Revista

Tudo o que você precisa saber sobre o contrato de maquiagem

Da definição exata do serviço à possibilidade de prorrogação de data, o checklist fundamental para você não sofrer no dia do casamento

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Amor, amor, negócios à parte. Mulheres adoram seus beauty experts de paixão, mas, num momento único como o casamento, nada pode dar errado. Por mais pessoal que o atendimento de beleza possa parecer, ele é um negócio como outro qualquer, um serviço prestado para a noiva. Em função disso, deve prever um acordo selado por contrato, instrumento jurídico que protege ambas as partes. Quer evitar dores de cabeça nessa fase? Então confira abaixo o que é imprescindível saber e fazer na definição desse documento.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””]
Contrato de serviço de maquiagem o que o profissional faz
Descrição do serviço
Esse é o item principal. Que tipo de serviço o profissional vai realizar? Maquiagem, cabelo, teste, acompanhamento, retoque? Tudo deve estar bem explicado, inclusive se o valor total engloba maquiagem de mãe, madrinhas e daminhas.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem o que o profissional faz
Contrato de serviço de maquiagem destination wedding
Deslocamento
Muitas noivas casam fora de suas cidades e precisam levar o maquiador de confiança. Quando o profissional acompanha a noiva na viagem para atendê-la, esse serviço deve estar discriminado no documento, assim como todos os encargos que serão pagos pela contratante, a exemplo de alimentação e traslado.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem destination wedding
Contrato de serviço de maquiagem horário
Horários
No dia do evento, muitos contratempos podem acontecer. Por isso, é preciso se prevenir. Nesse sentido, o contrato deve contemplar a hora de chegada do maquiador no hotel – ou da noiva no salão – e a respectiva saída. Nos dois momentos, ambos registram o horário e assinam. Isso põe fim a discussões sobre atrasos e seus desdobramentos.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem horário
Contrato de serviço de maquiagem pagamento
Forma de pagamento
Normalmente, a noiva precisa desembolsar algo para reservar uma data na agenda do profissional. Essa quantia, geralmente quitada até o dia do teste, pode corresponder a 50% do valor total. O restante é pago até dez dias antes do casamento. Fica a dica: não fale de dinheiro no dia da cerimônia. Faça todos os acertos antes disso.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem pagamento
Contrato de serviço de maquiagem cancelado
Cancelamento e desistência
Problemas acontecem. Por isso, seu contrato deve contemplar cláusulas de cancelamento e desistência. Claro que cada profissional pode estabelecer a sua multa – para ambas as partes –, mas pesquise os limites estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor nesse quesito. Todo contrato precisa fixar os custos de um cancelamento de acordo com o tempo transcorrido. A regra aqui é bem simples: quanto mais próximo da data, mais salgada a multa.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem cancelado
Contrato de serviço de maquiagem horário
Prorrogação
Todo contrato deve incluir uma cláusula que contemple uma possível prorrogação de data. Isso é muito complexo porque envolve a agenda do profissional. Mas o exercício vale a pena. No caso de um adiamento, ter uma solução prevista no acordo pode evitar uma enorme dor de cabeça.

Foto: iStock
Contrato de serviço de maquiagem horário
[/vc_column][/vc_row]

Sobre:

#
Alex Cardoso

Alex Cardoso é graduado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi mas foi na maquiagem que descobriu sua verdadeira vocação. Ganhador do 18° Prêmio Avon de Maquiagem, na categoria Social, participou de programas de televisão onde gravou quadros de transformação para emissoras como Rede Globo, Rede Record, ...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019