Revista

Mais de 40 penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo

Saiba mais sobre como escolher e preparar penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo que durarão a festa inteira

O leque de penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo é enorme. Entre semi-presos despojados e coques clássicos, os fios compridos permitem criar diferentes tipos de composição, das naturais às mais luxuosas. 

Penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo

Foto: Brumley & Wells

Penteados para madrinhas de casamento: cabelo longo

O cabelo longo tem a seu favor o fato de ser muito versátil, por conta do comprimento. “Se ele tiver volume, se torna mais fácil ainda. Ele permitirá prender ou soltar bastante mechas, além de dispensar apliques e texturização”, comenta Wesley Nóbrega, hairstylist do Allummê by Wesley Nóbrega. 

Apesar das opções de penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo serem bastante democráticas, a escolha deve estar diretamente relacionada ao vestido. “Eles precisam combinar e fazer sentido juntos”, diz Drika Llopes, visagista do salão DK2L Beauty

A especialista explica que um vestido com muitas pedras e aplicações, por exemplo, pede penteados mais presos. Isso porque o cabelo solto pode enroscar e embaraçar muito conforme a madrinha se movimenta ao longo da cerimônia e da festa. 

Já de acordo com Carol Aguilera, um dos penteados mais buscados são as tranças e também os semi-presos.  “Com esses tipos de penteados, elas ficam com os fios alinhados emoldurando o rosto mas ainda assim abusam do charme do cabelo longo”, comenta Carol.

Penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo

Foto: Anne Robert Photography

Penteado para madrinha de cabelo longo: dia e noite 

Além do vestido, na hora de escolher entre as opções de penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo, é importante levar em consideração o horário do evento. “Para as cerimônias de dia, os semi-presos são boas opções. Seja os laterais, texturizados atrás ou os mais marcados”, aponta Wesley. O uso de tranças e os torcidos também estão super em alta e transmitem muita naturalidade para cerimônias diurnas. 

Já os penteados para madrinhas de casamento à noite de cabelos longos pedem um pouco mais de estrutura e sofisticação. Nesse caso, a recomendação é apostar nas produções mais presas e trabalhadas, com os fios extremamente alinhados e modelados. 

“Para a noite, independentemente da curvatura dos fios, algumas sugestões são os coques clássicos, o coque banana e os presos laterais”, indica Fernanda Reis, hairstylist do Studio Luiza Mari. De acordo com ela, essas são opções que funcionam super bem com diversos tipos de acessórios de cabelo para madrinhas. Principalmente os com brilho, que podem trazer mais charme e glamour ao visual. 

Carol Aguilera comenta também que para os casamentos de dia, os penteados mais despojados combinam melhor, para a noite, vale a pena apostar nos mais clássicos, como os coques.

Penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo

Foto: Judy Pak Studio2

Todo solto? 

“Para aquelas que buscam um penteado para madrinha de cabelo longo mais natural, minha dica é caprichar no preparo e dar mais volume aos fios”, destaca Fernanda. Aqui, os acessórios também são grandes aliados para fugir da aparência do dia a dia e ter um acabamento mais especial. 

Outra opção para quem busca penteados para madrinhas de cabelo solto é trazer para os fios um visual com ondulações perfeitas – inspiradas nas atrizes e cantoras dos anos 1940, como Rita Hayworth. Já Drika conta que, com um liso bem alinhado e cheio de brilho, o penteado vai trazer um ar de sofisticação sem igual.

A preparação 

Após a escolha da inspiração, a preparação dos fios é de extrema importância para melhor resultado e durabilidade dos penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo. “Aqui, o grande truque é não lavar os cabelos no dia do evento”, indica Wesley. Segundo ele, a oleosidade natural do couro cabeludo vai ajudar a estruturar o penteado.

Se não for possível ficar sem lavar, Fernanda destaca que o preparo deve começar já no lavatório. “É necessário fazer a higienização com um shampoo não hidratante e, dependendo do cabelo, não aplicar o condicionador”, conta. Outra dica legal da especialista é nunca fazer hidratação ou progressiva antes do penteado. 

A questão da hidratação e da selagem dos fios está relacionada ao fato de que as cutículas do cabelo precisam estar abertas para receber os produtos que garantirão a fixação dos penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo. “É importante que o cabelo seja capaz de encorpar para conseguirmos resultados mais satisfatórios”, diz Drika.

Penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo

Foto: Julie Bulanov Photography

Penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo: finalização

De acordo com Wesley, a diferença entre o cabelo liso e o cacheado é que, no primeiro caso, se houver pouco volume, será preciso texturizar os fios. Nesse sentido, os penteados para madrinhas de casamento de cabelos longos com pouco volume têm no modelador de cachos um grande aliado. 

Nos penteados para casamento em cabelos de 1 (lisos) a 2c (ondulados), Fernanda indica a aplicação de uma camada generosa de mousse na raiz, para encorpar os fios e dar ainda mais volume. Na montagem, usar uma boa pomada vai deixar o penteado com um acabamento mais limpo e sem frizz. Depois, basta finalizar com um spray seco, para dar um ar mais natural ao penteado. Um spray de brilho também é bem-vindo! 

“Já cabelos cacheados e crespos exigem mais hidratação para ter brilho e uma boa definição”, diz a hairstylist do Studio Luiza Mari. Além da preparação já sugerida pela especialista, essas curvaturas respondem muito bem ao processo de fitagem com um bom ativador e uma gelatina específica para esses tipos de cabelo. A secagem com o difusor também é uma boa dica para ter um resultado incrível nos penteados para madrinha de casamento com cachos.

Outra recomendação legal para os penteados com cachos é o uso da cera. Isso porque, diferentemente dos fixadores em spray, ela permitirá uma texturização muito mais flexível. Assim, fica mais fácil remodelar os fios quantas vezes for necessário para alcançar um resultado impecável. 

Carol Aguilera comenta que é preciso prestar atenção no fio, na hora de finalizar o penteado. “Dependendo do tipo do fio, usamos produtos antes de iniciar o penteado para dar volume e estrutura. Para finalizar, spray fixador. Existem vários tipos para cada tipo de fio e/ou penteado”.

penteado para cabelo cacheado

Foto: Katie Grant Photography

+ de 40 penteados inspiradores

Com tantas possibilidades à disposição, reunimos mais de 40 inspirações de penteados para madrinhas de casamento de cabelo longo para te ajudar a escolher o ideal:

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020