Penteados estruturados e modernos não são uma exclusividade das mulheres com cabelos compridos. Quem tem cabelo curto também pode – e deve – dar um show de elegância nas cerimônias de casamento. Basta saber valorizar o que se tem. Com acessórios diferentes e bastante textura nos fios é possível se destacar e garantir um visual sofisticado e moderno. A seguir, separamos várias tendências penteados para casamento, dicas de penteados para cabelos curtos para casamento e top 25 inspirações para você escolher o seu! Tudo para você arrasar na próxima festa como madrinha ou convidada!

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento
Foto: Alexandra Grace/Style Me Pretty

 

Penteados para cabelos curtos para casamento: o corte perfeito!

Antes de pensar em qualquer penteado, a mulher de cabelo curto precisa seguir uma regra à risca: estar com os fios muito bem cortados para a cerimônia. Isso porque, quando se perde o corte, o cabelo não fica tão bonito. “Faça a manutenção antes do casamento. Mas não aposte em transformações radicais. Você pode estranhar”, alerta Lucy Cossenzo, hair stylist do Square by Romeu Felipe.

Vale destacar também que o cabelo curto precisa manter os traços femininos. É importante evitar desenhar o “pezinho”, por exemplo, já que é característico do corte masculino. “Opte por uma franja, nuca mais longa e até costeletas, no caso do supercurto”, aconselha Lucy.

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-flores
Alexandra Grace/Style Me Pretty

 

As características do seu rosto também influenciam na hora de ter o cabelo perfeito. “Mulheres de rosto arredondado devem optar por um corte de base reta e fios simétricos, apenas com uma certa leveza nas camadas superiores. Já as garotas com rosto fino devem abusar dos curtos assimétricos, com camadas desconectadas e finalização messy”, comenta Adriano Hoffmann, hair artisan especialista em penteados do Creative Salon Campo Belo.

Agora, se você quer seguir os cortes que estão na moda, então uma boa dica é apostar na tendência dos “bobs”. São eles: bob cut, shaggy bob e long bob. O primeiro é um derivado do chanel com pontas despojadas. Já o segundo tem camadas repicadas e franja lateral que emoldura o rosto. Por fim, o último é um clássico atemporal, com o comprimento terminando na linha dos ombros. Todos combinam com qualquer tipo de rosto.

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-desfiado
Foto: Reprodução/Pinterest

 

O curto ideal de acordo com a cerimônia

Após encontrar ou acertar o curto perfeito, está na hora de pensar no penteado que você deve usar na cerimônia. Aqui, a dica de ouro é seguir o horário e o local em que será realizado o casamento. Além de entender qual a sua posição no evento: madrinha ou convidada.

Os casamentos diurnos pedem por looks mais naturais, sem tanta produção ou textura. “A finalização com babyliss e ondas largas são as mais usadas. Elas, inclusive, combinam muito bem com casamento ao ar livre, na praia ou no campo”, afirma Lucy. O spray de sal também é um ótimo aliado. Ele cria as beach waves, aquele cabelo bem desconectado com cara de quem acabou de sair do mar.

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-trancas
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Já para a noite, vale abusar das texturas, do movimento e das ondulações mais marcadas. “Os finalizadores são essenciais em penteados para cabelos curtos para casamento noturnos. O gel dará personalidade ao corte, o dry shampoo trará volume e as pomadas serão usadas para enfatizar as ondas e a forma dos fios”, conta Hoffmann.

De acordo com Lucy, os penteados para madrinhas de casamento à noite precisam ter um ar de red carpet. Já para as convidadas não há muitas regras. Elas apenas devem seguir o estilo do evento.

“O penteado cabelo curto para madrinha costuma ser clássico e imponente. Os presos laterais e com volume no topo são ótimas opções para essas mulheres. Já as convidadas devem abusar das texturas. Aposte em ondas suaves para dar movimento, semi-presos com tranças ou fivelas, além de tiaras, flores e lenços, que dão charme e complementam qualquer penteado”, diz Hoffmann.

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-para-negras
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Acessórios e mais acessórios

A textura do cabelo é outro fator que pode influenciar na escolha do penteado. “Falso moicano, tranças, mechas torcidas e semi-presos são looks que fazem toda a diferença em cabelos cacheados”, diz Hoffmann. Os melhores penteados para cabelos curtos e lisos, entretanto, são aqueles que trazem efeitos, volume e texturas, como o moicano e a trança lateral com o outro lado ondulado.

Independentemente do tipo de fio, porém, os penteados para cabelos curtos para casamento possuem um grande aliado na hora de montar o look: os acessórios. Headbands, presilhas delicadas, tiaras, lenços, joias e até chapéus podem dar mais estilo e elegância ao penteado – se usados moderadamente.

Vale ressaltar que as mulheres de cabelos curtos devem fugir de acessórios muito grandes. Isso porque eles podem roubar o glamour do corte. “Materiais como metal e clássicos em couro caem muito bem para o trabalho, mas devem ser evitados nos casamentos. Procure por acessórios mais sofisticados, com brilhos e cristais. Estes são perfeitos para festas e eventos”, afirma Hoffmann.

Veja também: Vestidos para casamento | Guia de estilo para convidadas e madrinhas

Penteados para cabelos curtos: passo a passo

Se você não puder se produzir em um salão, saiba que é possível fazer um penteado de cabelo curto simples e elegante em casa. Lucy diz que é bem fácil recriar o chamado wet hair, aquele cabelo molhado, jogado para trás.

“Para recriá-lo, basta molhar os fios, borrifando água da raiz até as pontas. Alinhe com um pente da forma desejada e aplique gel de efeito molhado por todo o cabelo. É importante ser generosa com a quantidade em cada mecha. Depois, acerte com um pente novamente para garantir o shape. Finalize com spray de brilho”, explica a hair stylist do Square by Romeu Felipe.

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-wet-hair
Foto: Reprodução/Pinterest

 

25 penteados para cabelos curtos para casamento

Confira nossa galeria com diversas opções de penteados para fios curtos de qualquer estilo de cabelo e inspire-se!

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-loiras
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-flores-coloridas
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-ondas
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-acessorios
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-tranca
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-solto
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-coque
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-coque-baixo
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-tiara
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-loiras
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-franja
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-flor
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelo-curto-para-casamento
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-topete
Foto: Stephen Lovekin/Getty Images)
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-flores-naturais
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-liso
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-com-tranca-e-coque
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-afro
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-lisos
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-wet-e-topete
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-para-negras
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-de-dia
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-simples
Reprodução Pinterest

 

penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-afro-com-flores
Reprodução Pinterest
penteados-para-cabelos-curtos-para-casamento-afro-tranca
Reprodução Pinterest
Tags da matéria

Comentários