Ser madrinha de casamento é um ato de amor pelo casal e também uma grande responsabilidade. Ocupar um lugar de destaque no altar é uma lembrança eterna. Por isso, as preocupações com o visual são muitas: roupa, sapato, acessórios e maquiagem aparecem logo no topo, assim como os penteados para madrinha de casamento, que devem estar harmoniosos e completar o look.

Penteado para madrinha de casamento noiva e madrinha
Jewelhd

Penteados para madrinha de casamento

O cabeleireiro João Boccaletto, do salão Jacques Janine, cita a primeira coisa a levar em consideração na escolha dos penteados para madrinha de casamento: “O modelo do vestido influencia muito. Às vezes, a peça tem um detalhe nas costas, por exemplo, mas a madrinha não quer prender o cabelo e acaba o escondendo”. 

Horário de saída do salão e de início do casamento também são pontos importantes a serem considerados, como explica a cabeleireira Jaqueline Horto Teixeira Borges, proprietária do salão Capelli Fiori. “Quando for marcar o salão, já é preciso pensar nos horários da cerimônia e, assim, identificar o penteado mais adequado”.


Acessórios e combinações

Jaqueline e João concordam que os penteados podem ser acompanhados de um acessório de cabelo.

“Tem muita coisa bonita que as pessoas estão deixando de usar. Por exemplo, um broche que você não tem coragem de colocar em roupa, mas pode ser encaixado na parte de trás do penteado tem tudo para ficar lindo”, comenta o profissional.

Acessórios em penteados para madrinha de casamento | Crédito: Jewelhd

 

Jaqueline cita algumas outras opções de acessórios que caem bem para o momento. “Grampos decorados, presilhas pequenas com brilho. Dependendo do penteado, e da ocasião, as madrinhas podem usar alguma tiara, desde que não seja muito grossa e que não lembre um acessório de noiva”.

As pérolas são itens versáteis e que caem bem do pés à cabeça. Para Jaqueline, grampos com pequenas dessas pedras na ponta podem inserir um detalhe bonito ao penteado.

“Em penteados para madrinha de casamento, flores artificiais e naturais, desde que pequenas e discretas, também podem também ser usadas”, completa.


Cores e tons do cabelo 

Se você perguntar a um cabeleireiro quantas clientes chegaram no salão dizendo “eu quero o meu penteado igual ao da foto”, eles vão responder que foram incontáveis mulheres. João acredita que cores monocromáticas não mostram tantos detalhes de um penteado.

“Em cabelos de cor única e uniforme, o melhor é investir em penteados com mais volumes. Eles ganharão destaque na composição do look”. 

penteados-para-madrinha-de-casamento- passo a passo
Reprodução Pinterest

 

O cabeleireiro defende que detalhes, como tranças, ficam evidentes em cabelos com nuances de tom. Jaqueline concorda. “A tonalidade do cabelo influencia no penteado. Se é um cabelo claro ou com mechas, os detalhes aparecem mais. É possível trabalhar mais desenhos e ficar mais bonito.”

João ainda complementa que “não tem motivo para trançar e mesclar um cabelo no qual os detalhes não vão aparecer. Mesmo quando a luz incidir sobre penteado, pode não aparecer na foto, por exemplo.”

O que pode influenciar na escolha do penteado

Na maioria dos eventos, a noite pede brilho e mais sofisticação. Em casamentos e festas durante o dia, do calçado à cabeça, as escolhas podem ser mais leves e até um pouco descontraídas.

penteados-para-madrinha-de-casamento-solto
Reprodução Pinterest

 

Na opinião de Jaqueline, penteados para madrinha de casamento à noite combinam com escolhas clássicas. “Acho que o cabelo mais preso ou até mesmo em um coque fica melhor”. Quem opta por um estilo todo solto pode parecer polêmica, pois há quem diga que a opção não combina com o posto de madrinha.

João acredita ser possível adaptar. “Penteados para madrinha de cabelo solto podem levar para algo mais despojado ou desconstruído. Entretanto, ela vai precisar fazer ajustes ao longo da festa pois quase sempre ele vai perdendo forma”.

O profissional explica também que, pessoas mais extrovertidas tendem a querem o cabelo solto. As mais quietas, optam pelo preso. No final, o importante é a madrinha se sentir bem com o penteado que escolheu.

“É fundamental levar em consideração as preferências da noiva. Muitas vezes ela veta algum tipo de penteado para as madrinhas pensando no que ela mesma vai usar”, comenta Jaqueline.

As madrinhas devem levar em consideração a opinião da noiva na hora de escolher o penteado | Crédito: Jewelhd

 

Para a cabeleireira, os pedidos da noiva podem sinalizar outra preocupação. “Às vezes funciona como uma alerta para que nenhuma madrinha, por exemplo, chegue ao casamento simplesmente com uma escova. Parece até falta de respeito, principalmente se for algo mais clássico. E também tem madrinha que quer parecer noiva”.

João orienta sobre o uso de referências fotográficas na hora da escolha dos penteados para madrinha de casamento. “É bobagem pensar em uma imagem sem as devidas adaptações. A madrinha tem que estar confortável. Imagina copiar um look do Oscar e não ser o seu estilo”.

 

Penteados ideais para cabelo curto

Ao contrário do que muitas pensam, o cabelo curto não impossibilita os penteados. “Se tiver ao menos 10 centímetros de comprimento, dá para trabalhar tranquilamente em penteados para cabelo curto para casamento”, afirma João.

penteados para madrinhas cabelo curto
Reprodução Pinterest



O cabeleireiro comenta que, se a mulher estiver com cabelo menor que isso, a saída é estilizar. “Chamamos de curtíssimo. Aí dá para penteá-lo todo para trás e colocar um brincão. O importante é sentir-se bonita por inteiro”.

Jaqueline aposta no megahair. “Na minha opinião, o tamanho do cabelo influencia em qual penteado escolher. Entretanto, é possível colocar aplique para poder prender o cabelo. Ou então, em casos que a mulher tiver pouco volume, o mega pode ajudar a dar uma encorpada para o penteado ser melhor trabalhado”. 

De olho nas tendências

Modelos trançados permaneceram em alta nos penteados de madrinha de casamento 2017. Para João, fazer diferentes texturas no cabelo são aposta para este ano. “A trança pode continuar, mas aliada a ondulações e efeitos no cabelo”. Para o cabeleireiro, o acabamento gloss ou beach hair tendem a ficar mais presentes entre as mulheres.

Opção pra cabelo solto em penteados para madrinha de casamento | Crédito: Reprodução Pinterest Madrinhas de Casamento


Jaqueline acredita que, entre novas e velhas tendências, o coque permanece em 2018. “Um cabelo todo preso ou um moicano também continuam como boas opções. Isso ainda vai permanecer anos e anos. É um clássico”.

Agora que você está por dentro das principais dicas de penteados para madrinhas de casamento, confira 25 opções para arrasar na festa e sentir-se incrível!

Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque castanho 2
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- castanho preso
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque castanho com mechas
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque descontruido
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento coque e trança
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento coque loiro
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque simples
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- tranca arco
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento-coque tranca emburtida
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- tranca lateral
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- preso simples
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- solto com trança
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- tranca
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque loiro
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Tags da matéria

Comentários