Revista

Casamento virtual: você faria? Saiba todos os detalhes e veja como fazer!

A videoconferência vem sendo uma realidade em tempos de quarentena. Saiba tudo sobre o casamento virtual e veja como fazer!

Adiar o casamento não é uma tarefa fácil e a gente sabe muito bem disso. Mas, seja para celebrar a data original do Grande Dia ou para não adiar mais a oficialização da união, muitos casais encontraram uma saída em tempos de quarentena: o casamento virtual!

Muitos cartórios pelo Brasil já estão aderindo ao casamento via live streaming e/ou aceitando que o casal compareça ao cartório com mais duas testemunhas e compartilhe tudo ao vivo!  Ou seja, a festa fica agora o para o segundo semestre ou para 2021, mas o oficial “marido e mulher” é realidade para muitos!

Abaixo a gente conta o que é, como funciona e a experiência de casais que optaram por realizar o casamento virtual!

Veja também: 5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado

Precisou adiar o casamento? Veja como o seu site pode te ajudar no novo planejamento

O que é o casamento virtual?

Pode parecer um pouco estranho, mas o casamento virtual nada mais é do que a celebração do seu Grande Dia por videoconferência! Ou seja, você e seu noivo vão até o cartório assinar a papelada oficial e vão transmitir a live do casamento de vocês para os seus convidados por meio de uma rede social, como o Instagram ou Youtube, por exemplo.

Em alguns estados do Brasil, como Minas Gerais, Alagoas e Santa Catarina,  já é possível realizar uma cerimônia que o casal nem precisa comparecer ao cartório, tudo virtual MESMO.

casamento virtual

Foto: via g1.globo.com

Veja também: Principais dúvidas sobre casamento x coronavírus

Como fazer um casamento virtual?

O primeiro passo é escolher a plataforma que mais gostar para fazer a cerimônia ao vivo. Algumas opções são: Instagram, Facebook, Youtube e também aplicativos como o ZOOM.

Como fazer um live pelo Instagram:

1 – Acesse sua conta do Instagram;
2 – Clique como se fosse fazer um stories;
3 – Selecione a opção “Ao Vivo”;
4 – Espere seus amigos entrarem.

Como fazer uma live pelo Facebook:

1 – Acesse sua conta no Facebook;
2 – Vá para a parte de compartilhamento do status;
3 – Selecione a opção “Vídeo ao vivo”.

Tanto pelo Facebook, quanto pelo Instagram, as transmissões ficam disponíveis para todos os seus seguidores e você consegue fazer pelo seu celular.

Como fazer uma live pelo Youtube

1 – Crie uma conta no youtube
2 – Valide a conta com celular
3 – Espere uma validação dentro de 24h
4 – Clique em transmitir ao vivo.

Pelo o Youtube você precisa usar uma webcam. Alguns cartórios do Brasil já estão realizando videoconferência para transmitir o casamento ao vivo.  Para maiores dúvidas, de como fazer uma transmissão ao vivo pelo Youtube, clique aqui!

casamento virtual

Foot: Juiz Clicério Bezerra celebra casamento de Denise Guimarães e Marcelo Siqueira pelo WhatsApp Foto: Arquivo pessoal / Época

Veja também: Casal de idosos se recupera do Coronavírus e reencontro emociona a web

E se fosse possível realizar a live dentro do seu site de casamento?

Agora, no seu iCasei, é possível! SIM! Se a ideia é manter tudo entre convidados e familiares, que tal fazer a live acontecer dentro do seu site de casamento?  A novidade para quem tem um site de casamento no iCasei é uma super aliada para quem precisa de uma ajudinha na hora de preparar o evento online e ao vivo!

Basta seguir o passo a passo abaixo para criar um link:

1 – Criar conta no Youtube;
2 – Validar a conta com celular;
3 – Esperar 24h;
4 – Clicar em transmitir ao vivo;
5 – Agendar transmissão;
6 – Copiar link gerado.

Com o link gerado, você vai precisar ir até o painel do seu site de casamento, e seguir os passos abaixo! Caso tenha alguma dúvida, clique aqui!

1 – Ir em páginas;
2 – Clicar em qualquer página ou criar uma nova;
3 – Inserir um widget de vídeo;
4 –  No campo do vídeo, colar o link do vídeo;
5 – Confirmar e pronto =)

casamento virtual

Foto: Acervo iCasei

 

casamento virtual

Foto: Acervo iCasei

Pronto, você inseriu o seu casamento virtual dentro do seu site de casamento, e além disso, você consegue aproveitar outros recursos para deixar os seus convidados no clima! Que tal enviar um dos nossos convites editáveis com o link do seu site de casamento e também da sua lista de presentes?

Outro ponto positivo: você pode usar o recurso de senhas! Deixe o seu site protegido por uma senha, que você repassa para os seus convidados e só eles terão acesso.

Veja também: Convite de casamento para editar e baixar gratuitamente se o seu casamento foi adiado!

Eles passaram por isso…

Bruna e Guilherme

Quem viveu essa experiência de realizar o casamento civil através de uma live no Instagram, foi a Bruna e o Guilherme! Incialmente, eles iriam se casar no dia 20 de abril, porém tiveram que adiar para o ano que vem. Para celebrar a data inicial, eles decidiram celebrar pelo Instagram.

casamento virtual

Foto: Reprodução @brunafraga

Fábio e Ana Paula

Para te inspirar ainda mais a não deixar de sonhar, o iCasei recebeu o depoimento do Fábio! Ele e sua noiva, a Ana Paula, iriam se casar no dia 18 de abril e tiveram que adiar a cerimônia por conta da pandemia.

Veja o depoimento deles sobre como foi essa experiência de realizar um casamento virtual! E também confira o vídeo completo sobre como eles chegaram nessa decisão de manter a celebração da data escolhida por eles, como foi a frustração de adiar a festa e também como foram as reações dos familiares, amigos e fornecedores.

” Com o adiamento do casamento, minha noiva Ana Paula e eu resolvemos manter o casamento civil, mas feito totalmente digital, com todos os convidados, claro, todo mundo na sua casa.

Reunimos via Zoom o celebrante, pais, irmãos e padrinhos. E via Youtube, os demais convidados. Nossos fornecedores abraçaram a causa: o celebrante fez a cerimônia; a maquiadora deu um “dia de noiva”, com uma aula de automaquiagem; os boleiros mandaram uma versão mini do bolo que será no dia; a florista mandou o buquê e a lapela; o buffet mandou uma sobremesa; e o bar mandou gin.

A ideia é não ficar triste no dia que seria a festa originalmente. E deu certo. Todo mundo se arrumou e brindou com a gente – mais uma vez, cada qual na sua casa.Vale falar que teve tudo: cerimônia e festa. Festa transmitida pelo Youtube e interação com os convidados pelos comentários.”

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020