Em 2017, a atriz Marina Ruy Barbosa subiu ao altar com um vestido de noiva com tule – modelo desenhado exclusivamente para ela pela grife Dolce & Gabbana. Há alguns anos atrás, foi a atriz norte-americana Anne Hathaway que investiu pesado no tule para o seu grande dia.

Marina Ruy Barbosa usou vestido de noiva com tule em seu casamento
Marina Ruy Barbosa usou vestido de tule em seu casamento | Foto: divulgação

 

“O tule é um material versátil, que pode ser usado de diversas maneiras nos vestidos. Por isso, se adequa a todos os tipos de casamento. Desde o vestido mais simples, até o mais elaborado”, opina Renata Raimo, da Trinitá Couture.

Para Gabriela Piccoli, da marca Solaine Piccoli, o tule é um tecido clássico para vestidos de noiva. “O que se deve levar em conta é o estilo da noiva. O tule traz um ar mais leve e romântico para o vestido. É um dos tecidos preferido das noivas, seu caimento é perfeito para as saias princesas”, comenta.

vestido de noiva com tule de Anne Hathaway
Anne Hathaway optou por um vestido de tule em seu casamento, com a barra rosada | Foto: reprodução Vogue

 

Luiza de Moraes, assistente da estilista Esther Bauman no Acqua Studio, acredita que o tule é atemporal: “ele normalmente é lembrado em saias volumosas e franzidas, mas pode ser usado de diferentes formas. Inclusive, pode ser um artifício técnico para muitos detalhes do vestido”.

Sonha com um vestido de noiva com tule? Confira dicas para escolher o tecido certo para o seu grande dia!

Tipos de tule

Antes de escolher seu vestido de noiva com tule, é importante compreender que existem infinitas possibilidades de uso do material.

vestido de noiva com tule
Foto: Milla Nova

“No vestido todo, sob uma base, no forro, só na saia, com várias camadas, franzido, só no corselet, com transparências no colo, no decote, nas mangas, evidenciando transparências ou não”, explica Luiza.

Conheça os diferentes tipos de tule e veja como cada um deles pode ser utilizado:

Tule ilusion

O tipo mais comum é o tule ilusion, mais resistente e que suporta bordados pesados. “É sobre esse tipo de tule que rendas são aplicadas, bordados de pedraria e todo tipo de aplicação, já que se for feito direto no tecido do vestido, muitas vezes não dá o efeito de transparência que o tule permite”, define Luiza.

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

De acordo com Renata, o tule ilusion é usado como segunda pele para fazer a aplicação de renda e para vestidos com decote profundo na frente e nas costas, para segurar esse decote. “Fica praticamente imperceptível em decotes”, destaca.

“Ele é utilizado para a estrutura de blusas, com e sem corselet, e como base para manga longa de renda, por exemplo. Ele é perfeito para deixar o vestido ‘no lugar’, visando o conforto da noiva”, explana Gabriela.

Leia também: Vestido de noiva com manga: escolha o modelo ideal

Tule Point D’esprit

É aquele “tule de bolinhas”. “Usamos bastante como uma alternativa para as noivas que procuram algo mais delicado e romântico, mas querem fugir da renda. Podemos fazer todo o vestido com esse material”, comenta Renata.

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Luisa aponta que tules com desenhos, padrões, estampas, texturas, como o point d’espirit são normalmente usados nas saias, pois dão um efeito delicado e romântico ao vestido. Ele também aparece nas mangas dos vestidos na transparência, para aquelas noivas que não querem renda.

Tule francês

É o tule mais volumoso, muito usado para saias mais estilo princesa, segundo Renata. “Pode ser utilizado em várias camadas, conforme a preferência da noiva”, pontua.

“Ele é perfeito para saias mais bufantes e é utilizado para véus e mantilhas”, acrescenta Gabriela.

vestido de noiva com tule
Foto: Rosa Clará

 

Leia também: Véu de noiva | Tudo o que você precisa saber

Tulão

De acordo com Renata, o tulão é usado por baixo do vestido, para dar mais volume e deixar as saias mais armadas.

A diferença dele para o tule francês é que este compõe saias mais abertas e o tulão é usado por dentro, para estruturar.

vestido de noiva com tule
Foto: Miriam Bride

Tule de seda

Trata-se de um tule mais molinho e delicado, para as noivas que procuram um vestido no tule, mas não querem volume, segundo Renata.

“O tule de seda possui um caimento mais pesado, ideal para vestidos com um caimento mais lânguido e fluido”, destaca Gabriela.

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

Cuidados no uso do vestido de noiva com tule

vestido de noiva com tule
Foto: Style Me Pretty | Sally Pinera

 

Vai usar um vestido de noiva com tule? Veja algumas dicas:

-Por ser um material bem delicado, Renata recomenda evitar bordados muito elaborados e acessórios que possam enroscar no tecido;

– Se a noiva quiser cauda no vestido com saia de tule, por exemplo, Gabriela indica o uso de uma cauda removível pelo fato do tule ser um tecido bastante delicado;

– Se optar por uma saia franzida (vestido bolo), Luiza alerta que pode atrapalhar na locomoção;

– Dependendo da proporção do corpo e proposta da noiva, Luiza afirma que o tule tem efeito de alargar a silhueta por conta do volume.

Vestido de tule esquenta?

vestido de noiva com tule
Foto: Style Me Pretty

 

Uma dúvida comum de quem está pensando em usar um vestido de noiva com tule no casamento é se o tecido esquenta. Renata, Luiza e Gabriela acreditam que não.

“É um material leve e que não esquenta. Claro que, se usado em várias camadas, dá um peso maior ao vestido, esquentando mais”, lembra Renata.

Leia também: Vestido para casamento na praia: o que usar para dizer sim à beira mar

Se o casamento for em uma cidade em que o clima é muito quente e úmido, Gabriela indica que a melhor opção pode ser um modelo sem mangas. Para Luiza, o tule ilusion é o melhor para mangas e decotes.

“Ele é maleável e normalmente não esquenta. Para a maioria das nossas noivas que casam na praia ou em lugares quentes, nunca foi um problema o uso do tule”, conclui.

12 inspirações de vestidos de noiva com tule

Está pensando em aderir ao tule? Separamos algumas inspirações para o seu grande dia:

vestido de noiva com tule
Foto: Nouveau por Giselle Nasser

 

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

vestido de noiva com tule
Foto: Justin Alexander

 

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

vestido de noiva com tule
Foto: Jenny Packham

 

vestido de noiva com tule
Foto: Collection Muse by Berta

 

vestido de noiva com tule
Foto: Sophia Tolli

 

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

vestido de noiva com tule
Foto: Kelly Faetanini

 

vestido de noiva com tule
Foto: Gali Karten

 

vestido de noiva com tule
Foto: Pinterest / Reprodução

 

vestido de noiva com tule
Foto: Milla Nova

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários