Revista

Cerimônia das areias | Conheça a origem e o significado da celebração

A cerimônia das areias possui muito significado e simbologia, já que remete a uma união que não poderá ser separada homogeneamente

Celebrar a união de duas pessoas é sempre um momento único e emocionante. Tudo isso se torna ainda mais especial já que cada casal possui sua própria singularidade e forma de selar o matrimônio. Alguns optam em fazer isso de modo tradicional, enquanto existem aqueles que buscam alternativas criativas, como a cerimônia das areias.

Veja também:  Passo a passo para organizar a cerimônia de casamento

cerimômia das areias

Foto: Ponto Click Fotografia

 

Origem da cerimônia das areias

Não se sabe ao certo a verdadeira origem da cerimônia das areias, mas existem algumas teorias sobre o ritual. “Uma delas teria surgido de uma antiga tradição do povo hebreu, o chamado Pacto de Sal. Ele seria utilizado para selar qualquer acordo feito, porque, sendo misturado, nunca haveria a possibilidade de se separar. Seria para a vida toda”, conta o cerimonialista Gê Cotrim.

“A outra teoria, que tem mais a ver com casamento, diz respeito a um costume surgido no Havaí, onde os noivos levavam a areia de suas praias para as cerimônias por acreditarem que traria sorte. A areia selava a união do casal para sempre, sendo símbolo do amor eterno”, completa o especialista.

Veja também:  Cortejo do casamento | Ordem de entrada e saída na cerimônia

Significado da cerimônia

Quando o assunto é cerimônia das areias, significados não faltam. “É um ritual de unidade, onde dois ou mais elementos se fundem em um só”, explica Márcia Henz, fundadora da Rito Cerimônias.

“A cerimônia das areias simboliza a união de duas pessoas que se amam e que, assim como é impossível separar os grãos das areias depois de misturadas, será impossível a separação de duas pessoas que se amam”, acrescenta Gê.

cerimônia das areias

Foto: Rafael Ohana

 

Veja também:  Música para cerimônia: saiba como escolher a melhor opção para o seu casamento

Casamentos que combinam com a cerimônia

Além de sua beleza, simbologia e seu significado, a celebração é democrática. Assim, permite que seja realizada por qualquer casal, seja ele religioso ou não, e até mesmo no civil.

“Os noivos devem optar por esse tipo de cerimônia sempre que se sentirem profundamente conectados ao seu significado. É imprescindível que faça sentido para quem eles são, independentemente do estilo do casamento”, ressalta Márcia.

O local também não é um problema, seja ele um casamento ao ar livre ou em um ambiente fechado. Mas, é importante se atentar em cada detalhe. “É necessário ter o cuidado de montar o altar de forma que o vento ou qualquer outra condição meteorológica não interfira”, alerta a fundadora da Rito Cerimônias.

E as precauções não param por aí. “O ideal é que todos os convidados possam ver e entender a cerimônia das areias. Por isso a importância dos pequenos detalhes, como a escolha das cores”, aconselha Gê.

cerimônia das areias

Foto: Kyono Andre

 

Quais cores escolher?

O kit de cerimônia das areias vai variar de um casal para o outro. Além dos diferentes tipos de vasos ou recipientes, a escolha das cores deve ser bem pensada, já que cada uma possui seu próprio significado.

“O ideal é que o casal escolha tonalidades que tenham significados alinhados com suas respectivas personalidades. Além disso, é preciso se atentar ao resultado. Isso é, como será o contraste e a decoração do vaso após a mistura das cores”, explica Gê.

Semelhante opinião tem Márcia, que acredita ser válido analisar o gosto pessoal de cada um dos noivos. “É importante considerar em qual recipiente as areias serão depositadas, já que depois, normalmente, a peça passa a fazer parte da decoração da casa”.

cerimônia das areias

Foto: Vinicius Nunes

 

A seguir, conheça o significado das cores:

Preto: Cor associada a mistério, fantasia e dignidade. Possui certa sofisticação e luxo.

Branco: Majoritariamente está relacionado à ideia de paz, calmaria e pureza.

Amarelo: Transmite calor, luz, descontração e otimismo. Também está associado à prosperidade.

Vermelho: Tonalidade ligada à paixão, ao desejo e ao sentimento.

Lilás: De tom suave, a cor remete à espiritualidade e intuição.

Verde: Simboliza esperança, vigor, juventude e frescor. Também está relacionado à ideia de calmaria.

Laranja: Cor que significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso.

Rosa: Está ligado à beleza, saúde, sensualidade e ao romantismo.

Azul: É a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade e a sutileza.

Castanho: Significa maturidade, consciência, responsabilidade, estabilidade e resistência.

Dourado: Está simbolicamente associado à riqueza e a algo majestoso.

cerimônia das areias

Foto: Rafael Ohana

 

A cerimônia

Organização é um ponto crucial no Grande dia. Por esse motivo, é importante que os noivos decidam com antecedência e informem ao celebrante de casamento o desejo de fazer a cerimônia das areias.

Em relação à cerimônia em si, cada um dos noivos possui um recipiente com a areia escolhida por ele. Haverá também outro recipiente vazio. “Enquanto o celebrante fala sobre o significado da celebração, os noivos depositam as areias no recipiente vazio, misturando-as e, dessa forma, simbolizando a união das duas vidas”, revela Gê.

Mas, se engana quem acha que, para realizá-la, é preciso apenas três recipientes. Além dos noivos, outras pessoas podem participar do rito – o que demanda uma logística ainda mais organizada.

“Os familiares também podem participar. Assim, além do amor, terá também a representação da união da família. E, se o casal quiser, até mesmo amigos próximos poderão fazer parte deste momento, representando a amizade”, informa Gê.

Vale lembrar que, além dos já conhecidos vasos, algumas pessoas podem optar em adotar um quadro para cerimônia das areias, já que o item tende a se tornar objeto de decoração para o casal.

cerimônia das areias

Foto: Gê Cotrim

 

Mensagem para a cerimônia das areias

Não existe um momento exato para realizar o ritual. Alguns optam em fazer isso durante a troca de alianças, já outros preferem fazer antes. Por ser tão singular, durante a celebração, os noivos podem recitar alguma mensagem que tenha significado para ambos.

Nesse caso, é importante que tudo simbolize algo para o casal. A união, de forma completa, deve conectar esse momento tão especial a tudo o que ela representa para os dois.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019