Ter os votos de casamento prontos é a maneira ideal para a declaração de amor e as promessas feitas durante a celebração. Afinal, este é o momento em que o casal pode expressar todo o amor que sente pelo parceiro.

As palavras trocadas no dia do casamento podem render momentos muito românticos, ou até mesmo descontraídos. Tudo depende da forma que os noivos vão conduzir o texto, assim como a interpretação na hora de abrir o coração um para o outro.

votos de casamento prontos
Foto: Victoria Carlson photography

 

Votos de casamento prontos são obrigatórios?

Para o celebrante de casamentos Paulo Godoy , os votos são essenciais em qualquer cerimônia realizada por ele. “É um momento único e, por isso, faço questão de orientar os noivos para deixarem os votos de casamento prontos. Além disso, eu acho que é uma tendência que está em alta e veio para ficar”, explica.

O celebrante tem o hábito de incentivar o casal a escrever sua própria declaração de amor e procura sempre estimular isso em suas cerimônias. “Eu sempre peço para que não copiem de nenhum lugar, pois apenas os próprios noivos sabem o que dizer um para o outro. Só eles conhecem verdadeiramente toda a história”, afirma.

como deixar os votos de casamento prontos
Pinterest Reprodução

 

Godoy ainda orienta que os votos tenham identidade própria. Afinal, o mais importante é que eles transmitam sinceridade. “Tem que ter a identidade do casal. Alguns noivos fazem os votos mais descontraídos, enquanto outros procuram ser mais românticos. O importante é não tentar forçar algo que não seja verdadeiro”, conta.

Dicas para deixar os votos de casamento prontos                      

Uma das principais dúvidas dos noivos é: como fazer os votos de casamento? Ser sincero no texto é fundamental, mas também não vale se empolgar demais e falar muito. De acordo com o celebrante, a declaração deve ser breve e direta, com duração máxima de dois minutos. O importante é deixar votos de casamento emocionantes escritos.

Outra dica é ensaiar e se preparar muito para que tudo saia conforme foi pensado. E isso leva diretamente ao próximo ponto, que é o de não ficar preso ao texto. Sejam votos de casamento tradicionais ou engraçados, eles devem ser escritos apenas para guiar os noivos, mas é importante saber interpretá-los para que tudo flua naturalmente.

como fazer votos de casamento prontos
Foto: My Canvas Media

 

Com os votos de casamento prontos, é só manter a calma e deixar o momento falar por si só. Se as palavras fugirem, tente pensar no quanto o parceiro é especial e aquele é o um grande momento de celebração do amor do casal.

Escrevendo o próprio voto de casamento

Ana Carolina Vasconcelos casou em junho de 2017 e, junto de seu noivo, escreveu os próprios votos de casamento. “Eu assisti a alguns vídeos, mas não copiei nenhuma frase, pois considero os votos algo muito pessoal. Foi o momento mais emocionante da cerimônia, as pessoas choraram muito”, conta.

Veja também: Como escrever seus votos de casamento

Para Ana o mais importante é abrir o coração na hora de se declarar no altar. Outra dica é contar a história relembrando momentos marcantes que passaram juntos. “Separar os temas pode ajudar. Dá para falar de quando se conheceram e o que mais ama no parceiro, por exemplo. É o momento que os noivos têm para imprimir a sua marca na cerimônia, então olhe no olho”, declara.

votos de casamento prontos como ter
Ana Carolina Vasconcelos não gosta de votos de casamento prontos, por isso escreveu o seu para Daniel Vasconcelos. Foto: Divulgação/ Ana Carolina Vasconcelos/ Studio K

Renovação de votos

Lilian Ruiz de Campos Pascoalato e Erick Pascoalato são casados há 20 anos. Para celebrar a data, realizaram uma cerimônia em junho de 2017. “Nosso casamento não foi muito tradicional, então pensei em comemorar nossa união dessa forma”, explica Lilian.

O diferencial dos votos do casal foi a forma em que cada um optou ao escrever seu texto. “Eu sou muito religiosa e usei esse fato como inspiração. Fiz um voto de casamento tradicional e também escolhi uma música que marcou nossa história”, relembra.

Ela só não contava com o bom humor de seu marido, que escolheu deixar os votos de casamento mais engraçado. “Ele é muito descontraído e criativo, então só pedi para ele não me fazer chorar, porque não queria borrar a maquiagem”, afirma.

Veja também: Quando fazer a renovação de votos de casamento?

Votos de casamento prontos para renovação do casamento
Pinterest Reprodução

 

Pascoalato cumpriu a promessa e conseguiu com que todos os convidados soltassem gargalhadas com a sua declaração de amor no dia do casamento. “Uma parte até foi inspirada em nossa história, mas outra foi bem mais cômica e divertiu todo mundo. Ele conseguiu quebrar o clima com uma brincadeira que sempre faz comigo, e acabou fugindo totalmente do tradicional”, declara.

Optar por votos matrimoniais engraçados pode ser uma boa saída para quem tem jogo de cintura. Caso não seja o seu caso, escolha os votos de casamento tradicionais, que costumam funcionar muito bem entre os casais. Os votos de casamento prontos mais tradicionais, é aquele que os celebrantes pedem para os noivos falarem:

Eu te recebo por minha esposa (meu esposo)
e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida.

Textos e músicas para inspirar os votos de casamento

Renato Russo se inspirou em um versículo da Bíblia para escrever a música Monte Castelo, que define o amor mesclando também trechos do poeta Luís de Camões e de sua própria autoria. O resultado foi uma letra extremamente romântica e que pode ajudar os noivos a declararem todo o seu amor.

Inclusive, quem deseja ter votos de casamento prontos evangélicos, por exemplo, pode se inspirar no texto bíblico que deu origem a essa música. O trecho está em 1º Coríntios no capítulo 13 e define o amor como algo fundamental na vida do Apóstolo Paulo.

O primeiro versículo diz que “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”, enquanto o segundo termina dizendo que “sem o amor eu nada seria”.

Votos de casamento prontos com textos e música
Pinterest Reprodução

 

Clássico da bossa nova, a música Eu sei que vou te amar, escrita por Vinícius de Moraes e imortalizada por Tom Jobim, é mais um exemplo que pode render como inspiração para um voto de casamento romântico. A letra já começa com a promessa que vai amar para sempre a sua parceira, assim como irá chorar a cada despedida.

Quem quiser contar sua história a dois de uma maneira diferente também pode usar como base a letra de Eduardo e Mônica. Outra sugestão do Legião Urbana, essa música mostra como um casal pode viver uma linda história de amor mesmo com diversos gostos diferentes.

Existem diversas formas de criar uma declaração de amor diferente e especial no dia do casamento. O importante é procurar sempre expressar o seu amor da forma mais sincera possível, seja escolhendo algo mais tradicional, ou criando um momento mais descontraído na hora de deixar os votos de casamento prontos.

Tags da matéria

Comentários