Indicada para qualquer tipo de casal, a renovação de votos de casamento nada mais é do que a celebração do amor. A cerimônia pode ser realizada a dois ou na presença de familiares e amigos. O local varia de acordo com a preferência do casal, que pode reafirmar a união em espaços especializados, na igreja, na praia e até durante viagens incríveis para comemorar as bodas de casamento.

Renovação de votos de casamento no campo com crianças
Foto: Pinterest/Reprodução

Renovação de votos de casamento: qual é o momento ideal?

A verdade é que não existe regra, dia ou horário certo para comemorar. Entretanto, Fernanda Murici, da Fernanda Murici Assessoria em Eventos e Viagens, destaca que os casais que completam 10, 25 e 50 anos de casados são os que mais procuram pela renovação de votos de casamento. “Normalmente, os casais começam a planejar a festa com seis meses ou até um ano de antecedência”, afirma a profissional.

Debora Macedo, diretora executiva da Imagine Só, concorda: “Bodas de prata e ouro são as renovações mais comuns. O casal aproveita os aniversários de casamento para realizar aquela festa que não foi possível no ano do casamento ou simplesmente acha uma oportunidade para reunir todos que amam e comemorar”, afirma.

Casal comemora renovação de votos de casamento
Foto: Pinterest/Reprodução

A escolha do local

O local ideal para a renovação de votos de casamento vai depender sempre do gosto e das intenções do casal. Afinal, qual é a proposta do evento?

Enquanto algumas pessoas optam por convidar apenas familiares e amigos mais próximos, outras preferem fazer algo maior e com mais gente. Dá para fazer a cerimônia na igreja, em espaços especializados, na praia e até em outros países.

  • Renovação de votos na igreja 

A renovação de votos na igreja funciona como um segundo casamento. “O casal marca um horário para ser abençoado pelo ministro. Depois, eles e os convidados seguem para a recepção e a festa”, destaca Fernanda.

Família em renovação de votos de casamento
Foto: Pinterest/Reprodução

 

“Normalmente, a celebração na igreja é feita em dias da semana que não recebem cerimônias de casamento”, ressalta a especialista. “Entretanto, também é possível contratar um celebrante para realizar a renovação direto no buffet”, completa.

Os casais precisam estar sempre atentos às regras de cada religião. “A renovação de votos de casamento na igreja católica, por exemplo, só poderá ser feita caso o casal tenha realizado o sacramento do casamento”, diz Debora.

  • Renovação de votos na praia

Alguns casais escolhem renovar seu amor em meio a cenários para lá de especiais. Quem curte mar, sol e areia pode celebrar o tempo de casamento em praias do Brasil e do mundo.

Após 11 anos de casada, a atriz Flávia Alessandra, por exemplo, renovou seus votos de casamento com Otaviano Costa em uma praia da Tailândia. A cerimônia, com decoração simples e elegante, foi realizada na presença das duas filhas do casal e dos pais da artista.

“Pessoas que optam por eventos minimalistas, com poucos convidados, geralmente escolhem uma decoração de renovação de votos de casamento sutil, com florais e aluguel de mobiliário”, conta Fernanda. “Outros preferem uma cerimônia na praia com decoração e ambientação completa. Daquelas dignas de casamento”, destaca.

  • Renovação de votos a dois

Os casais que buscam algo mais íntimo e exclusivo podem aproveitar para renovar votos a dois, sem a presença de convidados. Fernanda afirma que, na maioria das vezes, essa opção é realizada durante viagens, que funcionam como uma segunda ou terceira lua de mel.

Casal se beija em frente à Torre Eiffel, em Paris, na França
Foto: Pinterest/Reprodução

 

“Uma cerimônia simbólica de renovação de votos é realizada no destino. Normalmente, em espaços oferecidos por hotéis”, conta a profissional da Fernanda Murici. Segundo a especialista, os destinos mais procurados são os países da Europa e do Caribe, além de lugares mais diferentes, como África do Sul e Ilhas Mauricio, o paraíso azul para lua de mel.

Vestido para renovação de votos

Debora destaca que a escolha do vestido é muito importante e fica a critério da mulher, mas deixa algumas dicas: Para a renovação não se usa véu. Os modelos princesa também são pouco procurados para esse tipo de evento”, conta.

Vestido prata para renovação de votos de casamento
Foto: Divulgação/Imagine Só

 

Segundo a profissional, os vestidos mais simples e elegantes são os mais indicados. Não há preferência por um tipo de tecido, mas recomenda-se a escolha de tons mais claros. Entre eles, nude, prata, off white e até branco. Rendas e um pouco de brilho também podem fazer sucesso na hora da cerimônia.

Convite de renovação de votos de casamento

Assim como no casamento, os casais que decidem por renovar votos podem distribuir convites personalizados do evento. Segundo Fernanda, eles podem ser feitos em qualquer tamanho e formato.

Normalmente, os cartões são decorados com elementos referentes à celebração, como detalhes dourados para bodas de ouro e prateados para bodas de prata. O convite também podem trazer pequenas frases que simbolizem a renovação de votos.

Convites com iniciais do casal
Foto: Pinterest/Reprodução

 

“A renovação é algo mais formal. Por isso, os convites de papel e entregues em mãos são os mais utilizados”, afirma Debora. “Se quiser ser mais descontraído e ter menos trabalho, fazer uma página no iCasei para divulgar a data e as informações do evento pode ser uma opção”, completa.

Cerimônia e discursos

A cerimônia de renovação de votos de casamento é um momento muito especial na vida dos casais. Além de provarem seu amor a dois ou na presença de convidados queridos, podem fazer pequenos discursos para demonstrar seus sentimentos enquanto trocam as alianças simbolicamente.

Normalmente, o texto de renovação de votos aborda situações ligadas ao relacionamento do casal. Além disso, as declarações de amor tendem a ser o ponto mais esperado do evento e costumam emocionar o casal e os convidados envolvidos.

Tags da matéria

Comentários