Se engana quem acha que preparar um casamento é fácil. Além de toda a organização para a escolha do lugar, da comida e da decoração, existe a preocupação com o figurino. Mas não estamos nos referindo somente ao vestido. A busca pelo sapato de noiva sob medida deve ser um dos primeiros passos para quem não quer cair do salto quando o assunto é estilo.

Veja também:  Sapatos coloridos para noivas: dicas para escolher a cor ideal

Foto: Laura Gordon

Motivos para escolher um sapato de noiva sob medida

Para a consultora de imagem Talitha Tartari, a escolha de um sapato de noiva sob medida permite que a noiva imprima seu estilo e particularidade em cada detalhe, dando mais significado para a peça. “O conforto também é um dos motivos para a escolha do item. Esse estilo possibilita pequenas adaptações como diferença de tamanho entre os pés ou detalhes acolchoados em locais estratégicos para permanecer com o sapato durante toda a festa.”

Além de dar um toque especial, os sapatos personalizados para noivas fazem com que a peça combine melhor com vestido, local e horário da cerimônia. “Um bom jeito é reproduzir algum detalhe do vestido nos pés, como rendas ou aplicações de pedraria. Isso cria uma harmonia perfeita entre esses dois elementos importantíssimos no look da noiva”, comenta Talitha.

Foto: Heidi Lau

Como encontrar o sapato ideal

E quando o assunto é sapato de noiva sob medida, onde comprar? Tudo o que você precisa saber sobre sapatos para noivas é que a escolha exige tempo e requer levar em consideração vários detalhes. Para encontrar o produto personalizado, há opções de lojas físicas ou online.

Segundo o sapateiro Caio Torres, o processo de criação costuma ter quatro etapas. A primeira é um estudo técnico. O profissional vai avaliar qual sapato é mais adequado para a noiva de acordo com um contexto que inclui biotipo, vestido e porte do noivo. “Por exemplo, muitas mulheres acham que o meia pata é o melhor modelo, mas ele só funciona com quem é baixinha e tem pé pequeno”, revela.

A próxima fase é escolher a forma do sapato, quando o especialista tira medidas e confere a anatomia dos pés. Depois, está na hora de optar pelo estilo. Isso é, quais detalhes você prefere. Seria um modelo mais decotado ou fechado? Com ou sem bico? “A última etapa é a customização. Aqui, a noiva tem liberdade para determinar os materiais que vão trazer um toque pessoal à peça. A ideia é imprimir suas características no calçado”, conta Caio.

Foto: Brosnan

Elegância e conforto na ponta do pé

Não cometa os erros mais comuns na hora de escolher o sapato de noivaComo já dito acima, o importante é estar confortável, seja com um clássico sapato vintage de noiva da década de 1950, ou, se preferir, uma moderníssima ankle boot.

sapato de noiva sob medida
Foto: Laura Gordon

 

Mas e os sapatos baixos são permitidos? Já que sapatilha de noiva é um modelo que une elegância e muito conforto, por que não?

Para o proprietário da loja Kila Calçados, Orlando Batista Pereira, um dos maiores erros das noivas é na hora optar por algo que não é confortável. “Não adianta querer usar salto alto no Grande Dia se você não está acostumada a isso.”

No entanto, escolher um sapato de noiva confortável e baixo ainda não é algo muito usual. “Normalmente, quem usa sapatilhas é mais por conta da altura do noivo”, revela Orlando. “Já as rasteirinhas fazem sucesso em casamento na praia”, completa. Vale lembrar que quem opta por essas opções não pode esquecer de manter a postura, algo tão típico dos sapatos altos.

sapato de noiva sob medida
Foto: Rachel Solomon

Como sair do branquinho básico

Que o vestido de noiva é branco, em sua grande maioria, todo mundo sabe, mas não pense que a regra se aplica aos pés. Há noivas que optam por sapatos coloridos, seja por estilo, para combinar com a decoração da festa, ou pelos mais variados motivos.

“Quando o assunto é esse, ela já vem decidida. E, normalmente, tem sempre uma história que remete ao uso da cor”, conta Orlando. Lembre-se: se faz seu estilo, está permitido!

sapato de noiva sob medida
Foto: Courtney Thienes

Vamos falar de números

Não se preocupe com o tamanho, não estamos falando de numeração. Independentemente de calçar 33 ou 40, você vai conseguir achar o sapato perfeito. Estamos nos referindo a outros números. Quanto custa? Quanto dias demora para fazer? Essas perguntas sempre trazem consigo dores de cabeça.

Como tudo no casamento requer tempo, com o sapato não seria diferente. Apesar do número de dias estimados na confecção do sapato variar de uma empresa para a outra, para Talitha a forma mais segura é fazer a encomenda com cinco meses de antecedência. “Assim, a noiva consegue encontrar o que quer, receber a peça e, se precisar, ainda tem tempo de fazer ajustes ou a devolução.”

Os preços também dependem da loja e das personalizações que serão incluídas na peça. Os modelos confeccionados por Caio Torres custam em média R$ 800. Porém, a partir de R$ 350 é possível encontrar boas opções de sapato de noiva sob medida.

sapato de noiva sob medida
Foto: Laura Gordon

 

Veja mais inspirações de sapatos para noiva no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários