vestido de noiva (2)

A escolha do vestido de noiva não é fácil. Muitas provas, indecisões e opiniões da família deixam as noivas apavoradas. Mas há algumas dicas para ajudar neste processo que podem minimizar, e muito, o desespero na escolha.

Confira nossa repórter da TV iCasei em uma prova real durante o evento Salão Casamoda Noivas 2015.

1. Defina o perfil do seu casamento

O primeiro passo para iniciar a procura do vestido ideal é definir o perfil do seu casamento. Será um casamento tradicional, à noite, que pede pompa e gala? Ou será um casamento despojado, ao pôr do sol, na praia ou no campo? Isso irá ajudar a separar os modelos que não combinam com tipos distintos de cerimônia e festa.

definindo a identidade visual do casamento

Para Claudio Franco, Wedding Personal Stylist da empresa Nova Noiva, as noivas buscam glamour e sofisticação, mas também precisam se adequar ao estilo da cerimônia. “É muito importante chegar à loja com uma definição de estilo de casamento, pois o vestido irá refletir toda a montagem da festa. Sempre adequamos o vestido ao tipo físico e ao modelo do casamento.”, afirma Claudio.

2. Separe referências do que você imagina para o seu vestido ideal

Buscar referências de vestidos é gostoso e ajuda a definir o que a noiva imaginou, suas preferências e seus sonhos. O ideal é levar as imagens para as lojas para que veja ao vivo o que imaginou e saiba se gostou ou não.

escolha do vestido de noiva (4)

Se imagine usando o modelo. Ele tem a ver com você? Reflete sua personalidade e características? Porque não adianta encontrar um vestido incrível que não tenha nada a ver com o perfil da noiva. Todos irão perceber se o vestido e a personalidade da noiva não combinarem. Um deve completar o outro neste dia tão especial.

3. Defina o seu orçamento

O orçamento é um fator determinante e essencial a se fazer antes de qualquer visita à lojas. Definir o quanto se quer e pode gastar no vestido de noiva já é um fator de busca, afinal a loja não irá mostrar a você vestidos de R$20.000,00 se você definiu o orçamento de até R$7.000,00. O bom deste fator é que o que será mostrado à noiva é o que realmente ela pode pagar e entra em suas referências de imagem.

escolha do vestido de noiva (3)

 Veja também Vestidos de Noiva | Como escolher o modelo ideal

4. Prove!

Vestido de noiva só se enxerga realmente no corpo. Não adianta imaginar que você estará linda em um vestido sereia se você não provar um vestido com este modelo. Além disso, por vezes o que se imaginou nas referências não caem bem no corpo, e à vezes modelos que nem foram cogitados ficam lindos e são os escolhidos.

escolha do vestido de noiva (2)

“A noiva imagina que o vestido ficará bom, mas ela só terá a certeza vendo no corpo. Existem modelos indicados para cada tipo de corpo, e como trabalhamos nesta área há anos, quando as noivas nos mostram referências de modelos que sabemos que não ficarão bem nelas mostramos e fazemos prová-los para que elas mesmas tenham essa percepção.”, completa Claudio.

5. Esteja feliz e confiante com a sua escolha e esqueça os outros modelos!

Após encontrar o modelo ideal, dentro do orçamento e que te deixou perfeita para o Grande Dia, esqueça os outros modelos! Ficar olhando mais inspirações só deixará ainda mais confusa e com vontade de provar mais vestidos, o que não será saudável e pode causar estresse.

escolha do vestido de noiva (1)

Por isso, tenha certeza de sua escolha e ame o seu vestido, afinal é ele que dará todo o glamour da sua entrada e deixará boquiaberto todos os convidados.

Veja também 20 Vestidos de Noiva para Inspirar – Salão Casamoda Noivas 2015

Dicas por tipo de cerimônia

Tradicional

vestido de noiva (3)

Para um casamento tradicional, geralmente se escolhem vestidos mais volumosos, com brilho para a noite e rendas. Os modelos princesas são ideais. “Toda noiva quer entrar suntuosa na igreja e marcar o momento como algo inesquecível, e o vestido deve fazer parte disso. Por isso, modelos mais princesas, estruturados, são indicados para esta ocasião.”, afirma Claudio, da empresa Nova Noiva.

Campo e Praia

vestido de noiva (1)

O casamento na praia e no campo pede modelos mais leves, soltos, menos estruturados e que deem um ar boho à noiva. Para a sócia da empresa Trinitá, Raoni Novoa, as noivas com este estilo de casamento tem procurado por modelos leves e com transparência. “Para a noiva com casamento na praia e no campo não é possível usar um modelos muito estruturado pelo ambiente e proposta do casamento, por isso elas tem procurado os modelos soltinhos, com decotes e transparências, trazendo um ar boho e sensual, mas sem ser vulgar.”

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!