Revista

Sapato para casamento no campo | Como escolher o modelo ideal

Quer aproveitar a festa do começo ao fim? Entenda por que é importante encontrar um bom sapato para casamento no campo aliando beleza e conforto

Casamentos são festas longas que podem exigir muito dos pés, principalmente das mulheres. Por isso, é importante encontrar um modelo confortável. Ainda mais se a cerimônia envolver pés na grama. Você sabe como escolher um sapato para casamento no campo?

Veja também:  Sapatos coloridos para noivas: dicas para escolher a cor ideal

sapato-para-casamento-no-campo

Foto: Rebecca Yale Photography

 

Destaque para os pés

“O sapato é o arremate de qualquer visual. Às vezes, a mulher se preocupa tanto com vestido, maquiagem e cabelo que acaba usando qualquer calçado do armário”, comenta Rafaella Soares, sócia-proprietária da Durval Calçados, marca especializada em sapatos para festa. Mas, de acordo com ela, a escolha do calçado é tão importante quanto a roupa. Além disso, também precisa harmonizar com o restante da produção.

Isabel Melotto, estilistas de sapatos de festa customizados, concorda, e reforça que o calçado tem a função de dar acabamento ao look. Por isso, ela destaca que é fundamental se dedicar à escolha do sapato para casamento no campo adequado. “É preciso avaliar não só a beleza, mas também o conforto. Unir os dois, às vezes, pode ser complicado, mas não é impossível.”

“Muitas mulheres dizem ‘meu vestido é longo, o sapato não vai aparecer’, mas ele sempre aparece”, diz Elizabeth Pereira, sócia-administradora da Kila Calçados, linha de sapatos de festa sob medida. Segundo a especialista, eles aparecem na disposição, no humor e na aparência da mulher. “Muitas convidadas não pensam na importância de aliar a beleza ao conforto. Elas só percebem isso quando estão na festa e não aguentam mais usar o calçado escolhido.”

sapato para casamento no campo

Foto: Renee Hollingshead

 

Veja também:  5 erros comuns na hora de escolher o sapato de noiva

Salto alto, mas nem tanto

Na hora de escolher o calçado para o campo é preciso ter atenção, principalmente, ao salto alto. Se você está se questionando “vou a um casamento na grama, que sapato usar?”, saiba que é unânime entre as especialistas que, nesse tipo de cerimônia, deve-se investir em sapatos com saltos mais largos.

Rafaella destaca que as festas no campo se dividem, basicamente, em dois tipos. Um deles não exige que os calçados entrem em contato direto com a grama. No outro, não tem jeito, e todos precisarão caminhar sobre as áreas verdes. Em ambos os casos, porém, é imprescindível que o sapato para casamento no campo ofereça estabilidade, por conta da rusticidade do chão.

sapato para casamento no campo

Foto: Jenny Quicksall Photography

 

Veja também:  Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva

Sapato casamento no campo: convidada e madrinha

Os modelos de saltos largos são ótimas opções para os pisos irregulares. “Esse sapato é ideal para casamento em chácara porque vai impedir que você vire o pé ao pisar na grama ou em pedras. Impede também de enfiar o salto na grama e quebrá-lo”, destaca Isabel.

As sandálias para casamento em sítio devem seguir as mesmas recomendações para evitar quedas e torções. “Elas são uma ótima opção porque deixam os looks mais leves e informais, o que funciona muito bem para um casamento ao ar livre”, diz Rafaella.

É importante também procurar por opções que fiquem bem presas aos pés. A sócia-proprietária da Durval Calçados recomenda apostar nos modelos com tira cruzada ou pulseira no tornozelo, por exemplo. “Dessa forma, mesmo que o sapato afunde um pouquinho na grama, vai continuar firme nos pés.”

Quando o assunto é moda propriamente dita, Elizabeth coloca apenas uma restrição para o sapato para casamento no campo de dia: evite usar brilho. De acordo a especialista, para quem procura um norte, a escolha da peça deve seguir as mesmas regras que as dos vestidos para casamento de dia.

sapato para casamento no campo

Foto: Laura Murray Photography

 

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre sapatos para noivas

Sapato para casamento no campo: noiva

Para as noivas, a indicação do salto mais largo se mantém. Ele vai preservar o andar e a segurança. “As cerimônias mais cedo pedem calçados mais simples, sem muita ostentação. Já a noite combina com modelos mais sofisticados. Mas isso vai do estilo da noiva, ela tem que usar o que gosta e o que se sente confortável”, comenta Isabel.

“Têm noivas que se casam no campo, mas são super clássicas. Muitas delas não abrem mão de subir ao altar com um sapato da cor do vestido, feito com tecidos como o cetim”, destaca Rafaella. Se esse é seu caso, a especialista diz que vale a pena providenciar um tapete bonito ou tablado, para não sujar os pés. A impermeabilização do sapato para casamento no campo também é uma opção para o par não absorver pó e sujeira.

Já as noivas que procuram por sapatos mais informais e descolados, há uma série de modelos à disposição. Duas boas opções são as peças em tons nude (que ajudam também na questão da lama, em caso de chuva) e os em couro – mais retrô, mas não menos elegantes.

sapato para casamento no campo

Foto: Take Heart Films

 

Conforto em primeiro lugar

Noivas, madrinhas e convidadas devem ter em mente que, não necessariamente, o conforto está atrelado ao tamanho do salto do sapato para casamento no campo. O segredo está na forma do calçado. “Por isso, é importantíssimo provar vários modelos e com bastante antecedência. Não pode deixar para a última hora”, alerta Rafaella.

Para as noivas, o recomendado é escolher o calçado na mesma época que o vestido. E, depois, ir fazendo as provas com os dois juntos. Assim, é possível sentir o conforto do sapato, saber onde ele machuca e também dá tempo de trocar sem estresse se for preciso.

“O primordial é a mulher se sentir bem e segura. Um modelo pode ser ideal para uma pessoa, mas, para outra, não”, destaca Elizabeth. Por isso, é importante procurar por lojas com profissionais capacitados para te ajudar a escolher o seu calçado ideal – ou, quem sabe, fazer do zero um sapato de noiva sob medida.

 

Veja mais inspirações de sapatos para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019