Neste ano,   Meghan Markle entrou para a família real com vestido de noiva ombro a ombro, um modelo Givenchy bem minimalista .

Mas ela não foi a primeira princesa a optar pelo modelo – anteriormente, a princesa Madeleine, da Suécia, e Charlene Wittstock, de Mônaco, já haviam optado pelo vestido de noiva ombro a ombro. Recentemente, a atriz Camila Queiroz também optou por este modelo para subir ao altar com Klebber Toledo.

Só que ao contrário de Meghan Markle, o modelo que ela escolheu não era nada minimalista – ele tinha pegada romântica, com bastante tule e aplicações de flores em tecido.

Veja também: Vestidos de Noivas | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos

casamento real harry e meghan
Foto: Twitter oficial do Palácio de Kensington

 

Mas uma coisa é fato: o casamento real acabou impulsionando a busca pelo modelo.

“Um casamento  com uma visibilidade tão grande sempre gera uma procura (nem que seja só para ver de perto algo parecido) por um modelo que possua uma modelagem na mesma linguagem. O que percebemos é que além do formato do decote e linhas da saia, o que acabou tornando-se muito forte são os vestidos apenas em tecidos como Mikado de seda e cetim duchese  (tecidos planos), que são usados para construir vestidos mais clean (assim como o da Meghan)”, pontua Marina Quaresma, gerente de marketing Casamarela e Rosa Clará SP.

casamento camila queiroz
Foto: Instagram Lethicia Bronstein

 

Veja também: Vestido de noiva princesa | Modelos, tecidos e dicas incríveis 

Ficou com vontade de usar um modelo deste no seu casamento? Confira as dicas para escolher o vestido de noiva ombro a ombro ideal para você!

Vestido de noiva ombro a ombro: em quais ocasiões usar?

Como vimos nos casamentos de Camila e Meghan, o decote ombro a ombro é bastante versátil. Para a estilista Flayza Vieira, qualquer estilo de noiva pode optar pelo modelo.

“Elas podem usá-lo durante o dia ou durante a noite, com brilho ou sem, na praia ou no campo, que ele se adapta perfeitamente nesses ambientes. Mas para o estilo de casamento, deve-se levar em consideração a tradição de cada igreja e/ou religião. Segundo a tradição da igreja católica por exemplo, as mulheres não devem ter seus ombros e braços descobertos durante a cerimônia, essa mesma regra é utilizada também para casamentos judaicos”, explica Flayza.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Rosa Clará/divulgação

 

Veja também: Como escolher o vestido de noiva ideal?

Marina acredita que o decote ombro a ombro pode ser usado  em qualquer estilo de casamento. “A dica é pensar em qual tecido será elaborado o vestido, assim ele pode ficar mais fluido e leve para casamentos ao ar livre ou com tecidos mais encorpados  e imponentes para usar em uma cerimônia à noite, por exemplo”, justifica.

Uma das vantagens do decote ombro a ombro é que ele pode ser usado em qualquer estação do ano – no frio, é possível usar mangas mais longas, e quando as temperaturas estiverem mais altas, dá para fazer como Camila Queiroz e escolher um com mangas curtinhas.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Belle Sposa

Veja também: Dicas para acertar na escolha do vestido de noiva evasê

Como combinar o decote ombro a ombro com acessórios e penteados?

O vestido de noiva ombro a ombro é bastante versátil e combina com diferentes estilos de acessórios – a única restrição pode ser com relação ao uso de colares.

“Particularmente, eu não recomendo colares para este tipo de decote, mas estão liberados brincos grandes, véus compridos, grinaldas altas, tiaras ou coroas e até flores dependendo do vestido, materiais utilizados e local do casamento”, comenta Flayza.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Pronovias

 

Veja também: Linha do tempo para escolha do vestido de noiva: 12 meses

Em relação ao penteado, Flayza acredita que a noiva que usa o decote ombro a ombro pode usar o cabelo solto ou semi preso, pois não tamparia muito o decote. “Mas o preso dá uma altivez e sofisticação”, conclui.

Biotipo x decote ombro a ombro

Tem dúvida se o decote ombro a ombro fica bem para o seu tipo de corpo? Segundo Flayza, o decote ombro a ombro valoriza o colo e disfarça a largura dos braços.

“Ele pode ser usado por mulheres de todas as idades e mais variados biótipos. Por deixar o ombro e boa parte do busto expostos, o decote ombro a ombro evidencia estas partes. Por isso, quem tem seios fartos e/ou ombros largos, esse decote não é o mais indicado. Apesar disso, noivas com quadril largo, ombro estreito e seios de tamanho pequeno ou médio podem usar e abusar desse decote”, destaca.

Marina revela um truque bacana para usar este modelo:  “é sempre legal pensar nas proporções da silhueta  para escolher o decote do vestido. Mas o principal é a combinação dele com o formato de saia que será escolhido. Assim você consegue usar qualquer decote desde que  deixe o look harmônico e proporcional”.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Decorus Photography

Veja também: Vestidos de noiva tomara que caia: tire todas as suas dúvidas 

As famosas que usaram vestido de noiva ombro e ombro

Os modelos de vestido de noiva ombro a ombro estão presentes em alguns casamentos icônicos.

Jackie Kennedy e John F. Kennedy

Jackie Kennedy foi uma das percursoras do estilo – em seu casamento com John F. Kennedy, ela usou um vestido de noiva com decote ombro a ombro desenhado por Ann Lowe.

vestido de noiva ombro a ombro Jackie Kennedy
Foto: Getty Images

 

Vestido de noiva Anne Hathaway

A atriz Anne Hathaway seguiu o mesmo caminho de Camila Queiroz e optou por um vestido de noiva ombro a ombro com bastante tule.

O vestido é assinado por Valentino e possui um detalhe bem interessante:  a barra rosada.

vestido de noiva com tule de Anne Hathaway
Foto: reprodução Vogue

Vestido de noiva filme “Noivas em Guerra” e “O Diário da Princesa – O Casamento Real”

Mas esta não foi a primeira vez de Anne Hathaway com um modelo ombro a ombro – no filme “Noivas em Guerra”,  e “O Diário da Princesa – O Casamento Real”, ela também usou um vestido com este decote.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Divulgação

Vestido de noiva Princesa Madeleine

Valentino também assinou o vestido de noiva da princesa Madeleine, da Suécia. Assim como Anne Hathaway, ela também quis o modelo ombro a ombro, mas o seu era com renda.

vestido de noiva ombro a ombro princesa madeleine suécia
Foto: Getty Images/Vogue

 

Vestido de noiva – Suzy – “O Outro Lado do Paraíso”

Vale noiva de novela? Em “O Outro Lado do Paraíso”, a atriz Ellen Roche usou um modelo bem romântico da Pronovias para o casamento de sua personagem Suzy.

vestido de noiva ombro a ombro ellen roche novela pronovias
Foto: divulgação/ Rede Globo

 

Vestido de noiva Ana Beatriz Barros

A modelo Ana Beatriz Barros também teve um modelo assinado por Valentino em seu casamento, com decote ombro a ombro.

O vestido era em renda e point d’esprit, com corte clássico – com saia rodada, mangas longas, forro nude e a transparência na saia.

Retrospectiva 2016 Melhores casamentos de celebridades Ana Beatriz Barros
Imagem via theknotnews

 

Vestido de noiva Amal Alamuddin

Em seu casamento com George Clooney, a advogada Amal Alamuddin também usou um vestido de noiva ombro a ombro, assinado por Oscar de la Renta.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Getty Images

 

Veja também:  Vestido de noiva com renda | Como acertar na escolha

Inspirações de vestidos de noiva ombro a ombro

Para as noivas que estão em busca do vestido de noiva ideal, veja abaixo 10 inspirações de vestido de noiva ombro a ombro que o iCasei selecionou para você.

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Michael e Carina Photograhers

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Pronovias

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Gali Karten Bridal Couture

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Caroline Tran

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Elisa Bricker

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: O’Malley Photographers

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Sally Pinera

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Jose Villa Photography

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Sawyer Baird

 

vestido de noiva ombro a ombro
Foto: Myrtie Blue

Veja mais vestidos de noiva ombro a ombro no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários