A procura pelo penteado ideal deve começar pelos gostos, tipo de casamento e a personalidade da noiva. Os penteados com trança, por exemplo, costumam ir bem com as mulheres mais românticas ou com casamentos tipo boho.

No entanto, os penteados com trança tem mostrado versatilidade, nos últimos tempos, e vem acompanhado cada vez mais outros modelos de cabelo e noivas de diferentes jeitos.

“A trança, hoje, virou um adorno do penteado. Raramente, a noiva casa apenas com uma trança, prendendo o cabelo inteiro, por exemplo, a embutida. Atualmente, as tranças se fazem presente dentro de um outro penteado, completando-o, como na lateral, no meio rabo, no coque…”, explica o hairstylist Jeferson Ribeiro, do Jacques Janine Jardim América.

Veja também: 20 modelos de penteados para casamento no civil 

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Dicas para penteados com trança

Existe uma infinidade de ideias de penteados com trança e para escolher o modelo ideal é preciso levar em consideração alguns pontos.  Veja abaixo algumas dicas para não errar na hora de escolher os penteados com tranças para casamento.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Como escolher qual trança usar?

O estilo a ser usado varia muito de acordo com o que cada noiva quer transmitir e isso pode ser descoberto com o cabeleireiro responsável pelo penteado, que deve levar em conta o vestido, a maquiagem, o ambiente do casamento, etc.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

“Existem penteados com trança para todos os gostos! Se a noiva for mais romântica, por exemplo, sugiro fazer uma trança com estilo ‘camponesa’, como duas laterais que deixam o cabelo mais solto na parte de trás. Já se ela for mais tradicional, recomendo fazer um coque com trança. As noivas com estilo boho talvez gostem mais da trança no meio rabo, decorada com flores, deixando a maior parte do cabelo solta”, enumera Jeferson.

Para Natieli Coghi, beauty artist e especialista em noivas do Criar by Fabinho Araújo, as tranças combinam com todos os tipos de noivas, por conta, justamente, da variedade e jeitos de fazer esse penteado. “Elas remetem ao romantismo, por isso chama atenção das noivas mais sonhadoras. Ficam melhores nas noivas que querem algo mais romântico ou bohoo. Quem quiser apostar em um penteado mais simples também pode adotar uma trança”, afirma a especialista.

Quais os tipos de casamento que as tranças combinam?

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

As tranças são muito bem-vindas em casamentos ao ar livre, como fazendas, praias, chácaras, por ter aquela simplicidade. Porém, como explica Natieli, “uma noiva clássica pode, sim, ter sua trança, adotando, por exemplo, um modelo mais polido, combinado ao penteado clássico.”

No entanto, existem algumas regras básicas que o profissional que for fazer o seu penteado, provavelmente, vai seguir ao executar o trabalho.

“São conselhos baseados na experiência. Mas, é importante lembrar que há exceções e que o mais importante é a noiva casar como ela sempre sonhou! Se o casamento é durante o dia, mais descontraído, o penteado com trança mais solta pode combinar melhor. Já se a cerimônia for à noite, mais formal, ela pode usar um coque. Mas, como eu disse, nenhuma regra é inquebrável! Gosto de dizer que a trança é um penteado tão versátil, que pode ser usada a qualquer hora, em diversos lugares!”, opina Jeferson.

Veja também: TOP 10 penteados para casamento para cabelo cacheado

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Quais são os penteados com tranças mais pedidos?

“As tranças tipo gregas são as mais usadas e pedidas nos últimos tempos! Ou, ainda, uma mistura com a clássica transpassada no alto da cabeça como base de um coque, com ar mais elegante”, diz Henrique Mello, da Agência First, de São Paulo.

Além delas, as desconstruídas, meia trança nos penteados semi preso estão fazendo a cabeças das noivas este ano. “Os penteados praticamente soltos com algum detalhe em trança têm saído muito. Os detalhes trançados estão em alta, podendo ser na frente, na lateral, como uma tiara, no coque… Só usar a imaginação!”, conta Jeferson.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

É possível fazer um penteado com tranças em qualquer tipo de cabelo?

Opa, se dá! Hoje em dia, com tantos produtos incríveis, até o mais fino dos cabelos funciona com as tranças! Geralmente esse tipo de penteado costuma ficar melhor com cabelos longos e volumosos, mas nada que um spray, mousse não dê um jeito. É possível fazer penteados com tranças em cabelos curtos.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Os penteados com tranças afro têm conquistado cada vez mais espaço entre as noivas de cabelo crespo e ondulados e ficam lindas no altar.

“Para o cabelo crespo existem vários penteados com trança, que ficam bonitos e cheio de estilo. As tranças afro são ótima opções para cabelos crespos. O cabelo pode ter algum detalhe de trança e o restante solto, ou até todo preso com tranças afro”, exalta Natieli Coghi.

Além disso, é super possível fazer um penteado com tranças e cachos, sejam eles naturais ou não, e também fica um charme os penteados com tranças e cabelo solto.

Veja também: TOP 25 penteados para cabelos curtos para casamento

Com que vestidos as tranças costumam funcionar melhor?

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Henrique afirma que os vestidos mais ‘molengos’ e fluidos combinam melhor com os penteados com trança, trazendo o ar hip chic/Boho e deixa o look num todo mais romântico.

“Os estruturados pedem tranças como arremate ou acabamento e decotes nas costas possibilitam um trançado até mais longo se ajustando sobre a pele sem arrastar nas rendas e tecidos, comprometendo o acabamento e durabilidade durante a cerimônia!”

Penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Tabelinha das tranças para se inspirar!

Existe diversos penteados com trança para se inspirar, e por isso é preciso tomar cuidado na hora de escolher o look que vai ficar perfeito com o penteado.

Penteado Coque + trança

Fica ótimo tanto em vestido decotado como em vestido fechado, decotes canoa e estilo princesa.

Penteado Cabelo preso + trança

Combina muito bem com um vestido fechado.

Penteado Cabelo semi solto + detalhe de trança

Vai bem com vestidos com decotes nas costas, pouco profundos.

Penteado Semi preso + detalhe de trança

Pode ser combinado com vestidos que possuem muito bordados na parte de cima.

penteados com trança
Foot: Instagram / Ton Reis

Como escolher o profissional?

Para Jeferson, a noiva precisa estar bem atenta à qualificação do profissional para fazer o penteado, especialmente se for uma trança, que exige um pouco mais de técnica.

“Nesse momento, acredito que o Instagram seja um bom aliado, especialmente para conhecer o trabalho dos cabeleireiros. Recomendo ver as fotos, ler os comentários, etc…”, diz o profissional.

“Procure conhecer pessoalmente, conversar com o profissional, quanto mais você conhecer, mais segura estará no dia. Eu, como especialista, sempre indico que a noiva deve ter o máximo de contato possível comigo para que no grande dia ela esteja segura e confiante que tudo dará certo”, conta Natieli.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Cuidados antes, durante e depois da cerimônia!

Os profissionais alertam para esses cuidados, que são imprescindíveis para a noiva os penteados com tranças sempre no lugar!

“Na hora de montar a trança usamos pomadas para fixação, anti frizz e fixador. A quantidade de produto vai depender do estilo de trança. Mas, depois, toda noiva deve tomar cuidado com os abraços calorosos dos convidados”, afirma Nati.

“O preparo é fundamental para um resultado em qualquer penteado. E, nos trançados, deve-se ser usada uma mousse para secar e texturizar os fios antes de moldá-los! Então, fazer o trançado com spray fixador e grampos invisíveis darão estrutura pra sua durabilidade para todo casório!”, explica Henrique.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Acessórios de cabelos com tranças!

Para Jeferson, a escolha do acessório para os penteados com trança varia de acordo com o estilo da noiva e das indicações do profissional. “Se trança for no cabelo inteiro, gosto dos arranjos que são mais compridos, ou aqueles com flores. Já se for um coque, ela pode usar tiaras, coroas, etc.”, entrega o profissional.

Henrique prefere os arremates com grinaldas mais moldáveis e longas, ou peças soltas. Flores, naturais ou de pano, preparadas separadamente para ornamentar as formas e dar acabamento para o trançado, sem comprometer o macramê das mechas, também funcionam.

penteados com trança
Foto: Pinterest / Reprodução

Penteados com tranças passo a passo

Se você pretende se arrumar sozinha, ou quer se arrumar em casa, é possível encontrar penteados com tranças fáceis que podem ser reproduzidos e ficar bem estiloso.

 

Veja mais inspirações de penteados com tranças no nosso perfil no Pinterest
</>

Tags da matéria

Comentários