Grama verde e dia ensolarado. Barulho dos passarinhos e a leve brisa da natureza. Esse pode ser o cenário dos noivos que sonham com um casamento ao ar livre. Se o casal fizer esta escolha, é necessário pensar em um vestido de noiva para casamento no campo com tecidos delicados que complementam o clima descontraído da festa.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

Vestido de noiva para casamento no campo: modelos e tecidos

Se a noiva tem o sonho de casar com um modelo princesa, saiba que o desejo pode ser adaptado no vestido de noiva para casamento no campo.

“É o que eu chamo de princesa clean. O casamento todo tem de conversar, mas não é necessário mudar tanto assim o desejo ”, afirma Camila Campi, da loja Mãe de Noiva.

A profissional comenta que as referências da internet podem ajudar, mas conversa com as noivas para entender o que elas realmente querem. 

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Camila também recomenda ter cuidado para não se deixar pautar pelo sonho do outro. “Nem sempre o que se vê na internet fica legal em você ou corresponde ao que realmente você quer para o dia do casamento”, alerta.

Danielle Benício é estilista e concorda com a opinião de Camila. Sonho é sonho e não dá como fugir da vontade da noiva. “Tento ficar no meio termo. No caso de um vestido de noiva para casamento no campo, se o desejo é o modelo princesa, por exemplo, evito seda pura ou tecidos muito encorpados.”

Preocupação com a tecelagem e não com o modelo, em função do local do casamento, são os pontos destacados pelo estilista Lucas Anderi. “Evito bordado com pedraria, mas dá para fazer um estilo princesa, sim, com certo volume e calda. Desde que ele tenha movimento”, destaca.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

Vestido de noiva para casamento ao ar livre

Ambientes abertos, como fazenda ou praia, pedem um look mais esvoaçante. “Gosto quando o vento bate e o vestido se movimenta. Um tecido que dá esse efeito é o tule italiano”, aponta Danielle.

Camila concorda com Lucas quanto à pedraria e bordado, mas dá opção para as mulheres que querem pontos de luz no vestido de noiva para casamento no campo. “Cristais mais leves caem bem. Brilhos discretos na renda também”, afirma a profissional.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

 

A pérola é uma opção para bordado mesmo em vestido de noiva para casamento durante o dia. “Cai super bem. Pode ser uma detalhe, como um cinto, ou no busto da peça”, conta Camila.

Cristais de quatro milímetros, como os da marca Swarovski, são as apostas de Danielle. “Geralmente, eles brilham mais sob a incidência de luz de LED. Durante o dia, com ausência desse tipo de iluminação, a aplicação no vestido fica discreta.”

A estilista acrescenta que a recomendação também é válida para casamentos no fim de tarde, com festa à noite.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

Opções simples e com renda

Tecido bastante presente em modelos para casamento, a renda pode dar um ar romântico ao modelo, além de combinar com eventos ao ar livre. Mas não só as mulheres nesse perfil escolhem a aplicação do detalhe na peça.

“As minimalistas também acabam escolhendo. Então, a opção é incluir a renda em pontos específicos, como no busto ou barrado”, afirma Danielle.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Ela acrescenta que incluir o detalhe na barra do modelo dá um efeito muito bonito ao andar. Entretanto, independentemente do estilo, o vestido tem que ter a cara e a personalidade da noiva.

Celebrações no campo, como em uma fazenda, podem ser marcadas em diferentes horários do dia. Um vestido de noiva para casamento à tarde, por exemplo, cai bem o uso da renda chantilly. “Ela é fina e possibilita fazer o vestido no corte inteiro do próprio tecido. Dá fluidez à peça”, afirma Camila.

O comprimento ideal para um casamento de manhã 

Celebrações marcadas logo nas primeiras horas do dia recebem o nome de brunch. Nessas ocasiões, as opções para o look da noiva podem variar mais que em outros momentos, inclusive no tamanho.

Por vezes, o perfil do casamento é até um mini wedding no campo – evento mais descontraído, com poucos convidados.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Noelle Johnson Photography

 

“Mesmo nesse contexto, o vestido de noiva curto para casamento no campo não é um regra e acaba sendo pouco pedido pelas mulheres”, informa Camila. Danielle concorda e ainda acrescenta que mesmo a calda pode ser mantida para a ocasião.

“Eu não tiraria. Acho o longo e a cauda muito bonitos. O que costumo fazer é deixá-la removível, para que na festa a noiva possa tirar e ficar mais confortável”, afirma Danielle.

A estilista diz também que o vestido curto não costuma ser uma opção sugerida por ela, mas, quando recebe o pedido, é para casamentos realizados pela manhã ou no civil.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Noelle Johnson Photography

Vestido para convidadas e madrinhas

Casamentos na praia ou em fazendas são propícios para ambientes mais descontraídos se comparados a salões fechados, na cidade. Nesse contexto, Camila lembra das mulheres que estarão no altar junto à noiva.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

“Em vestido para casamento no campo para madrinha, aposto nos florais. Super combinam, ainda mais se for de dia.”

A profissional acrescenta que, na ocasião, é importante ter em mente que não é uma festa estilo tapete vermelho do Oscar e ainda aconselha pedir a opinião da noiva na escolha do modelo.

Já nos modelos de vestido para casamento no campo para convidada, Camila recomenda os curtos para o dia. A indicação também é evitar excessos em brilhos e bordados.

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução

Nos mínimos detalhes

O véu é um detalhe que pode, também, compor o sonho da noiva e Danielle não dispensa o uso. Mesmo em celebrações no campo. “Eu opto pela mantilha, que é aquele com barrado de renda. Como há o fator vento em ambiente abertos, o detalhe pode dar um peso na peça e fazer com que ela não voe tanto.”

A estilista também chama a atenção para decotes exagerados em vestidos de noiva para casamento no campo. “Cada mulher tem a sua personalidade, claro, mas evito os excessos de forma geral. Inclusive no busto.”

vestido de noiva para casamento no campo
Foto: Pinterest / Reprodução



Entre os tecidos vetados por Camila, está o cetim. “Acho que o brilho desse tecido pesa para o contexto da ocasião.” Além disso, a profissional também não recomenda o uso da renda francesa, também conhecida como cordonê. “Por ser encorpada, esse tipo de renda é mais usada em aplicação, pois ela faz  com que o vestido perca fluidez”, acrescenta.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários