Receber um convite para comparecer a um casamento está relacionado a uma série de preparativos, entre eles, o dos cabelos. Seja você madrinha ou convidada, encontrar a melhor opção entre os vários penteados para casamento à disposição não é tarefa difícil. Basta avaliar alguns pontos básicos na hora de escolher e compor o look.

Veja também: Top 25 penteados para noivas ruivas para se inspirar

Foto: Invitation Only

 

Veja também:  Penteados para casamento para convidada | 20 inspirações do Pinterest

Pense em tudo

Antes de escolher um penteado, é preciso levar em consideração qual vestido você vai usar, o horário da festa e as exigências da noiva. Cheque no convite se a cerimônia terá uma pegada mais casual ou sofisticada. O local também é importantíssimo, e pode ser determinante para a escolha do visual perfeito.

De acordo com Marcelo Brito, hairstylist do Studio Lorena, se a cerimônia for na praia, na montanha ou no campo, o ideal é optar por penteados para casamento com uma aparência mais natural. Já se ela for na cidade ou na igreja, tanto os naturais quanto os mais estruturados funcionam muito bem.

Veja também: Penteados para casamento para cabelo curto | 5 acessórios para usar

Nos penteados para casamento de dia, convidadas e madrinhas têm ainda mais um ponto de atenção se o casamento for ao ar livre. “Praia e campo pedem cabelos mais soltos e semi presos. Mas se as ventanias forem comuns no local, o ideal é prender. Nesse caso, o rabo de cavalo é uma ótima pedida”, indica Lela Thanasio, hairstylist do Fil Hair & Experience.

Já comprou o vestido e está em dúvida quanto ao penteado? Thaysa Costa, hairstylist do Allummê by Wesley Nóbrega, dá a dica: “os modelos mais longos pedem cabelos mais presos e bem estruturados. Já o longuete combina com opções de fios presos, semi presos e com ondas”.

Foto: Anne Robert Photography

 

Veja também:  Penteados para festa de casamento | 30 inspirações para usar coque

Penteados para casamento: formatos de rostos

Michel Marques, beauty artist do Jacques Janine Moema, explica que cada perfil de rosto pede por um tipo de penteado. “Alguns chamam algo com mais assimetria, outros, mais clássicos, além dos despojados. Mas nunca podemos deixar de levar em consideração o estilo pessoal de cada mulher”, afirma.

O rosto redondo, por exemplo, pede ideias de penteados para madrinha de casamento semi presos ou soltos, com ondulações nas pontas. Thaysa explica que, por não ter muitas linhas de marcação, eles suavizam o formato da estrutura óssea. Além da assimetria, aqui é interessante trabalhar com franjas ou cabelo preso na lateral, para não deixar a geometria do rosto tão evidente.

O rosto oval é mais versátil e abraça os presos, semi presos, laterais e penteados com tranças. “Basta tomar cuidado com o volume no topo da cabeça”, alerta a hairstylist do Allummê by Wesley Nobrega. Já para os rostos coração, as franjas laterais tendem a tirar o foco da largura da testa.

Veja também:  Top penteados para noivas negras arrasarem no altar

Os penteados para casamento em rostos quadrados podem abusar das ondulações e do volume. Thaysa explica que isso suaviza as linhas mais marcadas no maxilar. Os retangulares também funcionam com as ondas laterais, além de opções mais soltas e despojadas, porque elas disfarçam o comprimento do rosto.

Muitas mulheres ainda têm rostos no formato diamante. Nele, a mandíbula e a testa são pequenas, enquanto as maçãs do rosto são saltadas. “Nesse tipo, devemos criar mais volume na região dos maxilares. As franjas também são ótimas para harmonizar a testa”, diz Thaysa.

Foto: Brumley & Wells

 

Veja também:  15 ideias de penteados para madrinha de casamento semi presos

Cabelos lisos

De acordo com Michel, não existe regra para os cabelos lisos na hora de escolher os melhores penteados para casamento. “Mas não se esqueça de levar em consideração a textura e a durabilidade de cada penteado”, aponta o especialista.

Os penteados para casamento para convidada ou madrinha com fios lisos e longos podem manter a textura dos cabelos soltos e dar um toque de charme com ondas ou grandes cachos feitos com babyliss. É possível apostar ainda em um ultra liso com uma trança trabalhada na parte de cima da cabeça. Para quem não abre mão de prender, os coques clássicos não têm erro.

Veja também:  Penteados para noivas morenas| Dicas, cuidados e inspirações

Penteados para casamento: cabelo curto e liso

“Nos penteados para cabelos curtos, podemos valorizar o liso bem chapado com uma trança travada mais próxima ao couro cabeludo”, indica o beauty artist do Jaques Janine Moema. Para quem procura uma opção mais refinada, ele indica penteados para casamento que trabalhem com franjas mais frouxas.

Para facilitar a manipulação dos penteados para casamento para cabelo curto, Lela recomenda produtos como gel, spray, pomada e todo tipo de finalizador. “Acessórios como faixas, pins, grampos e apliques também são bem-vindos para dar acabamento ou um toque de charme.”

Foto: Clary Pfeiffer

 

Veja também:  Penteados simples para casamento para fazer em casa

Cabelos cacheados

Para as cacheadas de cabelos longos, Marcelo indica os penteados presos e semi presos. “Como o volume aqui é natural, ainda dá para pegar mechas de cachos aleatórias e prender para dar um ar mais desconstruído.”

Quando o cabelo é muito longo, o rabo de cavalo e as tranças laterais e atrás da cabeça são opções chiquérrimas de penteados para casamento, porque enaltecem o comprimento. Já para os curtinhos, a dica é investir no gel, no babyliss e na pomada para ajudar na fixação.

Mas, independentemente do comprimento, a dica geral é sempre valorizar o volume natural dos fios nos penteados para casamento para cabelo cacheado. Seja nos presos, soltos ou semi presos, as formas dos cabelos cacheados podem ser lindas por si só.

Foto: Irrelephant

 

Penteados para casamento: simples

O básico nunca sai de moda. Michel comenta que estamos em uma era supernatural, na qual menos é mais. Por isso, se você está em busca de um penteado para casamento mais simples, não vai ser difícil encontrar boas referências. “Basta buscar por algo mais leve, menos preso e com acabamento natural.”

Lela ainda explica que as opções simples vão além do todo solto. Dá para apostar nos coques, tranças e rabos de cavalo sem pesar no look. A dica é experimentar e ver o que funciona melhor para o seu cabelo, estilo e sua personalidade.

O segredo está na preparação

Mas para que os penteados para festa de casamento não desmontem, é importantíssimo se dedicar ao preparo dos fios. “É preciso fazer uma boa higienização com shampoo e usar condicionadores leves. Nada de hidratação nesse dia, já que precisamos da textura do cabelo para garantir a duração do penteado”, conta Thaysa.

É interessante usar um bom protetor térmico e produtos de fixação do couro cabeludo às pontas. Os finalizadores darão um toque de polimento e brilho ao acabamento. Vale lembrar ainda da importância de escolher produtos e profissionais de qualidade para garantir um penteado incrível que vai durar a festa toda.

Confira 50 inspirações incríveis de penteados para casamento para madrinhas e convidadas:

Foto: Heather Nan Photography

 

Foto: Angela Newton Roy

 

Foto: Ashley Keleman

 

Foto: Birds of a Feather

 

Foto: Blue Rose Photography

 

Foto: Catherine Guidry Photography

 

Foto: Angela Newton Roy

 

Foto: Miss Ysue

 

Foto: Ava Moore

 

Foto: Chris Tine Clark

 

Foto: Ciara Richardson

 

Foto: D’Arc y Benincosa

 

Foto: Diana McGregor

 

Foto: Elizabeth Nord

 

Foto: Emilia Jane Photography

 

Foto: Hope Helmuth Photography

 

Foto: Jessica Burke

 

Foto: Joshua Pestka Studio D

 

Foto: Jon CU

 

Foto: Jessica Burke

 

Foto: Judy Pak Studio

 

Foto: Julie Bulanov Photography

 

Foto: Kate Ignatowski

 

Foto: Katie Lopez Photography

 

Foto: Koby Brown Photography

 

Foto: KVC Photography

 

Foto: Laura Nelson

 

Laura Gordon Photography

 

 

Foto: Melia Lucida

 

Foto: Michelle Lange

 

Foto: Michelle Lange

 

Foto: Michelle Scott Photo

 

Foto: Musesuniform

 

Foto: Novia Distinctive

 

Foto: Peter and Veronika

 

Foto: Rachel Takes Picture

 

Foto: Rachael Takes Pictures

 

Foto: Rebecca Yale Photography

 

Foto: Rebecca Yale Photography

 

Foto: Sarah Maren

 

Foto: Sarah McKenzie Photography

 

Foto: Sarah McKenzie Photophophy

 

Foto: Sarah McKenzie Photophophy

 

Foto: Sera Petras Photo

 

Foto: Sophie Kaye Photograpy

 

Foto: Studio 3511 Photography

 

Foto: This Modern Romance

 

Foto> Whim Hospitality

 

Foto: You Look Lovely

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários