Bodas de 2 anos algodão
Foto: Pinterest

2 anos de casamento, bodas de algodão!

Nos 2 anos de casamento, bodas são representadas pelo algodão, pois, assim como no 1º ano de casamento, significa a fragilidade do início do enlace. Conforme os anos passam, os laços são fortalecidos. Por isso, os símbolos também ganham essa importância, como o ouro das bodas de 50 anos

Festa ou jantar a dois?

Como o casamento ainda está recente, alguns casais ficam em dúvida entre realizar uma grande festa ou fazer algo mais íntimo para comemorar o casamento. Segundo o celebrante Luciano Toledo, ainda é incomum que casais realizem eventos grandes para celebrar as bodas de algodão. “Eu nunca celebrei nenhuma cerimônia assim. As pessoas geralmente não encomendam essas festas por questões financeiras, já que ainda está muito perto do casamento”, explica.

Apesar disso, Toledo considera fundamental que os cônjuges mantenham o hábito de celebrar as datas que são importantes para a vida amorosa de ambos. “Costumo dizer que o casamento é uma renovação constante que deve ser feita diariamente e aproveitar muito essas datas”, conta.

2 anos de casamento, bodas
Foto: iStock

 

Mesmo que a situação financeira não permita uma grande festa, procure sempre dedicar algumas horas a sós com seu parceiro. “Tudo que é bom, tem que ser comemorado. E casar é muito bom, por isso merece sempre ser lembrado”, afirma Toledo. Para o celebrante, um jantar em um restaurante especial ou presentear o parceiro pode ser uma boa pedida para o casal.

Embora considere que uma festa para pessoas próximas possa ser uma opção viável, Toledo entende que é um momento para os parceiros aproveitarem um programa mais romântico e até uma viagem a dois.


Ideias para comemorar 2 anos de casamento – Experiências a dois

Antonio Carlos Lima, que também é celebrante, concorda que para o aniversário de 2 anos de casamento, as bodas de algodão, é mais apropriado para uma comemoração mais íntima. “Talvez uma experiência diferente, como renovar os votos em um lugar diferente ou até mesmo realizar uma viagem, pode ser uma boa opção para celebrar”, revela.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Lima ainda não realizou celebrações de bodas de algodão. “É mais comum que as pessoas façam a renovação de votos aos cinco anos (bodas de madeira) ou aos 10 anos de matrimônio (bodas de estanho ou zinco). Geralmente, essas datas múltiplas de 5 são celebradas com mais afinco”, conta.

Isso não quer dizer, porém, que os 2 anos de união têm menos importância que as outras datas. Para Lima, o fundamental é fugir do óbvio na hora de comemorar. “Tem casais que o marido gosta muito de esportes. No litoral de São Paulo, por exemplo, tem diversos passeios que misturam a hospedagem em um hotel com esportes náuticos, que pode ser algo diferenciado para os dois”, afirma.

2 anos de casamento, bodas de algodão
Foto: iStock

 

Já Luciano gosta da ideia de se brincar um pouco com o nome da boda para a troca de presentes. “Como é a de algodão, penso que talvez comprar uma roupa com este material seria uma boa sugestão de presente. Para a mulher, um vestido nunca é demais e sempre pode agradar, além das tradicionais joias, que sempre são uma boa pedida”, afirma.

Decoração de festa de bodas de algodão

Brincar com o algodão pode ser uma boa também para a decoração de um evento de comemoração, mesmo que seja algo somente para o casal. Uma dica é decorar com objetos que usem esse material, como potinhos de vidro recheados com algodão. Garrafinhas de vidro com palitos com algodão nas pontas, como se fossem flores, também pode ser uma boa escolha de decoração.

Nas bodas de algodão, a decoração também não pode deixar de ter algodão doce. A guloseima pode ser utilizada não só na decoração, mas como inspiração para o bolo do casal. Além de conferir charme, o doce cria um visual que combina perfeitamente com a ocasião.

comemoração bodas de 2 anos algodão
Foto: Pinterest


2 anos de casados: mensagem para inspirar!

Uma bela carta não pode faltar na comemoração de qualquer aniversário de casamento. Tente comprar algum cartão bonito e que demonstre todo o seu amor. Porém, não deixe que apenas isso represente seu carinho e afeto. Procure escrever à mão os seus sentimentos e como está feliz por vocês comemorarem mais um aniversário juntos.

Como fonte de inspiração, que tal esse verso de Caio Fernando de Abreu: “Nunca precisei tanto de alguém como preciso de você, nunca desejei tanto um sorriso como desejo o seu, nunca esperei tanto por um beijo como espero pelo seu”.

Clarice Lispector também sempre é uma fonte de inspiração para casais apaixonados. Para 2 anos de casado, a mensagem: “Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós”, é inspiradora.

Floribela Espanca é outra boa opção para uma linda carta de amor: “Meus olhos andam cegos de te ver. Não és sequer razão do meu viver. Pois que tu és já toda a minha vida”.

casal, 2 anos de casamento, bodas
Foto: iStock

 

Para não deixar nenhuma comemoração passar em branco, confira a tabela de bodas de casamento:

1º – Bodas de Papel
2º – Bodas de Algodão
3º – Bodas de Couro ou Trigo
4º – Bodas de Flores ou Frutas
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
7º – Bodas de Latão ou Lã
8º – Bodas de Barro ou Papoula
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro

Tags da matéria

Comentários