalhes banhados a ouro branco, amarelo ou prata e conter cristais no corpo na peça.

5. Pulseira

Para as mulheres que não dispensam um acessório, uma boa opção é presentear a amada com uma pulseira de cristais. O material pode estar presente nela como um todo, como também em apenas um detalhe. 

15-anos-de-casamento
Crédito: Reprodução Pinterest

 

Para eles

1. Porta-retrato

Seja para deixar em casa ou para por na mesa do trabalho, uma opção de presente para eles é escolher uma foto especial e colocar em um porta-retrato com detalhes em cristal. Ao olhar para a imagem, vai ser possível voltar para a data e lembrança do dia.

2. Canetas

A marca Swarovski também possui modelos que agradam aos homens. Dessa forma, a dica vale para eles também.

3. Copos especiais

Amantes de cerveja, vinho ou uísque podem gostar de ter um copo especial para apreciar a bebida preferida. Escolher uma peça em cristal pode ser uma opção de agradar e ainda representar os 15 anos de casamento.

4. Cinzeiro

A peça pode ter diferentes tamanhos e virar uma queridinha para eles. Geralmente, os modelos são transparentes e podem ter gravuras em relevo. Entre formatos redondos e quadrados, procure descobrir o que mais agrada o companheiro.

5. Relógio

Quem ama relógio costuma, inclusive, fazer coleção das peças. Entre cores, modelos e marcas diferentes, uma boa opção de presente é escolher um que tenha o tampo de cristal. É um detalhe singelo, mas que pode marcar a memória da data.

15-anos-de-casamento
Crédito: Divulgação Swarovski

 

Dicas para comemorar

Seja com uma festa ou viagem a dois, o gosto e as escolhas pessoais vão indicar a melhor forma do casal comemorar os 15 anos de casamento. Essas são algumas das recomendações de Marina para marcar a data.

“Acompanhei uma amiga há pouco que foi receber a bênção do Papa em Roma, na Itália, porque ela é muito católica. Para o casal, isso agrega valor e traz significado. Outros companheiros vão comemorar fazendo uma viagem para um lugar especial para ambos”, afirma a psicóloga.

Ela acrescenta que a escolha para comemorar os 15 anos de casamento também vai depender de quais são os valores, interesses e sonhos de cada casal. Planejamento em conjunto para viver momentos especiais é outra das dicas de Marina.

Em jantar com os familiares ou a dois é possível trocar mensagens de bodas de casamento em forma de renovação de votos. Para a situação, Loretha aconselha refletir no que vai ser dito, que acaba sendo bastante pessoal.

“Só eles, e talvez as pessoas envolvidas, saibam o significado de cada palavra. Por isso, embora seja possível encontrar inspirações, procuro não gravar nenhuma. Afinal, são promessas trocadas entre o casal.”

Crédito: iStock

 

Bodas de casamento: significado de cada ano

Loretha comenta que as gerações anteriores tinham o costume de comemorar as bodas de 25 e 50 anos. Essas são representadas pela prata e pelo ouro, respectivamente. Entretanto, esse costume foi mudando e os casais contam com um material diferente para marcar diversos períodos juntos.

“A partir de então, foram criados outros símbolos que partem de materiais mais frágeis até chegar aos mais resistentes. Assim, as bodas começaram a ser comemoradas anualmente com significados e denominações diferentes.”

Os cinco anos de casamento, por exemplo, são representados pela madeira. Já os 11 são conhecidos como bodas de aço. Para o casal acompanhar período a período, juntos, confira abaixo a tabela de bodas de casamento:

1º ano de casados: Bodas de Papel
2º ano de casados: Bodas de Algodão
3º ano de casados: Bodas de Couro ou Trigo
4º ano de casados: Bodas de Flores ou Frutas
5º ano de casados: Bodas de Madeira ou Ferro
6º ano de casados: Bodas de Açúcar ou Perfume
7º ano de casados: Bodas de Latão ou Lã
8º ano de casados: Bodas de Barro ou Papoula
9º ano de casados: Bodas de Cerâmica ou Vime
10º ano de casados: Bodas de Estanho ou Zinco
11º ano de casados: Bodas de Aço
12º ano de casados: Bodas de Seda ou Ônix
13º ano de casados: Bodas de Linho ou Renda
14º ano de casados: Bodas de Marfim
15º ano de casados: Bodas de Cristal
20º ano de casados: Bodas de Porcelana
25º ano de casados: Bodas de Prata
30º ano de casados: Bodas de Pérola
35º ano de casados: Bodas de Coral
40º ano de casados: Bodas de Esmeralda
45º ano de casados: Bodas de Rubi
50º ano de casados: Bodas de Ouro

Crédito: Style Me Pretty / The Growers
Tags da matéria

Comentários