Revista

Casamento civil em casa: como organizar esta celebração?

Que tal fazer um casamento civil em casa? Veja as dicas para não deixar esta data passar em branco.

Com a pandemia, muitos casais tiveram que colocar em “stand-by” o sonho de um casamentão. No entanto, uma possibilidade para muitos noivos neste período é, justamente, a de celebrar o casamento civil em casa, com uma festa bem intimista.

Veja também: Os direitos dos noivos durante a pandemia do coronavírus

Casamento civil em casa!

Bruna Rabboni, da assessoria Santo Casamenteiro, conta que a maioria das pessoas está fazendo pequenas festas em casa mesmo ou na casa dos pais para comemorar o casamento civil. “Eu tive só um casal que teve mais gente – que foram 30 pessoas. Mas as demais foram em torno de 10 pessoas, somente os mais íntimos (pais, padrinhos, irmãos, etc)”, relata.

A wedding planner Luciana Krizanowski, que durante a pandemia criou um projeto voltado para eventos em casa, acredita que os casais não devem desistir de celebrar este momento. “As pessoas têm que se cuidar e é preciso ter responsabilidade. Mas os noivos não devem deixar o sonho se abater pelo medo. O casamento civil deve ser celebrado, sim. Os noivos não devem perder esse momento. Claro, é importante sempre ter cautela, fazer algo em casa, somente com as pessoas que você vê regularmente e que sabe que estão se cuidando”, pontua.

Quer saber como organizar seu casamento civil em casa? Veja dicas abaixo!

Leia também: Casamento Lucas Lucco e Lorena Carvalho | Cerimônia intimista em Uberlândia

Quem convidar?

Fazer aglomerações neste momento não é indicado. Portanto, Bruna e Luciana indicam que seja uma festa mais intimista, com no máximo 20 pessoas. “Uma de nossas noivas chegou a ter 30 convidados para um casamento civil, mas este número já passa a ser mais arriscado”, justifica Bruna. Normalmente, são convidadas as pessoas mais próximas aos noivos. “Nesse momento, é preciso se restringir à família e pessoas que você está vendo neste período, que você sabe que estão tendo cuidados necessários”, assegura Luciana.

casamento civil em casa

Foto: Deepak Bardhan

Para não deixar ninguém de fora, alguns casais têm optado por fazer a transmissão do casamento ao vivo. Nestes casos, é bom designar alguém da família que entenda bem de tecnologia para deixar tudo funcionando na hora H.

Leia também: Quando os casamentos vão voltar?

O que servir aos convidados em um casamento civil em casa?

Em função dos horários nos cartórios, muitos casamentos civis são celebrados pela manhã. Por conta disso, a predileção dos casais geralmente é por fazer um almoço. Luciana aconselha ter algo para ser servido à medida em que os convidados chegam na residência ou nos momentos em que os noivos se retiram para fazer as fotos protocolares.

“Uma opção é a mesa de antepastos. No entanto, por conta do Coronavírus, a questão da comida exposta está sendo revista. Uma alternativa é ter mini porções de antepastos e servi-las à inglesa.  Muitos buffets têm trabalhado desta forma. Elas podem ser servidas no prato ou em mini formato volante – enquanto as pessoas estão sentadas no sofá ou circulando pela casa, o garçom pode servi-las”, indica.

casamento civil em casa

Foto: Luciana Krizanowski

Os demais pratos podem ser servidos à inglesa. “Em função da pandemia, acredito que o serviço à inglesa está sendo o campeão disparado – ele normalmente conta com um primeiro prato (salada ou entrada), segundo prato e sobremesa”, comenta Luciana.

Seu orçamento está um pouco reduzido para esta celebração? Bruna relata que muitos casais têm optado por preparar algo em casa mesmo (pode ser uma receita de família, por exemplo) ou por encomendar uma comidinha que gostem de algum restaurante ou padaria. “Muitos casais não pegaram o buffet pelo fato de o custo ser maior e ter uma equipe maior também. É uma coisa bem mais mini mesmo. Algumas vezes contratam só uma pessoa para cuidar desta parte da cozinha”, avalia.

Leia também: Serviços de buffet | Saiba qual é o ideal para o seu casamento

casamento civil em casa

Foto: Deepak Bardhan

No entanto, algo que muitos casais vêm priorizando, segundo Bruna, são os doces e o bolo. “Muitos optam por encomendá-los com a mesma empresa que contrataram para o casamento”, afirma.

As bebidas e drinks também não ficam de fora. Bruna aponta que muitos noivos acabam comprando bebidas (vinhos, espumante e whisky) para esta celebração com os mesmos fornecedores que já estavam contratados para o casamento. Luciana também indica o bar de drinks para os casais que querem oferecer algo diferenciado para os convidados.

Veja também: Principais dúvidas sobre casamento x coronavírus

Como decorar a casa?

Se você optou por fazer um casamento civil em casa, é bacana preparar a residência com bastante carinho.  Uma das formas de fazer isso é escolher alguns itens de família para compor a decoração. “Geralmente a sogra, a avó ou a mãe têm alguma peça que é simbólica de família. Pode ser uma toalha, um terço, candelabros, uma jarra de prata…É interessante quando a família usa peças que fazem parte da história para valorizar estes momentos especiais”, sugere Luciana.

casamento civil em casa

Foto: Luciana Krizanowski

Bruna também conta que muitas noivas acabam comprando alguns arranjos florais com as empresas que já foram contratadas para a decoração do casamento. “Geralmente, não é nada muito suntuoso, é uma coisa mais simbólica para o dia”, indica.

Segundo ela, esta é também uma oportunidade para que as noivas que têm aptidão com trabalhos manuais coloquem a mão na massa. “Temos uma noiva que fez um mini wedding em Boston, em frente à casa da família. E a noiva que fez tudo – decoração com trigos, plaquinhas e bandeirinhas para os drinks”, lembra Bruna.

Leia também: 5 casais que inovaram e celebraram de forma criativa o casamento na quarentena!

casamento civil em casa

Foto: Luciana Krizanowski

A locação de mobiliário também é uma opção, caso falte algum item. “Muitas empresas de locação estão trabalhando com eventos em casa. Caso, por exemplo, na residência não tenha nenhum aparador pra fazer o altar da celebração civil, dá para locar uma peça bonita”, aconselha Luciana.

A mesa onde será servida a refeição também merece um destaque especial e deve estar linda. Como se trata de uma festa com poucos convidados, é possível até mesmo personalizar alguns itens. “A mesa pode ter lugares marcados e pode ser feito um menu nominal a cada convidado. Essa personalização deixa o momento mais chique e intimista”, declara Luciana.

Veja também: 5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado

Medidas de segurança

Por conta da pandemia, ao se fazer um casamento civil em casa, é preciso pensar em algumas medidas para deixar seus convidados mais confortáveis e seguros. A primeira delas diz respeito à escolha do ambiente onde será a festa. Luciana indica que os noivos deem preferência a espaços abertos e com boa ventilação, se possível. “Se a casa for grande ou se tiver um jardim, é indicado criar um cenário externo – pode ser com uma tenda, uma cobertura ou adaptar uma varanda”, recomenda.

Outra questão que deve ser levada em consideração diz respeito às toaletes e lavabos. “Deve-se evitar toalhas de tecido neste momento. Dê preferência a toalhas de mão descartáveis”, alerta Luciana. O mesmo vale para os guardanapos.

casamento civil em casa

Foto: Deepak Bardhan

E valem todas as medidas às quais já nos acostumamos: limpar os pés na entrada, esterilizar constantemente as mãos e o uso de máscaras. Bruna conta que neste tipo de evento, em alguns momentos, os noivos acabam ficando sem a máscara (na cerimônia, por exemplo, ou no momento da refeição), mas que ela deve ser mantida em outras horas.

Se o juiz de paz for até a casa dos noivos, é bom verificar se há alguma exigência específica com relação à celebração. De acordo com Bruna, uma de suas noivas contou que o profissional exigiu que o casamento tivesse um número máximo de convidados, por exemplo.

Veja também: Precisou adiar o casamento? Veja algumas dicas para avisar os convidados

Música

Em uma boa festa não pode faltar música, não é mesmo? No casamento civil em casa, Luciana recomenda somente música ambiente, sem pista. Bruna relata que uma de suas noivas optou por contratar um músico que toca violino.

Foto e vídeo

É claro que muitos noivos vão querer um registro deste momento. Como proceder? Luciana sugere que os fotógrafos e videomakers adotem alguns protocolos: “Os equipamentos devem estar envoltos em papel filme, o profissional deve usar máscara (o ideal é usar luva também) e evitar cumprimentos. Além disso, eles devem ter uma nova postura de protocolo de fotos – fazer as imagens ‘posadas’ somente com os pais e os noivos, evitar fazer fotos com os convidados ou com aglomeração de pessoas”.

Bruna  comenta que, de forma geral, para cobrir este tipo de evento, vai só um profissional por equipe. As imagens feitas são mais focadas na arrumação da noiva e da casa, algo bem intimista, mostrando a família. Nestas ocasiões, os fotógrafos e videomakers costumam registrar a cerimônia e, depois, fazem um ensaio com o casal, geralmente num ambiente aberto.  Depois, geralmente não há cobertura da festa.

Leia também: Pré-wedding em casa | Tudo o que você precisa saber

casamento civil em casa

Foto: Deepak Bardhan

Veja mais casamentos inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020