Revista

Maquiagem vegana: top 10 de marcas e produtos para usar no casamento

Maquiadoras revelam quais são seus produtos queridinhos para uma maquiagem vegana para noivas

Você já pensou em usar uma maquiagem vegana no seu casamento? Esta é uma opção que vem sendo buscada por muitas noivas e conta com vários benefícios.

“A procura das noivas por produtos de beleza veganos tem aumentado. É muito bacana ver essa preocupação com o meio ambiente e os animais. As pessoas têm se conscientizado mais a respeito dos cuidados que temos que ter com nosso planeta. As marcas e empresários deste ramo já estão vendo essa necessidade de se adequar ao mercado e estão lançando linhas novas”, atesta a maquiadora Nathalia Guerra.

Leia também: Entrevista – Vestido de noiva vegano

Diferenças entre maquiagens veganas X cruelty-free X orgânicas X naturais

Como é uma tendência mais recente, ainda gera certa confusão entre as pessoas a diferença entre os termos vegano, cruelty-free, orgânico e natural. A Beauty artist Anita Tagliavini explica todos os detalhes:

maquiagem vegana noiva

Foto: Cabral Fotografia | Nathalia Guerra

Maquiagem vegana: não testada em animais e sem ingredientes de origem animal.

Maquiagem cruelty-free: são as marcas que não testam em animais. No entanto, ela pode conter ingredientes de origem animal, portanto não necessariamente são veganas.

Maquiagem natural: é composta de matérias-primas naturais e não nocivas à pele, tais como parabenos e ftalatos. Não necessariamente são veganas.

Maquiagem orgânica: é composta com 95% dos seus ingredientes de matérias-primas certificadas como orgânica. Os 5% restantes podem conter água e/ou outras matérias-primas naturais. A marca não é necessariamente vegana ou cruelty-free.

Leia também: Cardápio especial no casamento: opções veganas, sem glúten e lactose

Vantagens da maquiagem vegana

Ficou empolgada para usar este tipo de maquiagem no seu casamento ou no dia a dia? Anita acredita que a vantagem dos produtos de beleza veganos está no mundo, no meio ambiente, em acabar com a exploração animal, e ter a consciência que a nossa beleza não está dependendo do sofrimento de um outro ser.

“Usar produtos veganos e incluir isso na sua rotina ajuda a dar esse impulso no mercado, ajuda no despertar das marcas e a ter cada vez mais produtos e opções livres de crueldade, para todos”, justifica Anita.

maquiagem vegana

Foto: Shutterstock

Leia mais: Doces veganos para casamento

Para pessoas com a pele mais sensível e alérgicas, Anita aconselha não só a ir atrás de produtos veganos, mas também pesquisar marcas naturais, livres de parabenos, ftalatos, DHA e qualquer outro químico que posso piorar ainda mais essa alergia e sensibilidade.

Para fazer esta mudança de forma consciente, Nathalia sugere que a troca de produtos regulares pelos veganos/orgânicos/naturais/cruelty free ocorra aos poucos, de maneira consciente: “Se eu tenho um produto que eu sei que é de origem animal ou tem produtos tóxicos em sua composição, posso ir trocando aos poucos. Por exemplo: acabou o meu pó, eu procuro uma nova marca que atenda esses requisitos”, declara.

Desafios da maquiagem vegana

Para Anita, hoje está bem mais fácil achar produtos veganos e livres de crueldade, as marcas estão despertando para essa questão e estão mudando. “Assim como na maquiagem sem ser vegana, existem produtos mais baratos e mais caros, produtos melhores e piores. Antes era mais difícil achar produtos com boa durabilidade e à prova d’água, mas hoje com o crescimento e demanda desse mercado a tecnologia dos produtos já está bem mais evoluída”, conta Anita.

maquiagem vegana noiva

Foto: Cabral Fotografia | Nathalia Guerra

Já Nathalia acredita que os produtos que não-veganos possuem substâncias tóxicas e prejudiciais à nossa pele. Só que são justamente estes ingredientes que fazem a maquiagem durar mais –algo que é super importante para uma noiva. “O grande desafio da maquiagem vegana é a gente conseguir ganhar durabilidade, porque há marcas veganas que são 100% naturais e isso traz uma dificuldade maior neste quesito. O segredo para contornar esta questão é a etapa pré-maquiagem – ter uma pele limpa, hidratada e tonificada. Isso traz maior durabilidade”, alerta.

Leia também: Maquiagem e pele sensível? 5 dicas que podem te ajudar na hora de escolher os produtos

Top 10 marcas de maquiagem com produtos veganos

Conheça as marcas e produtos de beleza veganos queridinhos das maquiadoras:

1. Hidratante Antioxidante da Sallve

“A primeira coisa que eu acho super importante para fazer a maquiagem de uma noiva é a hidratação. Para isso, eu uso o hidratante antioxidante da Sallve, que é uma linha nova de cuidados com a pele. Eu gosto muito dele”, comenta Nathalia.

antioxidante hidratante sallve

Hidratante Antioxidante da Sallve

2. KVD Vegan Beauty

Esta é uma das marcas que têm uma ótima fixação e durabilidade para noivas e nem todo mundo sabe que é vegana. “Ela fica legal na pele e tem uma aderência bem bacana. O pó translúcido dela é maravilhoso”, afirma Nathalia.

“Os produtos têm cores e texturas lindas, altíssima pigmentação e cobertura e são a prova d’água, coisa que é mais difícil encontrar em produtos veganos e naturais’, destaca Anita.

Vegan Love Eyeshadow Palette

Vegan Love Eyeshadow Palette

3. Urban Decay

Em 2019, a marca recebeu o prêmio Woman’s Health Beleza Verde, da revista Woman’s Health. A Urban Decay venceu na categoria make com dois de seus produtos, o pó Velvetizer e a paleta Naked Heat.

Este prêmio avalia itens de beleza com formulação vegana lançados nos 12 meses que o antecedem. A empresa conta com uma série de produtos veganos.

paleta de sombras urban decay naked heat

Paleta de Sombras Urban Decay Naked Heat

4.Alva Cosmetic

Esta é uma das marcas favoritas de Anita. “Ela é toda vegana, orgânica, natural e cruelty-free, as cores das sombras e dos batons são lindos, e tem a pigmentação e durabilidade muito boas”, elogia.

Batom Matte Alva

Batom Matte Alva

5. Organela

De acordo com Nathalia, esta marca possui uma linha de dermocosméticos para tratar a pele antes de fazer a maquiagem.

Sérum Hidratante Facial BBA Beracare Orgânico Organela

Sérum Hidratante Facial BBA Beracare Orgânico Organela

6. Cativa Natureza

A marca é brasileira e todos os seus cosméticos não são de origem animal ou testados em animais. Dentre os seus produtos estão delineadores, primers, base líquida, pó facial, entre outros.

“O tônico da Cativa Natureza e o Primer Facial são muito legais para usar no preparo da pele da noiva”, aponta Nathalia.

primer-facial-organico-natural-vegano-cativa-natureza

Primer Facial Cativa Natureza

7. Josie Maran

Anita conta que a marca usa de base para seus cosméticos o óleo de argan orgânico. “A base de rosto dela é com certeza a minha favorita da vida! As maquiagens são maravilhosas, dão um acabamento natural e de saúde pra pele, e é a pedida ideal para peles maduras! Deixa um acabamento muito incrível!”, indica.

josie maran

Óleo de Argan Josie Maran

8. Linha Bruna Tavares

Outra marca brasileira da lista e que possui quase todos os produtos aptos para veganos. “Os produtos são ótimos, duram muito, tem cores maravilhosas e são de alta cobertura!”, assegura Anita.

paleta de sombras bruna tavares

Paleta de sombras Bruna Tavares

9. LimeLife

Esta é outra indicação de Anita. “Quase todos os produtos são aptos para veganos, é cruelty-free e tem grande parte de produtos naturais. Ela chegou ao Brasil tem pouco tempo e tem maquiagens lindas!”, lembra.

Batom LimeLife

Batom LimeLife

10. Simple Organic

A Simple Organic, marca nacional de maquiagem vegana, foi idealizada pela Patrícia Lima, e existe desde 2017. A marca conta com diversos produtos que vão de skincare, maquiagem e uma linha kids. No site da marca é possível comprar os produtos, e também ver os pontos de venda e eles também estão disponíveis no site da Amaro

maquiagem vegana

Foto: Simple Organic

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020