Revista

Destination weddings e o “novo normal” dos casamentos – veja as regras para celebrar a união na Itália

Especialista conta como está sendo a retomada dos casamentos na Itália

Tentar imaginar como realizar um casamento pós-pandemia ainda pode ser bastante difícil, afinal, muitas questões devem ser levadas em consideração. Por enquanto, aqui no Brasil, ainda não existe uma previsão de quando será possível realizar eventos; o que já vemos é uma movimentação em outros países, como a Itália, um dos destinos preferidos quando o assunto é destination wedding.

Na Europa, onde o retorno de alguns serviços já está acontecendo, é possível ter uma noção de como serão os casamentos daqui pra frente, pelo menos, por um tempo. Foi o caso da Itália. O país, que já foi o epicentro da covid-19, hoje já está permitindo a celebração de casamentos, porém com protocolos, como:

  • Manter o distanciamento de um metro entre as mesas;
  • Os noivos podem casar sem a máscara, porém celebrante e demais convidados devem permanecer com a máscara;
  • Diminuir o número de convidados por mesa.

Seria esse o caminho para os outros países? Conversamos com a wedding planner Mariane Vitória da Blooming Eventi, agência especializada em realizar destination weddings na Itália e ela contou como estão sendo as celebrações e o que é ou não permitido.

Veja também: Como organizar o destination wedding perfeito

destination wedding

Foto: Carolina Serafini Photographer

Destination Wedding em tempos de Coronavírus

1) Quais são os novos protocolos para os casamentos?

Mariane: No momento, os protocolos que são seguidos para casamentos na Itália são: 

– É necessário manter a distância de um metro entre um convidado e outro, seja no momento da cerimônia ou da recepção, incluindo o jantar! 

– As mesas devem estar dispostas a 2 metros uma da outra e sempre que não for possível manter essa distância, é obrigatório o uso de máscara.

– O buffet é permitido somente com alimentos confeccionados em formato de monoporção (ou seja, em embalagens individuais e porções de uso único)

– Na pista de dança, a distância permitida é de 2 metros quadrados por convidado. 

Veja também: Casamento na Itália | Dicas para planejar o evento perfeito

2) Quais serão os novos formatos ou os mais indicados para o almoço/jantar?

Mariane: No lugar do famoso buffet, serão privilegiados os serviços volante para o momento do cocktail e empratados para o jantar.

3) Haverá restrições no número de convidados?

Mariane: No momento não há restrições em relação ao número de convidados, mas é necessário que o local da recepção cumpra a distância de um metro entre os convidados. Portanto, é necessário que tenha uma capacidade suficiente; uma dificuldade na Itália, já que os espaços, em geral, não são tão grandes.

Veja também: 6 destinos incríveis para casar na Itália

4) Para quem teve que adiar e remarcar o casamento, como esses novos protocolos serão aplicados?

Mariane: Infelizmente, ainda não temos uma previsão para o final das regras anti-Covid, então, quem remarcou o casamento para 2021, muito provavelmente, terá que seguir essas novas regras. 

5) Quais as regiões da Itália já estão realizando casamentos?

Mariane: Todas as regiões já estão liberadas para realizar casamentos, desde que cumpram os protocolos. 

Veja também: Destination wedding: 12 coisas para considerar antes de decidir

6) Já estão sendo realizados destination weddings com convidados vindos de outros países?

Mariane: No momento estão sendo realizados destination weddings  somente de casais residentes na Europa, apesar de a grande maioria já ter remarcado para o próximo ano.

7) Os valores sofreram alguma alteração por conta da pandemia?

Mariane: No momento não. Os fornecedores até o momento estão sendo bastante flexíveis e compreensíveis com a situação e remarcaram as datas sem nenhuma penalidade ou aumento no preço!

Dica da wedding planner!

Se você está pensando em fazer um destination wedding em 2021, Mariane revela que o planejamento deve continuar, e fala do que esperar para o próximo ano!

“A maior preocupação pro 2021 é a disponibilidade de datas da parte dos fornecedores,. Infelizmente com a maioria dos casamentos adiados ao 2021 vai ser difícil encontrar disponibilidade de datas principalmente nos finais de semana!

Então recomendamos uma data durante a semana e também recomendamos que os noivos reservem tudo o mais rápido possível pra não correr o risco de ter opções limitadas! “

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020