Escolher o penteado perfeito é a meta de todas as noivas. O item faz parte do checklist e gera muitas dúvidas, o que é normal. Preso, solto, meio preso, com tranças… são muitas as possibilidades de penteados para noivas negras.

Quer uma ajudinha nessa missão de beleza para o Grande Dia? Confira algumas dicas especiais de profissionais e inspirações imperdíveis!

Veja também: Penteados simples para casamento para fazer em casa

 Penteados para noivas negras: por onde começar?

Assim como quase todos os itens do casamento, para obter um bom resultado do penteado da noiva é preciso planejamento. Tudo começa pela busca de um profissional especializado no seu tipo de cabelo e que atenda às suas expectativas.

Celi Zonta, cabeleireira especializada em cabelos naturais indica que a procura deva começar com 6 meses de antecedência do casamento. “O teste serve para saber se haverá empatia entre profissional e cliente e principalmente se o penteado e a maquiagem irão agradar. Caso seja uma experiência negativa, a noiva terá tempo para procurar um novo profissional”, recomenda Celi.

Foto: @asiyami_gold

Para Rachel Ramos, diretora artística da Puntuale, o contato prévio é importante para a noiva e também para o profissional. “Eu prefiro conhecer a noiva antes do teste e bater um papo, mexer um pouco no cabelo, pra já chegar no dia do teste já sabendo exatamente o gosto dessa mulher. Aqui na Puntuale chamamos esse dia de “Que Noiva Sou Eu”, é o dia da consultoria de estilo”, comenta Rachel.

Veja também: Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

 Como preparar o cabelo?

Uma coisa é verdade: não adianta escolher o penteado perfeito se os fios não estiverem bem tratados. Cada tipo de cabelo requer um tipo de cuidado específico, principalmente os crespos e cacheados, tipos comuns entre as mulheres negras. Por esse motivo é importante preparar os fios para o Grande Dia.

Para essa tarefa, Celi Zonta indica seguir um cronograma capilar: “Tudo vai depender do atual estado do cabelo, se ele é natural, se tem mechas, coloração ou porosidade, por exemplo. O ideal é que seja feito um cronograma capilar pelo menos semanal e quanto antes começar, melhor. O cronograma consiste em hidratar, nutrir ou reconstruir os fios, de acordo com a necessidade de cada cabelo.

Manter os cachos definidos é a dica de Rachel Ramos. Para isso, a especialista recomenda um corte específico para cada cabelo cacheado ou crespo, com a ajuda do profissional que vai cuidar dela. “A fitagem com cremes específicos também funciona muito. E banho de óleo de coco para manter o cabelo hidratado também é uma opção”, recomenda Rachel.

Foto: Mateus Montoni

Estou na transição capilar, e agora?

Muitas mulheres com cabelo crespo e cacheado optaram pela transição capilar nos últimos anos, processo que nada mais é que deixar a química de lado e assumir a textura natural dos fios. Esse período pode gerar inseguranças na hora de escolher entre os penteados para noivas negras, mas é possível recorrer a alguns recursos e conquistar um resultado incrível.

“Tudo vai depender de quanto tempo a noiva está em transição e de quanto ela está se sentindo segura com seu cabelo natural. Se houver um crescimento considerável, há texturizações para que a parte ainda sob efeito de alisamento fique o mais parecida possível com o cabelo natural. Nesse caso, utilizamos bobs, bigudinhos, ou até mesmo modelador de cachos somente na parte alisada do cabelo. Os resultados são bem favoráveis”, comenta Celi Zonta.

Foto: Joshua Dwain Photography

 

Para Rachel Ramos, a primeira coisa a se fazer durante a transição é não escovar o cabelo nos meses que antecedem o casamento. “Isso pode tirar a textura cacheada do fio. Então, segurar firme a decisão que o cabeleireiro com um modelador de cachos vai resolver esse penteado. Aí, com os cachos definidos, pode usar o cabelo solto ou preso”, comenta a especialista.

Tipos de penteados para noivas negras

Uma coisa que as noivas negras possuem ao seu favor é a versatilidade. O tipo de cabelo comum entre elas oferece a possibilidade de diversos penteados, dependendo apenas do comprimento do cabelo.

Penteados presos para noivas negras

Uma opção para as noivas negras é usar penteados com os fios presos. Essa escolha é ideal para quem quiser dar destaque para detalhes do vestido ou brincos, por exemplo.  “Dificilmente uma crespa ou cacheada quer prender o cabelo por completo ou escová-lo para a cerimônia. Elas são orgulhosas de seus cabelos e a preferência é por deixá-los o mais natural possível, mas há quem goste e prefira os presos. Nesses casos, gosto dos mais despojados, que combinam muito com cabelos naturais”, comenta Celi Zonta.

Foto: Luiza Ferraz

Penteados meio presos e com tranças para noivas negras

Indicadas para os cabelos cabelos médios e longos, as tranças laterais já começam a ser preferência entre as noivas negras, assim como os meio presos, segundo Celi Zonta.

“O cabelo cacheado é muito versátil, vai desde de um cabelo solto até um coque despojado. Eu gosto muito de meio preso para cabelos cacheados e crespos com comprimento abaixo do ombro, funciona e deixa a noiva confortável”, recomenda Rachel Ramos.

Foto: Ale Bigliazzi

Penteados soltos para noivas negras

Que tal abusar do volume característico dos fios crespos e cacheados? Os penteados para noivas negras com fios soltos são ideais para esse tipo de finalização. Para Rachel Ramos, os cabelos mais curtos são mais bonitos soltos ou presos de um lado só, pra valorizar o volume natural do cabelo.

Foto: La Femme Gribouillage

E os acessórios, como usar?

Os acessórios podem ser responsáveis pelo toque final nos penteados para noivas negras.

“Para cerimônias diurnas e ao ar livre, indico flores e acessórios com pouco brilho. Gosto de casquetes, tanto para dia quanto para noite.  Mantilhas e véus vão de acordo com o estilo da noiva, mas acho lindo e clássico. Podem também abusar de faixas, turbantes e fitas.Pentes, presilhas, tiaras, pontos de luz, tudo isso pode ser utilizado, assim como apliques para preenchimento em caso de cabelos em pequena quantidade”, indica Celi Zonta.

“Todos os tipos de acessórios vão super bem para cabelos cacheados e crespos, vai depender do estilo de cada mulher mesmo. Mas eu amo pentes laterais de todos os tipos e flores artificiais ou naturais para dar o acabamento do penteado”, recomenda Rachel Ramos.

Veja também: 20 modelos de penteados para casamento no civil

Dicas para manter o penteado impecável durante o casamento

Penteado escolhido, feito e a noiva está linda para o Grande Dia. Mas, como manter os fios impecáveis durante a cerimônia e festa? Para Rachel Ramos o principal segredo é escolher o profissional certo. “Na preparação do cabelo é indispensável que o profissional saiba quais produtos e ferramentas usar para fazer com que os cachos durem mais. São essas técnicas que vão fazer que o cabelo dure e fique impecável a festa toda!”, comenta Rachel.

A especialista Celi Zonta conta que em penteados meio presos, é imprescindível que a noiva não passe as mãos toda hora nos cabelos. “A umidade das mãos pode prejudicar a finalização. Acredito que uma das vantagens de se casar com cabelo natural é não ter medo que ele possa desmanchar. Mais um motivo para amar seu cabelo natural e se sentir mais livre de preocupações”, finaliza Celi.

8 inspirações de penteados para noivas negras

Penteados para noivas negras
Foto: André Amaral

 

penteados para noivas negras
Foto: Rachel Ramos

 

penteados para noivas negras
Foto: Ale Bigliazzi

 

penteados para noivas negras
Foto: Rebecca Yale Photography

 

penteados para noivas negras
Foto: Chelsea Denise Photography

 

penteados para noivas negras
Foto: Katherine Stinnett

 

penteados para noivas negras
Foto: Landon Hendrick Photography

 

penteados para noivas negras
Foto: Larissa Felsen

Veja mais inspirações de penteados para noivas no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários