Os cachos nunca foram tão tendência. Com as mulheres mais seguras de seus cabelos naturais, a chapinha e a escova têm ficado de lado na preparação para o casamento, enquanto os penteados com cachos – mesmo para as noivas com fios lisos – ganham seu espaço.

Veja também:  Editorial Beleza da Noiva Sem Medidas

Penteados com cachos
Foto: The Simple Things Studio

 

Veja mais:

Penteados para noivas: saiba escolher o que mais combina com você

Penteados para noivas morenas| Dicas, cuidados e inspirações

Penteados para noivas loiras: ideias práticas para o grande dia

Cabelo cacheado: características

Um dos principais fatos a respeito dos cabelos cacheados é que a própria curvatura deles impede que a oleosidade natural do couro cabeludo percorra os fios. Por conta disso, Tina Alves, consultora de imagem e estilo do Jacques Janine Brooklin, destaca que esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado, volumoso e com frizz.

Bárbara Giriotas, visagista e hairstylist especialista em cabelos naturais, cacheados, ondulados e crespos no Floreal Hair Salon, destaca que quanto menor a curvatura do cacho mais irregular são as camadas de cutícula – o que deixa os fios mais suscetíveis às agressões. É por isso que os cachos precisam estar sempre bem tratados. Só assim eles estarão alinhados e harmoniosos no Grande Dia.

Penteados com cachos
Foto: Christine Doneé

 

Cronograma capilar

Para arrasar com os cabelos cacheados, é primordial começar uma rotina de tratamento com antecedência e mantê-la de maneira contínua. “Pelo menos uma vez por semana, a noiva precisa fazer um tratamento de nutrição nos cabelos. Ele vai alinhar, diminuir o frizz e dar mais força para os fios”, diz Larissa Francine, hairstylist do Allummê by Wesley Nobrega.

Para manter uma rotina de tratamento funcional, Tina recomenda que as noivas façam um cronograma capilar. A técnica envolve uma agenda de cuidados com os três passos importantes para preservar a saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Para o casamento, a dica é dar mais atenção às etapas de nutrição e reposição de água.

“Hidratar com frequência também ajuda muito na definição e no volume. Fios hidratados absorvem mais água e mantém a forma por mais tempo”, diz Bárbara.

Ainda nos preparativos (e para a saúde geral dos cabelos cacheados), a especialista do Floreal Hair Salon recomenda que a noiva não use shampoos que façam espuma. De acordo com ela, a formação de bolhas retira o condicionamento natural e aumenta o frizz, além de atrapalhar a definição. “Use um higienizador sem espuma que limpa o couro cabeludo com extratos botânicos e não prejudica os fios.”

Veja mais: Top penteados para noivas negras arrasarem no altar

Top 25 penteados para noivas ruivas para se inspirar

Penteados com cachos
Foto: Michael and Carina Photograpy

 

Penteados com cachos: passo a passo no salão

Na hora de produzir os penteados com cachos para casamento, tudo vai depender das escolhas e da curvatura dos fios da noiva. Para as que procuram cachos mais naturais, Larissa destaca que a rotina começa no lavatório. “Pode-se usar um shampoo mais emoliente, que vai deixar o cabelo mais nutrido. Isso ajuda a manter a estrutura sem deixar os fios pesados”, explica.

Na sequência, é preciso condicionar os fios e aplicar um bom leave-in – um creme sem enxágue que vai ajudar a dar brilho e estruturar os cachos. “Esse finalizador é essencial. Não tem como ter um cabelo cacheado natural estruturado sem usar um leave-in para a preparação”, destaca a hairstylist do Allummê by Wesley Nobrega.

O finalizador em creme é uma ótima opção para os penteados com cachos mais grossos ou crespos. Ele ajuda a manter a hidratação e prevenir o frizz. “Já para finalizar os cabelos finos e com cachos abertos, priorizamos a fixação com mousse ou gel, para definir mais”, conta Bárbara.

Tina destaca também outro grande aliado dos penteados com cachos: a fitagem. Na técnica de texturização, usam-se os dedos para separar os fios em fitinhas, o que auxilia na definição por longos períodos – além de controlar o volume e reduzir o frizz.

Veja mais:

Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

Penteados para casamento para cabelo curto | 5 acessórios para usar

penteados-com-cachos
Foto: Sara Weir

 

O babyliss

Apesar de também ser usado pelas cacheadas, as noivas de cabelos lisos tem no babyliss um grande aliado. É ele quem vai permitir que elas consigam ter lindos penteados com cachos no casamento.

Os penteados com cachos soltos e os penteados com cachos nas pontas são os queridinhos. Isso porque eles agradam de noivas despojadas às mais clássicas. Lembrando que, antes de enrolar os fios, é importante usar um protetor térmico para não danificar as madeixas!

Veja também:  20 penteados para noivas incríveis e cheios de personalidade!

Penteados com cachos
Foto: Julie Paisley Photography

 

Cabelos cacheados

Cada curvatura e cada comprimento tendem a funcionar melhor com determinados tipos de penteados para cabelo cacheado. Para os curtos, por exemplo, Bárbara recomenda aproveitar o volume para valorizar o corte. “Também é possível usar tiaras ou pequenos grampos decorados para dar mais charme. Outro acessório lindo para cabelos curtos é o casquete.”

“O cacho mais fechado tende a ser mais murchinho”, lembra Larissa. Por isso, para as noivas com cabelos curtos e cachos fechados, a especialista recomenda os penteados com cachos laterais, partindo da nuca.

“Agora, um cabelo médio e longo com cachos mais abertos, mais soltos, consegue penteados com cachos com um ar bastante natural”, conta a hairstylist do Allummê by Wesley Nobrega. Nesses casos, penteados laterais, com tranças ou coques baixos, mais soltinhos, funcionam super bem.

Veja também:  Coques para noivas | Dicas e inspirações para diferentes tipos de cabelo

Penteados com cachos
Foto: Sawyer Baird

 

Cabelos crespos

Já para o cabelo crespo, a recomendação de Larissa é apostar em penteados com cachos com a frente puxada para trás. “Assim, dá para manter a frente mais alinhada e ousar da naturalidade na parte de trás.” Aqui, os acessórios são super recomendados!

Outras opções são as famosas tranças nagô e as box braids. “Dependendo do estilo, também podemos fazer um moicano bem cacheado e mais despojado. Ou um coque baixo lateral, para as noivas mais clássicas”, conta Bárbara.

Veja também:  Acessórios de cabelo para madrinhas: dicas para investir sem medo

Semi presos

Os semi presos também estão entre os queridinhos de quem quer apostar nos cachos. “Além de valorizar mais o rosto da noiva, eles criam um visual diferenciado sem que ela perca sua personalidade”, destaca Tina.

Bárbara comenta que os penteados com cachos semi presos funcionam melhor para noivas com cachos bem definidos ou crespos. Isso porque essas curvaturas, se bem hidratadas, tem mais durabilidade.

Penteados com cachos
Foto: Larissa Felsen

 

Cacheada a festa toda

Os penteados com cachos tendem a não precisar de muita finalização. O segredo está mesmo na preparação dos fios no salão. “A fitagem bem feita é primordial para que o penteado se mantenha impecável até o final da festa. Uma dica importante também é sempre usar produtos de boa qualidade”, destaca Tina.

Outro conselho de ouro é não alisar o cabelo para depois cachear novamente! O ideal é aproveitar a curvatura natural dos fios e customizá-la com o leave-in. “Diferentemente da escova e do babyliss, com o cacho natural, a noiva pode dançar e aproveitar à vontade. Mesmo com a transpiração e a umidade, a raiz e a beleza do cabelos não vão se desmanchar”, garante Bárbara.

penteados-com-cachos
Foto: Sylvie Gil Photography

 

20 penteados com cachos para se inspirar

Em busca do penteado dos sonhos? Confia 20 inspirações de penteados para casamento de noivas que apostaram nos cachos para o Grande Dia:

Penteados com cachos
Foto: simply Sarah Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Rebecca Yale Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Michelle Scott Photo

 

Penteados com cachos
Foto: Michelle Lange Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Michael and Carina Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Larissa Felsen

 

Penteados com cachos
Foto: Larissa Felsen

 

Penteados com cachos
Foto: Krista Lee Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Kellan Studios

 

Penteados com cachos
Foto: Joey Kennedy-Oncewed

 

Penteados com cachos
Foto: Christine Doneé

 

Penteados com cachos
Foto: Cassandra of Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Carmen Santorelli Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Brumley & Wells

 

Penteados com cachos
Foto: André Amaral

 

Penteados com cachos
Foto: JOSEBA SANDOVAL PHOTOGRAPHY

 

Penteados com cachos
Foto: La Femme Gribouillage

 

Penteados com cachos
Foto: Rebecca Yale Photography

 

Penteados com cachos
Foto: Sposto Photography

 

Penteados com cachos
Foto: STUDIO VIRGINIA MELO

 

Veja mais penteados para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários