O corpo das futuras mamães vive em constante mudança. E quando o assunto é casamento, achar um vestido de festa para grávida pode ser complicado. Mas não significa que seja tarefa impossível.

“O modelo ideal valoriza as novas curvas sem esquecer do conforto. Também deve dar sustentação aos seios – por isso, os melhores são aqueles que permitem a utilização de sutiã. Sem contar o fator manga, já que os braços mudam nesse período e podem incomodar algumas mulheres”, revela Carolina Soares, estilista da loja Megadose Moda Gestante.

Se você quer encontrar a peça perfeita para a ocasião, separamos uma série de dicas para madrinhas e convidadas grávidas. Confira!

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Amy & Jordan Photography

 

O look perfeito

Para evitar gafes na hora de escolher o vestido de festa para grávida, a dica é voltar sua atenção para três pontos: corte, tecido e cor. A seguir, consulte o que observar em cada quesito para encontrar o modelito perfeito.

• Cortes de vestidos para grávidas

O corte ideal varia de acordo com o avanço da gestação. “Para quem está no começo, os vestidos retos são estratégicos. Isso porque não marcam tanto e são mais confortáveis”, afirma a consultora de moda Lais Machado.

O corte império, que tem a marcação abaixo do busto, também é um bom aliado das mamães. Inclusive, funciona melhor como vestido de festa para grávida de 6 meses ou mais. “Geralmente, a saia é mais fluida e solta, possibilitando que a barriga cresça e não corra o risco de ficar apertado”, comenta Lais.

Também vale destacar os decotes. De acordo com Carolina, os estilos em V e transpassado são as melhores opções. “Eles valorizam e alongam o busto”, garante a especialista.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Séraphine

 

• Tecidos indicados

Independentemente de optar por renda, seda, crepe, o tecido precisa apresentar um detalhe: elastano. Essa fibra é conhecida por deixar a peça mais flexível. “Ela faz toda a diferença na roupa, proporcionando conforto e estilo para a grávida”, conta Carolina.

Em relação ao que evitar, o ideal é fugir de vestido para gestante de tecido mais casual, como a viscose. “Apesar de ser confortável, esse material é básico e pode não deixar o look tão estiloso para a ocasião”, alerta Lais. Tecidos pesados, rígidos e volumosos também devem ser deixados de lado, pois podem ser desconfortáveis para este período.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Séraphine

 

• As melhores cores

A melhor cor para vestido de casamento para grávida convidada ou madrinha vai depender do horário da cerimônia. “Eventos à luz do dia e em locais abertos pedem por looks mais claros e leves, até mesmo estampados. Já para a noite, a pedida por tons sóbrios e modelos lisos traz mais elegância à produção”, aponta Carolina.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Cara Loren

 

Dicas extras para convidadas

Como as convidadas não têm uma posição de destaque na cerimônia, elas têm mais liberdade para escolher a roupa. Tanto que é possível optar por vestidos longos para casamento para grávidas ou curtos. Só é necessário se atentar ao comprimento. “É sempre bom considerar se continua confortável mesmo com você sentada. Faça o teste antes de sair de casa”, aconselha Lais.

Agora, se você é fã de moda e quer seguir as tendências, saiba que o queridinho do momento é o comprimento midi, que tem altura em algum lugar entre o joelho e o tornozelo. “É uma opção para quem sente um pouco de receio com modelos curtos”, diz Carolina. “Ele valoriza muito a grávida, trazendo um visual elegante.”

As convidadas mais ousadas ainda podem apostar em vestidos com estampas. Aqui, vale procurar por fundos mais neutros e padrões maiores, preferencialmente florais e geométricos. “É melhor evitar um mix de cores e elementos, para não ficar um look pesado de informações. Sempre opte por algo mais elegante”, recomenda a estilista da Megadose.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Mango Studios

 

Sapato: segurança e conforto

Não basta encontrar o vestido de festa para grávida de 8 meses ou menos. É necessário pensar no look completo. Ou melhor, no conforto completo para a ocasião.

Na categoria sapato, o tão popular salto agulha está fora da equação, pois não é tão confortável e não dá tanta estabilidade para quem está carregando um bebê. Ainda mais se o casamento for ao ar livre, com terreno de grama ou terra. “Aposte em um salto mais grosso, como os modelos de bloco ou as anabelas”, ressalta Carolina.

Também vale destacar que, se você procura um sapato sem incômodo, é melhor evitar as sandálias de tiras. “Os pés podem inchar e incomodar durante a festa”, alerta Lais.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Barefoot Blonde by Amber Fillerup Clark

 

Vestido de festa para grávida: comprar ou alugar?

Quando o assunto é vestido de festa para gestante, o aluguel pode ser a melhor opção. “A vantagem é que você não investe dinheiro em uma peça que dificilmente usará depois – ainda mais se a ocasião coincidir com o fim da gestação”, aponta Lais.

Hoje, existem lojas de vestido de festa para gestante. Uma dessas boutiques especializadas é a My B Dress, localizada em São Paulo (SP). O atendimento se dá com hora marcada e oferece modelos para convidadas e madrinhas. Valores sob consulta.

Mas se você prefere um vestido apenas seu para curtir a festa, a compra continua sendo a melhor alternativa. A Megadose, inclusive, traz modelos que podem ser aproveitados após a gravidez. “As peças trazem recortes especiais para amamentação, fazendo com que sejam ótimas aliadas das mamães lactantes”, afirma Carolina.

Por trabalhar com multimarcas, o preço do vestido de festa para grávida na loja pode variar. É possível encontrar modelos que vão de R$ 159,90 até R$ 599,90.

vestido-de-festa-para-grávida
Foto: Marisa McBride Photography

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

<>

Tags da matéria

Comentários