Casamentos liberados? Veja as cidades e estados onde já é possível casar
Saiba onde as cerimônias religiosas já estão liberadas e quais medidas estão sendo adotadas
Ainda estamos vivendo em isolamento social, mas aos poucos, a vida está voltando ao normal e algumas atividades já retomaram, parcialmente, em algumas cidades e estados. E com essa retomada, a pergunta que fica é: casamentos liberados? A boa notícia é que, sim, algumas cidades/estados já voltaram a realizar cerimônias religiosas.
Veja também: Quando os casamentos vão voltar
Leia mais: 5 casais que inovaram e celebraram de forma criativa o casamento na quarentena!
5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado
Onde os casamentos já estão liberados?
Listamos abaixo algumas cidades e estados onde já é possível realizar cerimônias religiosas. Nossa dica é: fique de olho no plano de retomada da sua cidade ou do local onde será realizado o seu casamento, assim você fica por dentro de quando os casamentos serão liberados.
Região Sudeste
São Paulo
Acredita-se que as celebrações para poucos convidados devem voltar a acontecer quando a cidade chegar na fase verde do Plano de Retomada. Atualmente, a capital está na fase verde, onde ainda existem restrições, mas os horários de determinados serviços estão ampliados.
A notícia do avanço para a fase verde foi muito comemorada, já que eventos, como feiras e atrações culturais, como cinemas e museus retomaram suas atividades. Vale lembrar que essa liberação ainda não está permitida para a celebração de festas de casamentos.
Mas, quem quiser realizar o casamento civil, é possível em todos os cartórios da cidade, seguindo as medidas de segurança da Organização Mundial da Saúde.
Santos – (Baixada Santista – Litoral Sul de SP)
No dia 1 de setembro, a Dioceses de Santos publicou um decreto onde autorizava o retorno das celebrações presenciais, dentre elas o matrimônio nas igrejas católicas da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo.
De acordo com a publicação do Portal G1, a autorização aconteceu após a positiva experiência que tiveram com a retomada gradativa das missas.
Ainda segundo a publicação, as igrejas devem seguir os protocolos e orientações do decreto das prefeituras em relação ao espaço, distanciamento e higiene, além do uso de máscaras. Além dessas medidas, no caso da celebração do casamento:
– As alianças deverão ser manipuladas exclusivamente pelos noivos;
– As mãos devem ser higienizadas antes de cada assinatura.
Guarujá – (Baixada Santista – Litoral Sul de SP)
Outras cidades da baixa Santista também se manifestaram sobre a retomada das cerimônias de casamentos nas igrejas católicas. A prefeitura do Guarujá informou que os tempos religiosos, de qualquer denominação, podem receber apenas 30% da sua capacidade, mediante a disponibilização de álcool em gel ou água e sabão em local de fácil visualização. Fora essas recomendações, as medidas de distanciamento social e uso de máscaras de proteção facial devem ser respeitadas.
Peruíbe, Cubatão e Bertioga – (Baixada Santista – Litoral Sul de SP)
Já a prefeitura de Peruíbe comunicou que igrejas e templos podem funcionar desde que os frequentadores estejam sentados a uma distância mínima de 1,5 metros entre si; capacidade limitada a 30%. Recomenda-se somente a presença de pessoas com menos de 60 anos. Seguindo essas regras, os casamentos podem ocorrer.
O decreto oficial de Cubatão e Bertioga também autorizam a realização das cerimônias religiosas, desde que sigam as recomendações e restrições.
Veja também: Os direitos dos noivos durante a pandemia do coronavírus
São Vicente – (Baixada Santista – Litoral Sul de SP)
Já para quem quiser celebrar em São Vicente, o prefeito Pedro Gouvêa autorizou a realização de festas. O comunicado foi divulgado por ele em suas redes sociais na última quarta-feira, 2 de setembro. De acordo com a matéria publicada no G1, os eventos devem seguir os protocolos de higiene para evitar contágio. A medida já está valendo.
Segundo a postagem do prefeito, estão liberados: casamentos, formaturas, aniversários e confraternizações, seguindo as seguintes regras:
– Limite até meia-noite;
– Uso obrigatório de máscaras faciais por frequentadores, organizadores, funcionários, colaboradores e prestadores de serviços;
– Distância de 1,4 metros entre pessoas e mesas;
– Disponibilização de álcool 70%, água e sabão;
– Máximo de 40% da capacidade;
– Utilização de lista de convidados para controle;
– Evento deve durar no máximo 8 horas, incluindo o tempo de preparação, montagem e desmontagem;
– Máximo de 6 pessoas por mesa, preferencialmente da mesma família;
– Não utilização equipamentos de uso coletivo;
– Música ao vivo somente para quem tem alvará específico.;
– Medição de temperatura corporal dos participantes (caso se verifique uma temperatura superior a 37,5ºC ou qualquer outro sintoma de Covid-19, o interessado ficará impedido de participar do evento e deve ser orientado a procurar imediatamente os serviços de saúde).
Campinas (interior de São Paulo)
De acordo com uma matéria publicada no dia 8 de agosto no Correio Popular, desde esta data as igrejas de Campinas retornaram com as missas e cultos. As atividades estavam suspensas pela Justiça desde que a cidade tinha entrado para a fase vermelha do Plano São Paulo, em julho. Na época, o Ministério Público entendeu que voltar com as celebrações, naquela fase era um grande risco para os fiéis.
Mas, com a progressão da cidade para a fase amarela, que aconteceu no dia 8 de agosto, o secretário de assuntos jurídicos, Peter Panutto, entendeu que a decisão judicial se tornava nula, já que a liminar estabelecia que as celebrações poderiam ocorrer na fase amarela do plano.
Com isso, as igrejas podem ter cerimônias presencias com presença limitada a 40% da capacidade e estão autorizadas a funcionar seis horas por dia.
A Arquidiocese de Campinas elaborou um protocolo de retomada, onde permite celebrações como casamentos e batizados, além de missa, mas segundo o vigário-geral José Eduardo Meschiat, será sempre subordinado às determinações da autoridade civil.
Veja também: Precisou adiar o casamento? Veja algumas dicas para avisar os convidados
Bauru (interior de São Paulo)
No dia 15 de agosto, o JCNet publicou uma matéria onde se falava sobre a possibilidade do retorno do funcionamento dos buffets em Bauru a partir do dia 21 do mesmo mês. Segundo informações da publicação, a Prefeitura Municipal informou que, caso a cidade continuasse na fase amarela, iria publicar um decreto, que, de fato, daria a liberação do setor.
Ainda de acordo com as informações publicadas o prefeito Clodoaldo Gazzetta e a secretária de Planejamento, Letícia Kirchner fizeram uma reunião virtual com cerca de 80 profissionais do setor e ficou definido que o retorno seria gradual.
Dentre os protocolos e regras a serem seguidas ficou acordado que:
– Haverá proibição de qualquer tipo de situação que posso gerar aglomerações (como pista de dança);
– Não será permitido o consumo em pé e a circulação sem o uso de máscaras;
Também foi publicado, pelo G1, no dia 18 de agosto que a Diocese de Bauru havia autorizado a retomada das missas presenciais, também seguindo os protocolos e restrições.
Rio de Janeiro
No último dia 01 de outubro, a prefeitura do Rio de Janeiro liberou a realização de casamentos na cidade, de acordo com informações do G1. Os eventos poderão acontecer com restrição de de público, podendo ter a presença de um terço da capacidade do local.
As festas e cerimônias poderão ser realizadas em espaço aberto e fechado, poderá ter música ao vivo, mas sem posta de dança. Além disso, self-service e compartilhamento de objetos estão proibidos.
Búzios (Rio de Janeiro)
No dia 31 de julho, a prefeitura de Búzios, no Rio de Janeiro, autorizou a realização de casamentos na cidade. O Decreto Municipal foi assinado pelo prefeito André Granado e a retomada dos eventos segue sendo gradual.
Em agosto foi permitido a realização elopements weddings, cerimônias onde só eram permitida a presença do casal. Em setembro foram liberados mini-weddings para até 20 convidados. Em outubro está prevista a liberação de eventos para até 50 convidados. Celebrações com mais convidados ainda não estão liberados.
Para acessar o decreto, clique aqui! As informações são do Plantão em Foco.
Espírito Santo
A partir do dia 21 de setembro eventos sociais com até 100 pessoas estão liberados no Estado, seguindo os devidos protocolos de saúde. Como por exemplo: pista de dança está proibida e cada indivíduo deve ter ao menos 10 metros quadrados de espaço. As informações foram publicadas no Tribuna Online.
Veja também: Veja como o iCasei te ajuda a organizar o casamento durante a quarentena
Região Nordeste
Fortaleza (Ceará)
A Arquidiocese Metropolitana liberou a volta para as missas presenciais no dia 5 de setembro. Em matéria publicada no site Diário do Nordeste, de 27 de agosto, o órgão estava preparando os protocolos para essa retomada.
Seguindo todas as recomendações e protocolos, como distribuição de álcool em gel, uso de máscaras e respeitando o distanciamento social, será possível realizar as cerimônias religiosas, que devem seguir as orientações gerais e além disso, as alianças devem ser manipuladas apenas pelos noivos.
A organização da cerimônia também deve seguir as recomendações estabelecidas em cada paróquia, sendo assim, fica proibido: iluminação, tapetes e rituais secundários.
Maranhão
Segundo informações publicadas pelo G1 no dia 23 de agosto, os eventos estão liberados desde o dia 28 do mesmo mês.
O decreto é do governo estadual e contempla eventos com metade da ocupação e limitado a 100 pessoas. Regras como: uso de máscara, distanciamento de dois metros, e proibição de aglomerações seguem valendo.
Além desses, o decreto também estabelece outras medidas;
– O ambiente também deve ser higienizado;
– Evento deve disponibilizar álcool em gel aos presentes;
– A temperatura de todos os colaboradores e convidados deve ser medida na entrada;
– Mesas precisam ter distância de dois metros umas das outras;
– Atrações musicais só poderão ter dois integrantes;
– Só pode ser realizado um evento por dia em cada local, com higienização de todo o ambiente;
– Prestadores de serviço não devem ter apresentado sintomas de gripe nos últimos 30 dias;
– Funcionários da cozinha e da linha de frente devem usar máscaras e protetores faciais.
Veja também: Convite de casamento para editar e baixar gratuitamente se o seu casamento foi adiado!
Campina Grande (Paraíba)
Segundo reportagem do G1, desde o dia 14 de agosto os eventos já estão liberados em Campina Grande. O decreto foi assinado pelo prefeito Romero Rodrigues e libera o funcionamento das casas de evento até 1h da manhã, caso comecem no turno da noite. Se os eventos forem de manhã, o horário deve ser no máximo até às 18h.
Todos os trabalhadores como floristas, decoradores, cerimonialistas, músicos, cantores, garçons, seguranças, cinegrafistas, bombeiros civis, doceiros, boleiro, montadores, fotógrafos e outros fazem parte do protocolo de segurança para evitar o contágio do Coronavírus.
Para isso, a prefeitura publicou uma cartilha com normas para a realização dos eventos, no documento é possível ver que o município deve seguir quatro etapas de progressão de limites de público. Além disso, traz os protocolos gerais para a realização de festas, divididos em seis partes:
– Higiene;
– Distanciamento social;
– Monitoramento de informações;
– Progressão de limites de público;
– Cuidados específicos no local de trabalho;
– Cuidados específicos para colaboradores.
Para saber mais como funciona cada protocolo, clique aqui!
Sergipe
No último dia 10 de setembro, o governo de Sergipe liberou a realização de casamentos! Segundo informações do G1, será possível realizar, a partir de 14 de setembro casamentos, respeitando os protocolos sanitários.
Além disso, o limite da capacidade do local é de 50%, desde que a capacidade total seja de até 100 pessoas.
Natal – Rio Grande do Norte
Segundo matéria publicada pelo G1, em 19 de agosto, a prefeitura de Natal autorizou a retomada do funcionamento de buffets, casas de recepções e eventos. O decreto estabelece o cronograma e as regras de funcionamento. Na fase 1, que começou no dia 19 de agosto e se estendeu até 31 de agosto, os estabelecimentos podiam funcionar com 40% da capacidade total, limitada a 200 pessoas.
Já a segunda fase, que teve início em 1 de setembro e foi até o dia 14, liberava até 70% da capacidade física do estabelecimento, limitada a 300 pessoas. Já a terceira fase começou em 15 de setembro e teve a liberação de até 100% da capacidade física, limitada a 500 pessoas.
Segundo o decreto que foi publicado em 19 de agosto, os espaços devem seguir os protocolos, como disponibilização de limpa pés, álcool em gel para todos, higienização de mesas e cadeiras. Além disso, cumprimentos com contato físico estão proibidos. A presença de pessoas dos grupos de risco só ‘é permitida mediante apresentação de autorização por escrito por parte do contratante do evento.
Confira alguns dos protocolos para funcionamento:
- máximo de 8 (oito) pessoas por mesa, preferencialmente do mesmo núcleo familiar;
- distância mínima de 2m (dois metros) entre as mesas e as cadeiras de igual forma quando do seu uso sem utilização de mesas e de 1m (um metro) entre pessoas, retirando-se ou identificando-se as mesas e cadeiras que não poderão ser utilizadas;
- colocar placas de orientações de distanciamento, e de desinfecção individual;
- uso de máscaras obrigatório para fornecedores e colaboradores;
- proibir cumprimentos com contato físico entre os profissionais com clientes, como cumprimentos com aperto de mão, abraços etc;
- limitação de até 4 (quatro) artistas, sendo 1 (um) cantor(a) e até 3 músicos e/ou instrumentistas.
Pernambuco
De acordo com informações do G1 e do Diário de Pernambuco, o governo liberou no dia 23 de setembro a retomada de eventos a partir do dia 28 de setembro nas cidades que compõem a Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo.
Os espaços terão a opção de funcionar com 30% da capacidade total, ou receber até 100 pessoas. O ideal é que a preferência seja pelo menor número. Entre as medidas estão o uso de máscara, disponibilidade do álcool 70 e ampliação na rotina de limpeza dos espaços.
Veja também: Papelaria de casamento para download grátis
Região Sul
Blumenau (Santa Catarina)
No dia 7 de agosto o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt anunciou que a partir do dia 18 do mesmo mês as cerimônias de casamento poderiam ser realizadas (tanto no civil quando no religioso).
Os noivos devem seguir as regras detalhadas pela Vigilância Sanitária, como a capacidade do público dentro da igreja, que pode ser de 30%. Outros pontos de atenção são referentes a festa, onde o casal deve respeitar os protocolos, como distanciamento social e a capacidade de 50% do local.
As informações são do NSC Total.
Ponta Grossa (Paraná)
Na última quinta-feira, 10 de setembro, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel anunciou que vai liberar as cerimônias de casamentos religiosos. A declaração foi dada no programa da rádio Mundi FM.
Segundo informações do portal aRede, será criado um protocolo especial para garantir a segurança dos convidados e também dos trabalhadores. De acordo com o prefeito, o sistema de proteção deve seguir os moldes que já são adotados para missas e cultos.
Foz do Iguaçu (Paraná)
A cidade de Foz do Iguaçu liberou eventos para até 50 pessoas desde o dia 20 de agosto. O plano de retomado liberou do dia 10 de setembro em diante eventos entre 50 e 150 pessoas. Já a partir de 1 de outubro, os demais eventos. Lembrando que os protocolos de segurança devem ser seguidos e deve ser respeitado o limite de 30% da capacidade da ocupação dos espaços.
Para a retomada, os responsáveis pelos estabelecimentos e também pela organização assinaram um termo de responsabilidade, onde se comprometiam a respeitar os protocolos definidos.
As informação são do Portal da Cidade Foz do Iguaçu.
Maringá (Paraná)
No último dia 15 de setembro, o Boa Noite Paraná divulgou que no próximo dia 28 de setembro eventos com até 100 pessoas estão liberados em Maringá, seguindo as devidas medidas de prevenção. Caso a celebração tenha mais de 50 pessoas, o evento precisa ter a aprovação da Secretária da Saúde.
Tem informações de liberação de eventos em sua cidade ou outra não listada? Mande pra gente! revista@icasei.com.br.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis