O vestido de noiva evasê é um dos cortes favoritos entre as mulheres. Isso porque o caimento combina muito bem com diferentes tipos de silhuetas. Tanto é que o modelito foi o escolhido por duas celebridades bem distintas.

Cacau Protásio, por exemplo, optou por um look clean, confeccionado em seda e adornado apenas com um cinto bordado com pedrarias. Já Reese Witherspoon apostou em um vestido de noiva evasê tomara que caia, com corpete estruturado na cor rosa – sim, rosa. Agora, está na hora de você também escolher o seu.

Veja também: Vestidos de noiva: o guia completo para escolher o modelo dos sonhos

vestido-de-noiva-evase-com-tule
Foto: Mirelle Carmichael Photography

 

Vestido evasê: o modelo universal

O modelo evasê é aquele que tem uma cintura marcada e a base mais larga. Por ter a mesma proporção e um caimento igual ao da letra A, pode também ser conhecido exatamente como vestido de noiva com corte A. Só que ele possui ainda outro apelido: o de modelo universal.

“Quando bem modelado, o vestido de noiva evasê veste maravilhosamente todo tipo de corpo. Por valorizar a cintura e não marcar o quadril, é ideal para quem tem silhueta mignon e quer trazer um pouco de volume na parte de baixo, mas também é ótimo para as mais cheinhas, que querem suavizar as curvas”, diz a estilista Marie Lafayette.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase
Foto: Vatana Watters / BHLDN

 

Como o corte corresponde mais ao formato da saia, o decote pode ser construído de acordo com o seu gosto. O decote em V, por exemplo, é o que combina mais com o vestido de noiva evasê plus size, já que casa bem com o busto cheinho. Os formatos coração e quadrado também valorizam muito pescoço e colo.

Para quem é mignon, um dos melhores modelos é o vestido de noiva evasê ombro a ombro, que transparece charme e romantismo. “O decote canoa valoriza pescoço e nuca. Já a gola careca fica linda em mulheres com pouco busto. Além disso, o decote nas costas é sempre muito elegante e fica lindo nesse tipo de noiva”, comenta Talitha Tartari, consultora de imagem e estilo.

Vale ressaltar que, embora tenha a saia mais volumosa, o evasê não pode ser confundido com o vestido de noiva rodado, também chamado de  vestido de noiva princesa. “Este modelo tem um caimento suave, enquanto o princesa tem um desenho mais arredondado próximo à cintura, bem como a saia ampla”, explica Talitha.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase-bordado
Foto: Liancarlo / Allen Photography

 

Melhores tecidos para vestido de noiva evasê

Os tecidos mais indicados para o vestido de noiva com corte evasê são aqueles rígidos, que já possuem um caimento em linha aberta e entregam justamente o tão típico formato A do modelo. Neste contexto, os materiais mais usados são os cetins italiano e duchese e o zibeline.

A escolha do tecido, entretanto, vai depender do gosto e também do horário em que ocorrerá o casamento. “Para eventos noturnos, a peça pode ter tecidos mais sofisticados, rendas e bordados. Mas para festa diurnas, um vestido de noiva com tule é mais leve e indicado”, revela a estilista Fafi Vasconcellos.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase
Foto: Wtoo By Watters

 

O evasê ideal para cada cerimônia

Por mais que as mulheres hoje estejam cheias de atitude e não se prendam tanto às regras da moda, ainda é necessário seguir algumas dicas para não cometer erros comuns na hora de comprar o vestido de noiva.

O principal conselho é adequar o vestido evasê com o estilo do casamento. “Este modelo comporta, sim, diferentes brilhos. Só que é necessário saber dosá-los. Peças mais trabalhadas são indicadas para cerimônias que ocorrem entre o final de tarde e à noite. Para o dia, prefira os brilhos suaves e as pérolas opacas”, conta Marie.

Talitha ainda aponta os estilos de tecidos que mais combinam com cada ocasião. “Para casamentos de dia, aposte em saias fluidas e leves, rendas mais delicadas e bordados discretos. Para noite, vale a pena optar por tecidos com mais estrutura e encorpados. Valorizar bordados e rendas também é uma boa”, diz.

É importante destacar que o evasê também é um dos cortes que mais combinam com vestidos para casamento civil. “Mas desde que sejam no tamanho curto ou midi, quando o comprimento fica em algum lugar entre joelhos e tornozelos”, alerta Marie. Aqui, a regra de menos brilho para o dia também é válida.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase-comprimento-midi
Foto: Delphine Manivet Ivory Prospere Gown / BHLDN

 

Como combinar véu e acessórios

Tudo está permitido quando o assunto é véu e acessórios. Basta seguir seu estilo. Mas, caso queira jogar em terreno seguro e acertar em cheio nestes dois quesitos, você pode seguir algumas dicas infalíveis.

Para Talitha, o véu mais indicado é o catedral. Isso porque ele ajuda a alongar a silhueta e não evidencia o volume da saia evasê. “A noiva também pode olhar para o estilo do vestido. Se for mais clássico e com aplicação de renda, uma mantilha ficará perfeita. Já os mais delicados ficam incríveis com véu clean e menos volume”, comenta.

Os acessórios também devem combinar com a proposta do vestido de noiva evasê. Com a parte de baixo volumosa, é interessante valorizar brincos e colar. “Assim, o efeito alongador é maior e chama-se atenção para o rosto”, explica Talitha. Mas tudo vai depender do decote da roupa. Se ele for mais fechado, por exemplo, deixe o colar de lado.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase-e-veu-longo
Foto: La Sposa / Divulgação

 

Quanto custa um vestido de noiva evasê?

Por ser um vestido clássico, o corte evasê pode ser encontrado com facilidade em lojas de aluguel e compra. O que vai determinar a sua escolha será o valor que você está disposta a gastar e o retorno que pretende ter com o investimento.

“Se a noiva tem o sonho de guardar a recordação do Grande Dia, tendo o vestido para sempre em mãos, a compra é a única opção”, revela Talitha. “Agora, se ela quer um vestido elaborado, mas não tem tanto dinheiro para investir, o aluguel é a melhor pedida. Outra vantagem é que não há a necessidade de se preocupar em vender para tentar reaver o investimento”, completa.

Os preços para vestido de noiva evasê 2018 podem variar bastante de acordo com o estilista e a loja. Segundo Talitha, os aluguéis começam em R$ 2.500. Já os modelos feitos sob medida por Marie Lafayette saem a partir de R$ 5 mil.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase-com-detalhes-em-renda
Foto: Maggie Sottero Bridal / Divulgação

 

Veja mais inspirações de vestidos de noiva evasê no nosso perfil no Pinterest 
</>

Tags da matéria

Comentários