Revista

Perfume ideal para cada noiva – 5 dicas para escolher o aroma do Grande Dia!

Confira as dicas de dois especialistas no assunto.

A escolha do perfume de uma noiva deveria e MUITO entrar na lista de afazeres até o Grande Dia. Afinal, quem não associa o perfume à imagem de algum momento marcante? Ou até de alguma pessoa importante?

Essa seleção do perfume ideal para a noiva deve ser feita minuciosamente, pois o momento do altar, aquela troca de sentimentos entre o casal e seus familiares, será eternizado para sempre em uma fragrância, que pode ficar pelo resto da vida. 

A fragrância perfeita está muito ligada à personalidade da noiva. Partindo do ponto de que ser uma noiva é o ápice da feminilidade e pensando também em todo o ambiente, o local, o horário da cerimônia, seria possível chegar a algumas conclusões perfeitas”, comenta o sommelier de fragrâncias da divisão de luxo da L’Oréal Brasil, Ricardo Assi. 

perfume

Foto: Shutterstock

 

Ele conta que cada parte dos três ‘momentos’ de um perfume, sendo as notas de topo ou saída, coração ou corpo e fundo ou base, vai refletir na sensação passada pela noiva para as pessoas ao seu redor, a durabilidade e tem relação direta com a personalidade dela. 

Confira 5 dicas que podem te ajudar e muito no processo de escolha do perfume do seu casamento!

1) Observe como o perfume é construído

Você já deve ter ouvido que um perfume é pensado em etapas durante o processo criativo. Ou até já tenha lido sobre as  três fases que o frasco é estruturado, para que, após a sua aplicação, ele revele sensações em momentos diferentes.

“A primeira delas são as notas de topo ou saída, responsáveis por criar o primeiro impacto. Sabe aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica, então, podemos dizer que é uma fase muito importante”, revela o sommelier.

perfume

Foto: Shutterstock

 

As notas de saída também têm a responsabilidade de projetar a fragrância e, normalmente, é uma fase que tem como característica a vivacidade, energia e um certo frescor, comumente composta por matérias primas mais cítricas ou frescas e tendo uma durabilidade de até 40 minutos.

Depois vêm as notas de coração ou corpo, chamadas também de alma ou personalidade da fragrância. Nelas estão presentes flores, frutas, especiarias e algumas ervas aromáticas que vão criar a identidade da fragrância e são percebidas de 15 minutos à 6 horas.

“Por fim, temos as notas de fundo ou base, compostas por madeiras, especiarias, couro, notas ambaradas e animálicas. Responsável por criar uma estrutura para o restante e também promovendo durabilidade para a fragrâncias como um todo, sendo de 6 à 24 horas, dependendo da concentração da fragrância”, explica ele.

2) Personalidade x Aromas

Leonora Rocha, consultora olfativa, faz uma relação interessante entre os ingredientes dos perfumes e as personalidades das noivas (e pessoas, claro!).

Os perfumes com muitas notas de saída cítricas (laranja, bergamota, limão etc), normalmente combinam com pessoas que gostam de se perfumar de forma leve e são muito apropriados para temperaturas mais quentes, pois trazem uma sensação de frescor.”

perfume

Foto: Shutterstock

 

Enquanto isso, as notas de corpo, como por exemplo as florais, têm o costume de ser mais femininas, apesar de existirem flores muito adequadas para a pele masculina, como o gerânio.

“Existem flores frescas e outras mais opulentas, como as flores brancas e a íris. Cada uma com a sua magia e personalidade. Os perfumes florais são, geralmente, muito expressivos e devem ser escolhidos com cuidado”, comenta Leonora. 

As notas de fundo, como as amadeiradas, agradam muito o público masculino ou mulheres que gostam deste caminho olfativo. “Pode ser muito elegante um perfume com notas florais e amadeiradas juntas. As madeiras, aliás, podem dar um ar mais sofisticado e poderoso à fragrância, às vezes viril e sensual. Combinam com personalidades fortes, noites ‘quentes’ e dias frios.”

Veja mais: “Um filme da nossa vida passada em minha mente” | Fátima e Paulo

Veja um resumo das notas e quais as personalidades que mais combinam:

Notas cítricas e aromáticas: pessoas leves e solares

Notas frutais: pessoas divertidas e jovens

Notas florais: pessoas românticas

Notas Gourmandes (doces): pessoas femininas e sensuais

Notas amadeiradas: pessoas sofisticadas e poderosas. 

Ricardo dá uma dica de ouro: “A noiva pode fazer uma lista das fragrâncias que mais gosta e procurar informações sobre elas e descobrir a estrutura olfativa de cada uma, o que pode ser muito legal para ajudar a escolher uma outra proposta que tenha ao menos duas ou três notas do que ela gosta.”

perfume

Foto: Shutterstock

 

3) Clima interfere?

O clima influencia, sim, na durabilidade da fragrância. “Ele pode aumentar ou abaixar a temperatura da pele e, por consequência, a produção de suor e oleosidade do corpo, fazendo com que a fragrância evapore mais rápido”, explica o profissional.

Para aquelas que preferem o calor, as fragrâncias frescas trazem conforto, sensação de banho tomado e são energizantes. No frio, as fragrâncias mais intensas ficam nas roupas e dão a sensação de vestir uma segunda pele perfumada.

Leonora ressalta que não é porque transpiramos mais, que devemos usar perfumes fortes no verão. Pelo contrário! “O fato de transpirarmos mais no calor, pode tornar o nosso cheiro enjoativo e desagradável se for forte demais. Perfumes frescos e leves para o verão e mais intensos no inverno seria o ideal.”

perfume

Foto: Shutterstock

 

4) Eau de Cologne, Toillette, Parfum…Como escolher o melhor?

As nomenclaturas de Eau de Cologne, Eau de Toilette, Eau de Parfum e Parfum servem para classificar a quantidade de óleos essenciais ou mistura perfumada dentro da fragrância, por exemplo:

Eau de Cologne: de 5 a 8% de concentração de mistura perfumada diluída em água e álcool

Eau de Toilette: de 8 a 15% de concentração de mistura perfumada diluída em água e álcool

Eau de Parfum: de 15 a 20% de concentração de mistura perfumada diluída em água e álcool

Parfum: pode chegar de 20 a 40% de concentração de mistura perfumada diluída em água e álcool

Uma dica para quem gosta de um resultado duradouro é buscar hidratantes ou óleos corporais neutros e sem fragrância.

“O ideal é aplicar sobre a pele antes e a fragrância depois, assim cria uma camada que segura a fragrância por mais tempo. Ou a dica é utilizar hidratantes com a mesma fragrância do seu perfume, como por exemplo a linha de corpo de La Vie Est Belle de Lancôme ou a Sì de Armani, que vão complementar seus cuidados com a pele com a fragrância queridinha”, revela Ricardo.

perfume

Foot: Shutterstock

 

Veja mais: Alongamento de unhas – Conheça todas as técnicas mais bombadas do momento!

5) Aplicação: o momento crucial!

A aplicação da fragrância é algo muito subjetivo e que varia de pessoa para pessoa e de acordo com a personalidade, conta o sommelier.

Por exemplo, o indicado é aplicar com, ao menos, 20 cm de distância, para que o álcool da composição evapore antes de tocar a pele, proporcionando assim um efeito melhor, restando apenas o resultado da mistura perfumada.

“O que muitos vão questionar é se com 20 cm não vai desperdiçar o perfume, por borrifar de tão longe, e a resposta é não. Com essa distância, você abre uma bruma e aumenta a superfície de contato em que a pele é tocada pela fragrância – te perfumando ainda mais e melhor.”

perfume

Foto: Shutterstock

 

As áreas de pulsação são os melhores lugares para se perfumar como abaixo das orelhas (lateral do pescoço), nuca (para quem tem sensibilidade olfativa e gosta de deixar um rastro por onde passa), atrás dos joelhos (para as mulheres que usam saias e ao cruzar as pernas provocam uma onda olfativa) e, por incrível que pareça, os pés também (em ocasiões especiais).

“Essas regiões são indicadas por serem mais quentes e estimularem a volatilização e a evolução da fragrância no decorrer do dia.”

Veja mais: Pérolas para noivas: como usá-las no casamento?

A quantidade de perfume varia de acordo com o gosto, de três à quatro borrifadas em lugares estratégicos são o suficiente. No mais, use o seu bom gosto, sua imaginação e saia perfumando o mundo.

Leonora pondera e fala para levar em consideração os horários ao se perfumar.

“Pela manhã, pegue leve tanto na escolha do perfume, quanto na quantidade. O olfato está mais sensível neste horário. Borrifar perfumes na nuca é uma boa dica para se surpreender com o cheiro ao movimentar os cabelos. E sem esfregar os punhos, para não quebrar as moléculas do perfume.”

Veja mais sobre beleza da noiva no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019