A fase de lua de mel e os primeiros desentendimentos fazem parte do primeiro período na união de um casal. Já os 5 anos de casamento marcam a superação das diferenças e uma relação mais madura. Pode indicar, também, uma nova fazer a surgir. Sejam filhos, crescimento profissional ou até mesmo a troca da casa.

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Um marco na vida do casal

Para Any Moura, wedding planner e CEO do serviço My Personal Bride, a data marca o início da vida de casado e o que está por vir. “Pode ser a partir desse momento que o casal pense no próximos passos, como aumentar a família ou trocar de emprego na busca por mais estabilidade financeira.”

A profissional comenta também que, em alguns países, os 5 anos juntos são representados pelo ferro no lugar da madeira. “Ambos caem bem, pois tratam-se de materiais fortes e resistentes. Demonstram a consolidação do relacionamento, do tempo que já passou.”

Fortalecimento e amadurecimento, enquanto casal, são outros significados atribuídos à data por Any, que acredita em três pilares para o período: força, durabilidade, mas ainda sujeito a acontecimentos externos. “Assim como a madeira precisa ser sempre cuidada para evitar que uma chuva, por exemplo, estrague o material, o casamento também. É necessário cuidar para que continue bem.”

Formas para comemorar 5 anos de casamento

Bruna Pereira é psicóloga e publica conteúdos nas redes sociais voltados para a ansiedade da noiva no período do casamento. Para ela, estas datas comemorativas são uma forma de relembrar a trajetória do casal até o presente momento e exaltar as vitórias ao longo do caminho. Por isso, é importante não deixar suas bodas de casamento passar em branco!

Foto: Reprodução/Pinterest

 

1. Jantar com os padrinhos

A psicóloga comenta que a escolha da comemoração é algo bastante particular e que segue o perfil do casal. “Geralmente é uma viagem a dois ou um jantar entre os familiares”, comenta. Any concorda e ainda dá a ideia de reunir todos os padrinhos na data.

“É uma oportunidade de estar com quem fez parte do dia outra vez. Fazer uma retrospectiva com eles pode ser bem legal”, afirma a profissional, que comenta também sobre o papel dessas pessoas na vida do casal. Para Any, os padrinhos devem ajudar na caminhada de construção de uma relação sólida.

2. Viagem a dois

Bruna afirma que os 5 anos de casamento, as bodas de madeira, têm como mensagem o fechamento de um ciclo. Dessa forma, uma viagem incrível para comemorar as bodas de casamento, quem sabe, para aquele destino sonhado, pode ser uma forma bacana de celebrar o momento.

Any afirma que tudo é válido, mas dá uma dica unindo a viagem com a comemoração em grupo. “O casal pode escolher um destino e ir junto com todos os padrinhos. Se o destino for um sonho, é a oportunidade de unir a realização dele com parte da história do casal até ali.”

Foto: Reprodução/Pinterest

 

3. Mensagens para os dois

Seja em celebração religiosa ou civil, no Grande Dia  muitas mensagens são lidas ao casal. Bruna sugere que, como um marco dos 5 anos de casamento, o casal relembre parte delas. “Pode trazer à tona o sentimento do que foi aquele momento”, diz.

Fazer uma renovação de votos íntima, a dois, também é válido. O casal pode dizer ou escrever em um pedaço de papel alguma mensagem de aniversário de casamento. Vale relembrar o que foi mais importante no período e o que esperam dali em diante.

4. Símbolo para o dia

Se algum padrinho ou amigo próximo quiser presentear o casal para comemorar os 5 anos de casamento, Any recomenda que o item tenha a proposta de eternizar o momento. “Peças artesanais em madeira com uma mensagem caem bem. Há joias feitas do mesmo material, mas de forma petrificada, que podem representar o momento.”

Os diamantes são indicados em todas as ocasiões. Any lembra que alguns maridos têm o costume de adicionar a pedra preciosa à aliança da esposa a cada ano. “Ele simboliza a eternidade, então supercombina com a ocasião.”

Nas recomendações de Bruna estão itens que tenham alguma relação com a história do casal. “Os padrinhos podem proporcionar um noite romântica em algum restaurante ou dar um quadro de fotos, com uma linha do tempo deles.”

Ela comenta que esta pode ser uma forma de aproximar mais os padrinhos dos noivos. “Com a correria do dia a dia, nem sempre o casal consegue manter contato diário com quem subiu ao altar com eles. É uma forma de estreitar ainda mais os laços.”

Foto: Reprodução/Pinterest

 

5 anos de casamento: história da vida real

Quando um casal faz a união no civil antes da religiosa, a segunda data é a que acaba prevalecendo para comemoração. Esse é o caso da Ana Carolina Marcelino. Em 2018, ela e o marido completarão 5 anos de união e a opção de viajar na data é algo preferido por eles.

“Destes quase 5 anos, em 3 fomos para Curitiba, no Paraná, que é a cidade onde nos conhecemos”, conta Ana Carolina, afirmando que o sentimento de nostalgia é algo que ela e o marido gostam.

Ela ainda comenta que é costume do casal fazer uma renovação de votos particular e relembrar a trajetória. “No nosso caso, gostamos muito de estar casados e de olhar para trás para ver o que construímos juntos.”

Sobre presentes, ela afirma que realmente preferem viajar ou viver uma experiência que queiram muito. “Não costumamos trocar presentes, mas em um dos anos nós estávamos em Paris, por exemplo.”

A novidade para este ano é a chegada no novo membro da família. “Para os 5 anos ainda não planejamos, vamos ver como as coisas andam com a chegada do bebê. Mas com certeza será ainda mais especial.”

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Tabela de bodas de casamento

Seja na comemoração de 4 anos de casamento, com uma mensagem, ou em  6 anos de casados, com uma viagem, acompanhe as bodas para não deixar nenhuma data passar em branco:

1º – Bodas de Papel
2º – Bodas de Algodão
3º – Bodas de Couro ou Trigo
4º – Bodas de Flores ou Frutas
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
7º – Bodas de Latão ou Lã
8º – Bodas de Barro ou Papoula
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro

Tags da matéria

Comentários

2 comments

  1.    Responder

    Mais uns dias estarei celebrando também com a minha esposa Vanessa 5 anos de casados.Nesta trajetória fomos agraciados com um casal lindo de gêmeos,(Miguel e Quézia). Muita emoção,dedicação,amor,carinho envolvidos.Agradeço a Deus,pois a família é o patrimônio mais precioso que o ser humano pode adquirir.
    Sou feliz,somos felizes.
    Nossos bebês completarão três aninhos.Gente é muita emoção.Muita emoção para o meu coração.
    Sou grato a Deus por vivenciar tudo isso.

    1. iCasei

         Responder

      Que incrível! Ficamos muito felizes com a história de vocês! Não esqueçam de anotar todas as dicas e comemorar, hein?! Parabéns pela família.
      Um abraço!