Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Finger Food para casamento: vale a pena?

Os finger food para casamento já são tendência e se você quer servir esse tipo de comida no seu, abaixo separamos as principais dicas.

Você quer fazer uma festa de casamento mais descontraída? O modelo finger food pode ser a escolha perfeita. Se você não está familiarizado com o termo, trata-se de uma opção gastronômica que permite degustar os pratos diretamente com as mãos, eliminando a necessidade de se sentar à mesa ou utilizar pratos.

“O formato finger food dá um movimento maior à festa, na qual os convidados confraternizam circulando a todo momento pelo evento. E a variedade de tipos de comidinhas são maiores, comparado com os outros formatos”, afirma Meire Soranz, da Opção A Gastronomia & Eventos.

Desse modo, se você acha que esse tipo de comida combina com a sua festa, abaixo separamos várias dicas. Confira! 

Veja também: Buffet para casamento: dicas para acertar no cardápio light

Imagem de pequenos doces em uma mesa

Foto de Casey Chae na Unsplash

Escolhendo o cardápio perfeito: dicas para selecionar os melhores pratos de finger food para casamento

De acordo com Meire, antes de escolher este formato de comida, é importante analisar o perfil dos convidados. Pois o finger food é mais despojado do que um buffet tradicional.

Assim, na opinião da especialista, os casais que sonham em uma festa descontraída, o ideal seria substituir pelo formato franco americano. Nesse formato, bebidas, coquetéis, canapés, salgadinhos e sobremesas são servidos diretamente às mesas, enquanto a seleção de pratos frios e o menu principal são disponibilizados no buffet.

“Caso a lista tenha 70% de convidados com idade mais avançada, aconselhamos mudar para o formato franco americano, pois o ideal é ter mesas e cadeiras para acomodá-los de uma forma mais confortável — ao contrário do layout do finger food que normalmente  são composto de lounges, bistrôs”, explica.

Nesse sentido, é possível ter um casamento só com finger food? Meire destaca que é bastante usual. “Quando falamos do formato finger food, isso não quer dizer que o serviço necessariamente tem que ser 100% volante. Podemos trabalhar com uma ilha de antepastos, rechauds com comidinhas servidas nas mini-louças e simultaneamente o serviço de cumbucas volante. Tornando o evento com muita fartura, comidinhas do início ao fim da festa”, pontua.

Meire aponta também que uma questão bem importante é entender as necessidades e expectativas do casal para a festa e assim personalizar o cardápio que converse com o local, perfil dos convidados e horário da festa.

Pessoa segurando louça de vidro com comida

Foto de Aneta Pawlik na Unsplash

Tendências em finger food para casamento

Opções é o que não falta nesse mercado de gastronomia. Como as porções são menores e não precisam ser expostas em pratos, o recomendado é ter de 5 a 10 opções de comidas nesse formato. 

De acordo com Meire, algumas das comidinhas que conquistam os convidados são as mini panelinhas de bobo de camarão, panelinha com mignon e farofinha de banana-da-terra, panelinha com escondidinho de carne seca e mousseline de mandioquinha com crisps de couve.

Além disso, tem as tendências de finger food para casamento e, na maioria das vezes, elas variam de acordo com o clima. Pois, no verão a ideia é oferecer comidas mais leves e frescas e no inverno, comidas mais quentes são mais recomendadas.

As melhores opções para casamentos no verão, são os pratos com frutos-do-mar, ceviche, espetinho de frutas, sopas frias, saladas, espetinho de frios e carpaccio.

Já no inverno, os mais pedidos são caldos, cremes, pratos com carne vermelha, escondidinho, risoto, massas e carne de panela, por exemplo.

Tem também as tendências especiais, que são ótimas para os casais que querem ser originais e sofisticados. Nesses casos, os finger foods são: comida de buteco, fast food, árabe, oriental e outros. Em destaque temos os canapés com frutos-do-mar, bruschetta, mini croissants e receitas que levam caviar. 

Imagem de frutas em espetinhos formando um buquê de flores

Foto de Christina Victoria Craft na Unsplash

Opções vegetarianas e veganas de finger food para casamento

Se os seus convidados ou os próprios noivos são vegetarianos, ou veganos, é necessário pensar em opções sem ingredientes de origem animal. Desse modo, indicamos:

  • Crostini de berinjela; 
  • Bruschetta de tomate;
  • Bruschetta com guacamole;
  • Cogumelos recheados;
  • Mini wraps;
  • Rolinhos de berinjela;
  • Tofu.

Vale lembrar que na hora de escolher o fornecedor procure saber se ele não faz mistura cruzada (utiliza os mesmo utensílios para fazer comidas de origem animal e vegana) e se realmente eles não usam nenhum ingrediente de origem animal.

Veja também: Doces veganos no casamento: sugestões para adicionar ao cardápio

Comidinhas fatiadas servidas em uma mesa

Foto de Kelly Jean na Unsplash

Apresentação e decoração: como valorizar a mesa de finger food e encantar os olhos dos convidados

Pensar nas comidas que serão servidas no grande dia é um dilema, pois além de gostosas, elas devem ser bonitas! Afinal, são esses mini pratos que terão a atenção dos convidados e sim, eles devem ornar com a decoração do seu casamento.

Na hora de escolher o cardápio, pense nas cores da decoração da festa e do casamento e prefira as opções de finger food que façam sentido com o decor. Como esses pratos são feitos com várias comidas coloridas, dá certo fazer essa conexão.

Agora, outro detalhe a se pensar é na apresentação dessas comidinhas, pois isso diz se a sua festa é mais descontraída, mais chique e também ajuda na decoração da mesa de comidas.

Lembrando que, os finger foods ficam expostos para quem quiser ir lá pegar, então a mesa deve ser impecável e pode ter garçons servindo as porções nas mesas e no meio da galera.

Em ambos os casos, a disposição das comidas deve ser bem pensada. Por exemplo, quais pratos estarão nas panelinhas, mini bows, combuquinhas e no palito? Como eles devem ser servidos pelos garçons?

Converse com a sua decoradora e resolva a disposição das mesas para que os finger foods façam parte do todo sem muito esforço. 

Imagem de sobremesa em copinhos de decoração

Foto de Bailey Alexander na Unsplash

Contratação do serviço de finger food: dicas para encontrar o fornecedor ideal e garantir um serviço impecável

Como falamos acima, ser assertivo na escolha dos finger foods é a melhor forma de agradar seus convidados e ter o casamento dos sonhos com comida boa. Mas, para isso, é preciso escolher o fornecedor certo.

Pois, é preciso que a empresa tenha várias opções de finger food, consiga entregar em larga escala e faça as comidas de acordo com as orientações da decoradora.

Por exemplo, seu casamento tem detalhes vermelhos, ter comidas com tomate e morango é imprescindível. Além disso, o sabor e o tempero contam muito na hora da escolha.

Nesse sentido, pesquise na sua cidade os fornecedores e marque degustações para conhecer o trabalho da empresa. Assim, você visualiza as opções e as prova para decidir quais serão selecionadas para o seu casamento.

Vale lembrar que as empresas costumam cobrar uma taxa para degustação. Porém, é melhor provar antes do que no dia do casamento, não é mesmo?

Portanto, os finger foods para casamento são uma opção viável, flexível e descontraída que agrada a todos. Desse modo, você cria uma experiência gastronômica memorável no seu casamento e tudo sai da maneira como você sonhou e claro, planejou.

Quer mais uma dica de como planejar o grande dia? No iCasei, é possível criar um site de casamento único, junto a uma lista de presentes que abrange cotas para a viagem de lua de mel. Acesse agora o nosso site e saiba mais

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024