O penteado é um dos itens do checklist que mais causam dúvidas e medo na noiva.  A boa notícia é que com planejamento, alguns cuidados e auxílio de um bom profissional é possível encontrar a opção perfeita entre tantos penteados para noivas morenas. Confira!

Veja também: TOP 10 penteados para casamento para cabelo cacheado

Penteados para noivas morenas: por onde começar?

Tudo começa pela escolha de um bom profissional. Esse passo é importante para encontrar alguém que entenda sobre o seu cabelo e saiba cuidar dele da melhor maneira. Essa pessoa será responsável por deixar os fios ainda mais lindos para o Grande Dia. Não importa o comprimento do cabelo (curto, médio ou longo) ou o textura do fio (liso, ondulado, crespo ou cacheado), essa dica vale para todas as noivas.

Segunda a cabeleireira especializada em cabelos naturais Celi Zonta, as noivas morenas com cabelo crespo e cacheados precisam encontrar um profissional que faça penteados modelados, utilizando o cabelo natural como base para o estilo escolhido.

Penteados para noivas morenas
Foto: Kristin La Voie Photography

 

Veja também: Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

Como escolher o penteado perfeito?

Diante de tantas opções de penteados para noivas morenas, elas são livres para escolher o estilo que mais agrada, não existe uma regra para definir a escolha. Entretanto, alguns cuidados são essenciais para garantir o penteado ideal.

Para Nelliton Carvalho, cabeleireiro que atende no salão Jacques Janine Jardim América, não podemos mais dizer qual a regra para a escolha do penteado. Isso vai depender do ambiente onde a cerimônia será realizada, do estilo da noiva, acessório e claro aquela referência do cabelo de noiva tão sonhado.

“Mediante todas as informações recebidas, levo o penteado para a realidade da noiva. Não há regra, e sim o estilo de cabelo adequado para cada ambiente”, comenta Nelliton Carvalho.

penteados para noivas morenas
Foto: Diana McGregor

 

Veja também: TOP 25 penteados para cabelos curtos para casamento

Harmonia é importante

O penteado ideal estará em harmonia com todos os elementos da festa, além do vestido e estilo da noiva. Para a cabeleireira Elayne Oliveira, é importante que ela se sinta, além de linda, confortável, pois o estilo escolhido será utilizado durante toda a noite.

“Na hora de escolher o penteado, o ideal é buscar inspirações, assim fica mais fácil para conversar com o profissional e mostrar o resultado esperado. As inspirações devem se aproximar com as características das noivinhas. Exemplo: se o cabelo é escuro, busque penteados para cabelos escuros. Faça o mesmo caso o cabelo seja claro ou com mechas, por exemplo”, recomenda Elayne.

Penteados para noivas morenas
Foto: Loft Photographie

Penteados presos para noivas morenas

Os penteados presos, considerados mais clássicos, normalmente são os mais pedidos pelas noivas. Vai se casar em uma época quente ou deseja um penteado com maior durabilidade? Essa talvez seja uma boa opção.

Para Nelliton Carvalho o estilo pode ser combinado com acessórios mais imponentes para cerimônias realizadas em igrejas metropolitanas ou com acessórios delicados e florais no campo ou na praia.

Penteados para noivas morenas
Foto: The Great Romance Photo

 

“Para quem pretende usar acessórios como tiara ou coroa, o penteado preso é, sem dúvidas, o mais indicado pois esses acessórios costumam ser pesados e um cabelo preso traz a sensação de segurança e maior sustentação”, observa Elayne Oliveira.

Celi Zonta aponta noivas mais tradicionais e que se casam à noite acabam optando por penteados presos. “Os coques despojados são ótimos para cerimônias diurnas e ao ar livre. As tranças também fazem bastante sucesso e são muito versáteis”, comenta a cabeleireira.

Veja também: 20 penteados para noivas incríveis e cheios de personalidade

Penteados meio presos para noivas morenas

Os penteados meio presos surgem como opção para as noivas que desejam fugir do cabelo preso e conquistar um visual diferente. Para Nelliton Carvalho esse estilo de penteado para noivas morenas é capaz de trazer um ar romântico de princesa para o look.

Vale saber que “o penteado meio preso pode vir acompanhado de texturas como tranças, torcidos, acessórios ou flores, favorecendo as laterais ou, até mesmo como um detalhe central”, segundo dicas de Nelliton.

Elayne Oliveira indica o penteado meio preso com uso de flores naturais para quem pretende casar na luz do dia, seja na praia ou campo. “Os penteados laterais meio presos são ótimos para quem quer usar solto, mas ao mesmo tempo exibir aquele detalhe incrível do vestido nas costas. Ele também pode ser preso apenas na parte frontal para aquela noiva que deseja exibir um visual romântico”, comenta Elayne.

penteados para noivas morenas
Foto: Sawyer Baird

Penteados soltos para noivas morenas

Para as noivas que desejam um visual mais moderno, o penteado com cabelo solto é uma ótima pedida. Ao optar por ele, entretanto, é preciso lembrar que ele não é tão duradouro quanto um penteado preso e muito provavelmente precisará de retoques durante o casamento para permanecer impecável.

Em um penteado solto o cabelo muitas vezes se confunde com o penteado meio preso. Para Nelliton Carvalho o que fará a grande diferença nesse estilo será à escolha de um belo acessório.

“Penteados totalmente soltos, mais procurados pelas noivas modernas, são indicados para quem possui cabelos mais curtos. Se pretende usar o cabelo solto, opte por acessórios como bordado de arame, que são leves, fáceis de encaixar e se adaptam facilmente para esse estilo.”, comenta Elayne Oliveira.

penteados para noivas morenas
Foto: The Grovers

Cuidados

Assim como vários outros detalhes de um casamento perfeito, o profissional que irá realizar o penteado da noiva deve ser escolhido com antecedência. “Para escolher o profissional certo é importante conhecer seu trabalho e fazer testes do penteado para que haja afinidade entre ambos. Deixar para última hora é sempre arriscado”, comenta Celi Zonta.

Celi ainda aponta que não é indicado mudar a cor ou alterar o corte do cabelo próximo à data do casamento, pois a probabilidade de não gostar é muito grande. Na semana da festa, sendo utilizado o cabelo natural, é importante evitar agressões externas. Entre elas sol em demasia e uso de elástico muito apertado.

penteados para noivas morenas
Foto: Judy Pak Studio

O que evitar?

Nelliton Carvalho aponta alguns erros que devem ser evitados para quem deseja ter um lindo penteado:

– Evite penteados que não valorize seu tipo de cabelo e principalmente sua personalidade;

– Procure respeitar sempre a forma do seu cabelo;

– Use produtos para seu tipo de cabelo e com memória para deixá-lo com mais definição e brilho;

– Procure referências onde você esbanje mais ainda sua naturalidade;

– Não procure fazer penteados que necessitem de escova ou chapinha, pois durante a festa isso pode ser um grande problema;

– Para quem já é adepta as técnicas de alisamento, penteados com textura e a melhor opção.

Onde buscar referências de penteados para noivas morenas?

Visualizar diferentes tipos de penteados é um dos caminhos que facilitam a escolha do estilo ideal. Para quem não sabe onde procurar por inspirações, Elayne Oliveira lembra que existem muitos canais para buscar inspirações e os sites especializados em noivas, por exemplo, é uma ótima opção.

O Pinterest já é uma ferramenta queridinhas entre as noivas de plantão. Ele também pode ser usado para facilitar a escolha do penteado. “É uma ferramenta incrível, tem imagens ótimas e dá para salvar as fotos de maneira fácil e organizada”, observa Celi Zonta.

penteados para noivas morenas
Foto: Amy Fanton

 

O Instagram também pode ser usado por meio hashtag direcionadas, segundo Nelliton Carvalho. Ele também considera algumas celebridades como grandes inspirações:

“Vale checar Billie Holiday, adepta sempre a cabelos presos e acessórios florais;  Rihanna e Beyoncé, adeptas a cabelos de formas, texturas e acessórios cheios de muita referências em show e grandes premiações.  Atrizes brasileiras como Thais Araújo, sempre inovando em coques naturais, trançados (que não deixa de ser uma linda opção); Thainá Duarte, dona de lindos cabelos encaracolados; Cris Vianna sempre com penteados modernos e naturais, entre outras. Lembrando que devemos olhar para uma referência buscando o que nela nos encanta”.

1o inspirações de penteados para noivas morenas

Penteados para noivas morenas
Foto: Michele Beckwith

 

Penteados para noivas morenas
Foto: Tenth & Grace

 

Penteados para noivas morenas
Foto: Sarah Kate

 

penteados para noivas morenas
Foto: Jennifer Blair Photography

 

Penteados para noivas morenas
Foto:Coco Tran

 

Penteados para noivas morenas
Foto: Sandra Aberg Photography

 

penteados para noivas morenas
Foto: Katie Grant

 

penteados para noivas morenas
Foto: Lindsay Madden

 

penteados para noivas morenas
Foto: Winsome and Wright

 

Penteados para noivas morenas
Foto: Sarah Kate Photo

 

Veja mais inspirações de penteados para noivas morenas no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários