Um dos elementos mais importantes do look da noiva é, sem dúvidas, a maquiagem. Junto com o vestido, ela é a responsável por transmitir a essência e personalidade da noiva. De tons pasteis e neutros ou olhos esfumados e batom vermelho, a maquiagem de noiva precisa ser pensada com cuidado para evitar exageros e para estar de acordo com o horário e estilo da cerimônia.

Maquiagem para cada tipo de noiva
Foto: iStock

As tendências para a maquiagem de noiva

Se você é do tipo que gosta de seguir as tendências, saiba que maquiagem para noivas 2017 foi marcada por bastante naturalidade. A ideia aqui é que a beleza natural seja valorizada com o uso de cores neutras e tons róseos e pasteis. Ideal principalmente para casamentos diurnos e cerimônias no campo, o look abusa do blush cor de pêssego e lábios nudes ou com um leve brilho para iluminar o rosto.

Outra técnica muito usada ao longo do ano foi o strobing. Essa maquiagem deixa a pele iluminada e sedosa usando apenas iluminador e blush. Ela ainda dá dimensão ao rosto da noiva. Isso porque realça áreas estratégicas com pontos de luz.

Estas tendências prometem continuar com força também em 2018. Já uma maquiagem que vai ganhar terreno é a sombra metalizada. Recomendada para quem vai casar à noite, a técnica deve ser usada por noivas que querem brilhar muito – pessoalmente e nas fotos. De acordo com Patrícia Lamastra, proprietária da Agência First, a cor dourada é a que mais se destacará no ano.

mulher-morena-com-maquiagem-de-tons-dourados
Foto: Divulgação/Agência First

Como escolher o maquiador certo

Junto à escolha do penteado da noiva e ao vestido de noiva, a maquiagem é uma escolha muito importante do Grande dia. E, para não ter nenhum susto horas antes do casamento, é importante ter confiança em seu maquiador.

“Ter uma boa maquiagem é garantia de que você terá bons resultados não só na cerimônia, mas também nas fotos e no vídeo”, comenta Patrícia. “Os recursos de mídia são as maiores lembranças que a noiva terá do seu casamento. Festa, doces e banda, você esquece dias depois. O look ficará na sua memória – e no porta-retrato da sala de estar”, completa.

noiva-ruiva-com-maquiagem-natural
Foto: Divulgação/Agência First

 

Uma boa maquiagem para noivas em fotos e no casamento depende de um profissional qualificado. Na hora de escolher, não baseie sua decisão apenas no preço do trabalho e nas imagens que o maquiador publica no Instagram. Faça uma visita e converse com noivas que já usaram o serviço.

“Também não confie em um maquiador que diz que consegue fazer sozinho o trabalho em você, na sua mãe e nas madrinhas. Procure alguém que tenha uma equipe de profissionais. Assim, cada um se concentra em fazer a maquiagem de apenas uma pessoa”, revela a profissional.

Vale destacar: a procura pelo profissional deve começar com antecedência. Segundo Rodrigo Ramas, maquiador do Square by Romeu Felipe, o ideal é fechar com até um ano de antecedência. “Não se preocupe. O mercado de noivas funciona com um calendário bem elástico”, diz.

noiva-loira-com-maquiagem-de-olhos-marcados
Foto: Divulgação/Square by Romeu Felipe

A maquiagem de noiva perfeita

Para não errar na maquiagem do Grande Dia, a principal dica que a noiva deve seguir é estar de acordo com o período da cerimônia: dia ou noite. “O look não precisa acompanhar o lugar em que será realizado o casamento. Não faz diferença se sua festa é no salão, no campo ou na praia. O que determinará as cores é o período diurno ou noturno”, conta Ramas.

A maquiagem de noiva para o dia pede tons neutros e uma cobertura leve. “Tons de pêssego, cobre e rosa e uma pele iluminada com poucos produtos dão um visual mais natural para a noiva diurna”, afirma o especialista.

noiva-ruiva-com-cabelo-trancado-e-maquiagem-rosada
Foto: Divulgação/Agência First

 

Já a maquiagem para noiva de noite costuma ter uma pele mais trabalhada, com olhos marcados e batons coloridos. “Com a ausência de luz natural, é mais fácil se jogar nas cores escuras sem medo de ficar over”, ressalta Ramas.

A única cor que deve ser evitada na maquiagem de noiva é o preto. Isso porque ele pode acabar pesando no rosto. “Na segunda dança, você já estará com uma olheira marcada. Não vai pegar nada bem no casamento e muito menos nas fotos”, alerta Patrícia.

Dica de ouro: independentemente do período da cerimônia e das cores usadas, a noiva deve estar se sentindo maravilhosa. Isso é o que definirá a alegria do Grande Dia. “A maquiagem vem para reforçar os traços da noiva e deixá-la mais confiante”, diz o beauty artist Edu Hyde. Então, só aceite usar uma maquiagem proposta pelo profissional se você se sentir bem com ela.

noiva-morena-com-maquiagem-de-olhos-marcados-e-boca-vermelha
Foto: Divulgação/Edu Hyde

 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o contrato de maquiagem

Faça um teste antes de definir a maquiagem do casamento

Os testes de maquiagem são muito importantes para evitar o estresse no dia do seu casamento. “Este encontro assegura a noiva de possíveis sustos”, brinca Ramas. É nele que a mulher leva todas as referências sobre a cerimônia e o que ela quer para a maquiagem. Do outro lado, o profissional já começa a trabalhar com rosto e biotipo da noiva para entregar o melhor look.

Patrícia alerta que, no dia do teste da maquiagem, a noiva não precisa levar o vestido. Mas é imprescindível que ela leve o acessório de cabeça. Se for usar véu, também. Mas, nesse caso, não precisa ser a peça que você vai entrar na igreja. Pode ser apenas um modelo de exemplo. “Desta forma, o profissional pode trabalhar com o look completo e entregar o que ela verá no dia”, comenta.

noiva-com-arranjo-de-flores-na-cabeca-e-maquiagem-leve

Foto: Divulgação/Agência First

Maquiagem de noiva para cada mulher

Cada mulher é única. E, para brilhar no grande dia, a maquiagem deve respeitar suas características. A seguir, você confere algumas sugestões de maquiagem de noiva para diferentes estilos. Inspire-se!

  1. Pele clara 

    A noiva de pele clara pode abusar das cores, mas sem exageros. “Os excessos marcam e ressaltam nas fotos”, alerta Ramas. Se quiser seguir um caminho seguro, aposte nos tons rosados. Eles são os que mais harmonizam com esse tipo de pele. E evite bases amareladas e contornos pesados.

    Maquiagem para cada tipo de noiva pele clara
    Foto: Pinterest

     

  2. Pele morena

    A maquiagem para noiva morena deve apostar em tons terrosos e batons rosas ou vermelhos. “Estas cores ressaltam a tonalidade da pele”, diz Ramas. Embora os tons metalizados sejam tendência, é importante fugir das sombras pratas. Isso porque elas podem dar um efeito carregado e não favorecê-la nas fotos.

    Maquiagem para cada tipo de noiva pele morena
    Foto: Pinterest

     

  3. Pele negra

    Aqui, o maior cuidado é o tom da base. Ele deve ser fiel à sua pele para evitar um acabamento acinzentado. “Puxe a maquiagem para tons quentes como dourado, marrom e acobreado”, indica Ramas. Procurar pela ajuda de um profissional que tenha experiência com a sua cor de pele também é uma boa pedida.

    Maquiagem para cada tipo de noiva pele negra
    Foto: Pinterest

     

  4. Orientais

    A noiva oriental precisa dar atenção aos olhos. “É importante não diminui-los. Por isso, marque o côncavo e invista em cílios postiços”, sugere Hyde. Se preferir, procure por um profissional que tenha experiência com orientais. Também use bases amareladas. As que possuem fundo avermelhado podem deixá-la rosada.

    Maquiagem para cada tipo de noiva pele oriental
    Foto: Pinterest

     

  5. Ruivas

    Maquiagem para noiva loira ou morena não tem segredo. Basta seguir o tom de pele. As ruivinhas, porém, devem considerar uma característica: as sardas. Cobri-las é um pecado e dá um visual artificial. Aposte em uma base leve. Hyde indica que os tons de verdes, metálicos e vermelhos combinam bem com estas noivas.
Maquiagem para cada tipo de noiva pele ruiva
Foto: Pinterest

 

De forma como for, o ideal é que a noiva se sinta confortável e bela no dia mais importante da sua vida.

Tags da matéria

Comentários