Revista

Home Wedding | Guia completo para um casamento em casa inesquecível!

Veja um passo a passo para organizar, dicas de como fazer e inspire-se com decorações de casamento em casa para realizar o seu!

Fazer um home wedding,(casamento em casa) seja na casa da família do noivo ou da noiva, sempre traz uma sensação de segurança e aconchego para o casal. Se um dos noivos ainda morar com os pais, a cerimônia pode ficar ainda mais emocionante, já que celebrar o Grande Dia em casa une história e intimidade. Mas, esta opção nem sempre é mais barata do que as outras que envolvam o aluguel de um espaço já destinado a isso.

Como todo preparativo é repleto de detalhes, com o casamento em casa não seria diferente. Já pensou se acontece uma queda de energia, se acaba a água, se chove ou, ainda, se a quantidade de banheiros não é suficiente? Imprevistos podem acontecer. É preciso pensar em cada detalhe para evitar preocupações extras no Grande Dia.

Emily Wren Photography

Planejando o casamento em casa passo a passo!

A primeira coisa a ser feita é avaliar se o espaço será suficiente para acomodar bem todos os convidados. O mais interessante é que a recepção seja feita na área externa da residência; como nos jardins. Mas, caso isso não seja possível, os donos da casa devem manter fechadas as portas dos cômodos que não serão utilizados – é uma maneira elegante e sutil de mostrar aos convidados onde eles podem, ou não, circular.

Veja também: Pensando em como organizar um casamento? Confira os 5 erros mais comuns e fuja deles

É importante lembrar que todo o local deve ser pensado cuidadosamente. Deve haver espaço para as mesas, cadeiras, para os músicos, bandas, DJs e, também, para as pessoas dançarem. Caso o piso não seja adequado para a dança, é possível montar um tablado. Uma cobertura também é uma boa alternativa, pois sempre existe o risco de chover. Vale lembrar que se a cerimônia for realizada no local da recepção, é imprescindível planejar a disposição do altar e de tudo que for necessário.

shutterstock

Quantas pessoas convidar para um casamento em casa?

Fazer uma lista de convidados para um casamento em casa requer alguns cuidados. É importante avaliar o espaço disponível e pensar na estrutura necessária a ser montada – como cerimônia, bares, lounges, pista de dança, entre outros. Só visualizando dessa forma é que será possível avaliar quanto de espaço realmente o casal terá para acomodar todas as pessoas. Além disso, é importante lembrar que, possivelmente, nem toda a casa será utilizada, dependendo do tamanho do local, a lista deve ser mais reduzida.

Casar em casa é uma celebração bem intimista e aconchegante. Por isso, é importante ter atenção a quantidade de pessoas e quem o casal irá convidar para o casamento. Que tal apostar em um mini wedding para até 100 pessoas? Ou ainda um micro wedding pra até 30?

Como enxugar a lista de convidados do casamento? Veja algumas dicas!

Espaço e convidados definidos, é hora de avaliar a estrutura

➡︎ Falando de estrutura do evento, uma assessoria de casamento é que vai te ajudar a avaliar adequadamente o espaço e apontar algumas medidas a serem tomadas. Providenciar um gerador, por exemplo, é essencial. Em caso de queda de energia, não haverá interrupção da festa. A iluminação merece um cuidado especial para que todos os pontos do evento estejam com a quantidade de luz adequada. Contratar um profissional que se encarregue da iluminação e das condições acústicas é o melhor caminho.

➡︎ Da mesma maneira que não pode faltar luz, faltar água também seria constrangedor. Por isso, verifique se a capacidade da caixa d’água é suficiente. Se não for, chame um caminhão pipa.

➡︎ A quantidade de banheiros deve ser suficiente para o número de convidados. Se o projeto do imóvel deixar a desejar neste sentido, alugue banheiros químicos. Há empresas especializadas na fabricação destes itens que fazem com que eles fiquem com o aspecto de qualquer banheiro da casa. A decoração é bem apropriada. Fica lindíssimo!

➡︎ Não só o lugar exato da recepção deve ser planejado, mas também o estacionamento. Já pensou onde os convidados irão estacionar os carros? Uma equipe de manobristas deve ser providenciada, assim como a contratação de seguranças é obrigatória.

➡︎ Não é aconselhável deixar objetos de valor no caminho, afinal, acidentes podem acontecer. Dessa maneira, nem você nem seus convidados terão que se preocupar com isso.

➡︎ O ideal é levar os “pets” de estimação para um hotel de animais ou para a casa de um amigo. Por mais que você goste deles, os convidados podem não se sentir à vontade.

➡︎ Outra coisa a ser considerada é a limpeza, tanto antes, quanto depois do evento. Muito provavelmente, no dia seguinte haverá muito trabalho na desmontagem e reorganização do espaço. Contratar um serviço especializado é uma boa opção, afinal, depois de tanto trabalho, a limpeza não tem que ser motivo de estresse. Por isso, deixe-a por conta de profissionais.

➡︎ Tenha em mente em disponibilizar um espaço para o staff, onde a equipe que está trabalhando no evento possa deixar pertencentes, comer alguma coisa, trocar de roupa, por exemplo. Essa pode ser uma salinha de apoio para os fornecedores.

➡︎ Se a festa acontecer dentro de um condomínio, é fundamental se inteirar das regras. Verifique sobre o volume do som, permissão para festas, como fica a entrada dos convidados. Tenha cuidado com o volume da música e certifique-se de que não haverá problemas com vizinhos.

Estilo do casamento e decoração

Um casamento em casa pede uma decoração bem aconchegante. Antes de partir para os detalhes, é fundamental escolher o estilo do casamento: clássico? rústico? tropical? boho chic? Qual estilo de festa de casamento mais combina com vocês?

O ideal é escolher o estilo do casamento de acordo com o aspecto do local, afinal, a casa e os exteriores são o palco e a inspiração do evento. Uma casa de campo, por exemplo, precisa uma decoração mais leve e característica. Em outras situações, a arquitetura pode pedir desde uma decoração tradicional, até uma com aspecto mais moderno.

Pesquise muito! Se o casamento for de dia e ao ar livre, busque por inspirações que podem combinar com o espaço da casa. Se for à noite, procure referências de casamentos menores neste período. Dica de ouro: no casamento à noite, a iluminação faz toda a diferença. Aposte no varal com luzes e velas!

♡ Inspire-se com algumas decorações de casamento em casa!

Just Go!

E, por fim, chegou o Grande Dia. Você já pensou em todos os detalhes e tudo será perfeito. Então, evite ficar na casa acompanhando a montagem e a decoração. O foco do casal no dia do casamento deve ser a sua união. A mesma dica também serve para os familiares.

Com a ansiedade do momento, você vai morrer de medo das coisas não ficarem prontas a tempo. Acalme-se e evite procurar motivos para se preocupar. Deixe tudo na mão dos profissionais porque eles sabem o que estão fazendo. Relaxe e curta seus últimos momentos de solteira. Sua única preocupação deve ser em estar linda.

👰🏻 O que é home wedding?

Nada mais é do que a celebração da união do casal em casa - pode acontecer na casa da noiva, do noivo ou de algum familiar (como a casa dos pais ou avós, por exemplo)!

🏡 Como fazer um casamento em casa?

O primeiro passo é avaliar o espaço, a estrutura (quantidade de banheiros e gerador de luz, por exemplo). Depois, optar por algo mais íntimo, com menos pessoas.

🎉 Por que fazer um casamento em casa?

Tendência no Brasil, esse estilo de casamento tem uma proposta mais intimista, uma comemoração entre familiares. O que deixa os noivos mais livres dos protocolos de um casamento grande.

🤗 Quantas pessoas convidar para um casamento em casa?

O ideal é ter uma lista reduzida. Dependendo do espaço disponível, até 100 pessoas pode ser o ideal.

 

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma. http://www.icasei.com.br

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020