Engana-se quem pensa que o sapato de noiva não precisa de tanta atenção porque será pouco visto. Ele vai aparecer, sim. Principalmente, quando você anda, senta e sobe escadas.

Sem contar que a noiva é a estrela do dia e cada detalhe do look será observado de perto pelos convidados. Por isso, vale a pena gastar um tempo pensando no calçado e em como harmonizá-lo com o vestido.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Como escolher o sapato de noiva perfeito

A escolha do sapato de noiva está relacionada a vários itens do casamento. Porém, dois fatores são mais importantes. Primeiramente, o local do evento. Isso porque ele vai impactar no estilo de calçado.

“O salto alto fica mais bonito nas igrejas. No campo, costumamos vender sapato de noiva com salto grosso e mais fechado. Já na praia, a noiva pode até mesmo se casar descalça, mas também temos bastante procura pelas joias de pés, que podem vir com pingente de estrela do mar ou conchas”, conta Isabel Melotto, estilista de sapatos de festa customizados.

O outro detalhe que influencia na decisão de como escolher o sapato para noiva correto é o vestido. Cor, formato e estilo são determinantes. Mais: é necessário que a barra esteja perfeitamente alinhada com o calçado.

“O ideal é comprar o sapato de noiva cerca de três meses antes do casamento. É que nesse período você já deve ter o calçado para começar a fazer as provas do vestido”, alerta Elizabeth Pereira, sócia-administradora da Kila Calçados, linha de sapatos de festa sob medida.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

5 erros que você deve evitar

É necessário lembrar que entre cerimônia e festa você passará horas de pé. Por isso, muito além de um calçado  bonito, conforto é o ponto principal.

A seguir, separamos tudo o que você precisa saber sobre sapatos para noivas e como não cometer erros bobos que podem causar desconforto ao longo da cerimônia.

sapato de noiva
Foto: Divulgação/Durval Calçados

 

1. Não provar o par de sapatos

Na euforia de encontrar o sapato de noiva perfeito, você pode acabar não experimentando o calçado decentemente na loja – e até pode levar gato por lebre.

“Quando a noiva tem muitas opções de modelos, ela comete o erro de provar um pé só. Mas nós temos um pé diferente do outro e o que pode estar confortável em um, talvez possa machucar o outro. Por isso, sempre prove o par”, aconselha Rafaella Soares, sócia-proprietária da Durval Calçados, marca especializada em sapatos para festa.

Outro erro está ligado ao conforto. “Algumas noivas ficam tão ligadas a estética do sapato e com o fato de que ele tem que combinar com o vestido que, às vezes, elas apenas andam até o espelho e voltam. Este andar é muito pouco para testar o conforto. Sempre dê uma voltinha”, afirma Rafaella.

Aqui, também vale ressaltar: se você não sentiu que o sapato de noiva é confortável na loja, não leve para casa. A ideia de que irá lacear com o tempo é balela.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

2. O dilema sobre o tamanho do salto

A maior regra sobre o tamanho do salto do sapato de noiva é: siga o que você está habituada a usar. Não adianta querer usar uma sandália de salto agulha no dia se não está acostumada a isso.

“O principal erro é escolher um salto alto no intuito de se ajustar a estatura do noivo e ter uma estética melhor nas fotos. O problema nesses casos é que, com o natural nervosismo, somado a falta de hábito de usar determinado salto, a noiva não terá o caminhar natural, além do sério risco de tropeçar e até cair”, revela Isabel.

Agora, se você não abre mão do salto alto, o melhor é procurar por um modelo meia pata e que tenha uma pulseira no tornozelo. Tudo para dar mais firmeza no seu caminho até o altar. Já os sapatos para noivas de salto baixo devem ter uma fôrma confortável e precisam combinar com o estilo do vestido.

Independentemente do tamanho, porém, algumas dicas podem deixar o sapato mais confortável. “Aconselhamos o uso de palmilhas e também usar o sapato por algumas horas em casa mesmo, dias antes da cerimônia. Assim, o calçado vai se moldando aos seus pés e não há surpresas desconfortantes”, diz Isabel.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

3. Escolher tecidos errados

Quando o assunto é sapato de noiva, os tecidos mais tradicionais são certeiros. Cetins e rendas ou até mesmo veludo e glitter encaixam bem com a ocasião. Já o verniz e o couro devem ser evitados. “Eles têm texturas muito arrojadas para compor a delicadeza dos vestidos de noiva”, afirma Rafaella.

Na hora de comprar o modelo, vale também se atentar às pedrarias e aos adereços aplicados. Pedras muito grandes, pérolas de plástico ou rendas mal aplicadas estragam qualquer sapato.

Também vale tomar cuidado com ofertas de sapato de noiva barato na internet. “Alguns calçados comprados em sites de importadoras podem deixar a desejar. Na foto parece bonito, mas quando chega tem um aspecto rude”, alerta Isabel. Na dúvida, procure em e-commerces renomados.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

4. Não combinar a tonalidade do sapato com o vestido

Sapato e vestido precisam estar na mesma sintonia. Fato. Se seu traje for da cor off white, por exemplo, o calçado também precisa ser.

“Muitas noivas acham que a diferença entre off white e branco é pequena. Por isso, não há problema em combiná-los. Só que quando colocamos uma peça off white ao lado de uma bem branquinha, ela sempre fica com cara de branco que amarelou”, comenta Rafaella.

Para acertar na hora da compra, tenha um pedacinho do tecido do seu vestido. Assim, você consegue bater as tonalidades e levar o sapato de noiva com cor mais próxima para a casa.

sapato de noiva
Foto: Style Me Pretty/Jeanni Dunagan

 

5. Optar por um sapato colorido que não tem a ver com a festa

Quem quer ousar na escolha do calçado, sempre pode recorrer a um modelo colorido. Só que é necessário tomar cuidado. Não dá para usar um sapato de noiva rosa pink ou um sapato de noiva vermelho se eles não combinarem com o contexto da festa.

“O sapato é um complemento do vestido. Não adianta ter um look todo tradicional e um calçado colorido no meio disso. Não vai ficar bom. A cor tem que fazer muito sentido com o look, o estilo da noiva e a temática da festa”, afirma Rafaella.

Se para você os sapatos para noivas coloridos fazem todo sentido, então prefira combiná-lo com a cor do buquê ou com os tons da festa. De acordo com Isabel, a coloração mais usada hoje nos pés é o azul Tiffany.

Agora, se a deixa é apenas poder usar o sapato depois, Elizabeth tem uma boa dica. “Compre um branco tradicional com tecido maleável que seja possível o tingimento depois do casamento”, aconselha a sócia-administradora da Kila Calçados.

sapato de noiva
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Vale a pena apostar em dois sapatos de noiva?

Para as noivas que ainda estão inseguras na escolha do sapato, saiba que você pode usar dois modelos. Isso é, assim como é tendência usar dois vestidos de noiva, você pode utilizar o salto alto na igreja e, depois, substituí-lo por um modelito mais baixinho para a festa.

Sandália, sapatilha e tênis são as opções de sapato sem salto recomendadas pelas especialistas. Até porque, como diz Rafaella, ninguém merece noiva de chinelos, não é mesmo?!

Veja mais inspirações de sapato de noiva no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários