O aniversário de casamento dá aos casais a oportunidade de celebrar novamente seu amor e a decisão de viver juntos. Esse é um momento importante para relembrar os anos de felicidade e preparar um futuro saudável e feliz.

Foto: Sophie Kaye Photography

 

Aniversário de casamento

“A palavra boda tem origem do latim ‘vota’, que significa ‘promessa’. Usada no plural, ela se refere aos votos matrimoniais feitos no dia do casamento”, explica a assessora de casamentos Sylvia Queiroz. Ela também conta que as origens da comemoração estão relacionadas com costumes de pequenos povoados alemães. Por lá, se oferecia uma coroa de prata aos casais que completavam 25 anos de união e uma de ouro para os que chegavam aos 50 anos.

Roseli Sanches Carvalho, fundadora da Agência Par, especializada em namoro e matrimônio, diz que a comemoração do aniversário de casamento é fundamental. “As pessoas comemoram o aniversário de vida. Então, por que não celebrar o de união?”, destaca. “A ocasião é uma chance de reacender a relação. De criar e fortalecer memórias, de troca de carinho.”

Ainda de acordo com Roseli, a dimensão da comemoração pode estar relacionada ao tempo que o casal está junto. Nos primeiros anos, por exemplo, o aniversário de casamento tende a ser mais intimista, comemorado a dois. Enquanto as bodas de casamento maiores podem assumir um caráter mais social, com grandes preparativos e eventos. Essa última pode ser uma ótima opção para quem quer comemorar o aniversário de casamento com os filhos.

Foto: Annmarie Swift Photography

 

Cerimônia à altura

As comemorações mais tradicionais, principalmente para os católicos, são as Bodas de Prata e de Ouro – comemoradas aos 25 e 50 anos de casamento, respectivamente. “Em geral, são celebradas com um cerimônia religiosa, na mesma igreja onde ocorreu o casamento. Não há padrinhos, e o cortejo é formado pelos filhos, netos e bisnetos do casal”, explica Sylvia.

Apesar de as bodas serem tradicionalmente comemoradas na igreja, vale destacar que essa não é uma regra. A renovação dos votos com as bençãos de um celebrante pode ser feita no local que o casal desejar. Ela pode acontecer em um restaurante, salão de festa e até mesmo em casa.

Jantar romântico

Outro clássico que não tem erro para a comemoração de aniversário de casamento é o jantar romântico. Para os casais que fazem questão de sair, a dica é escolher um restaurante com uma atmosfera romântica e voltado a uma gastronomia que os dois gostem. Que tal relembrar a sobremesa que vocês comeram no primeiro encontro?

Para os casais mais caseiros, a boa pedida é escolher uma receita gostosa e colocar a mão na massa em casa mesmo. Essa é uma opção interessante para os aniversariantes que querem comemorar de forma mais intimista e privada.

Foto: Sophie Kaye Photography

 

De acordo com as bodas

Cada ano de casamento faz referência e tem seu significado ligado a um elemento natural. Para os casais que gostam de seguir tradições, é possível tirar do respectivo elemento a inspiração para escolher o presente ou brincadeiras para comemorar o aniversario de casamento.

Por exemplo, para quem não sabe o que fazer no aniversário de 1 ano de casamento, as bodas de papel, pode-se usar o material para escrever uma bela carta. Você também pode espalhar post-its com frases de amor por toda a casa. Ou esconder bilhetinhos no carro ou na carteira do amado.

Já para uma surpresa de aniversário de casamento de 2 anos, as bodas de algodão, ir a um parque bonito olhar as nuvens e dividir um algodão doce pode ser um programa simples, mas super romântico para curtir a dois.

Foto: Sophie Kaye Photography

 

Criatividade faz a diferença

Também vale a pena usar a criatividade para sair do tradicional e criar um clima diferente. “Ser criativo é importante pelo fator surpresa, o inesperado, ir além das expectativas do outro”, conta Roseli. A especialista comenta que isso é supervantajoso para o amor e o fortalecimento da união. Afinal, o parceiro vai ser sentir especial e amado.

Um presente criativo de aniversário de casamento é planejar um day spa surpresa. Muitos locais oferecem diárias especiais focadas em casais com experiências relaxantes e cheias de amor. Para os casais mais aventureiros, a dica é apostar nas experiências radicais, como voos de balão e helicóptero, passeios de barco, escalada e trilhas com belas paisagens.

Comemore sempre

O fato é que, independentemente de ser grande ou intimista, a data não pode passar em branco. “Lembre-se que é a festa que celebra a união. Todas as datas de aniversário são importantes para os casais felizes. Esse momento é especial e deve ser comemorado, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece”, completa Roseli.

Foto: Michael Wachniak Photography

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários