Pajens no casamento | Dicas de como incluir as crianças
Não tem quem não dê um sorriso quando vê o pajem entrando no casamento, não é mesmo? Para deixar sua cerimônia mais fofa e descontraída, mostramos como incluir as crianças na cerimônia. Confira
Dá para sentir no ar aquele momento de tensão que antecipa o começo da cerimônia: a ansiedade dos convidados cresce a cada minuto de atraso- e não vamos nos enganar, noiva atrasa mesmo.
Nada como incluir pajens no seu casamento para quebrar a formalidade toda da situação: quem não se derrete ao ver as crianças entrarem antes da noiva e sairem do script que lhes foi dado? Os convidados relaxam, curtem a cena e o clima de tensão morre ali. Cá entre nós, são os vídeos que mais viralizam no cyberspace, não é?
O casal tem que saber que a probabilidade de acontecer alguma coisa fora do que foi planejado é muito grande, especialmente quando envolve crianças pequenas. Manter o bom humos nestas horas é fundamental: relaxem e deixem rolar, as crianças podem chorar, se perder no meio do caminho, ter ataque de timidez, correr para os pais, enfim, a lista é grande.
Veja as dicas de duas especialistas em cerimonial que nos contam como incluir os pequenos na cerimônia.
[xt_news query_type=”selection” related_to_type=”tags” query_post_formats=”” format=”” pagination=”0″ pagination_position=”top-right” pagination_arrows_only=”” pagination_show_current=”” pagination_animation=”_fade” pagination_animation_direction=”left-right” view=”text-list|size:small” show_excerpt_only_featured=”no” show_category_only_featured=”no” max_categories=”1″ show_date_only_featured=”no” show_author_only_featured=”no” show_stats_only_featured=”no” title_length=”10″ excerpt_length=”15″ featured_title_length=”15″ featured_excerpt_length=”55″ include_posts=”53761, 41798″]Funções
“O pajem pode fazer parte do contexto no casamento como acompanhante da daminha de honra, formando o que chamamos casais de noivinhos”, diz a assessora e cerimonialista Gisele Carneiro.
“Ele pode carregar as alianças, no cortejo de entrada ou apenas no momento dos votos, quando o celebrante solicita, por exemplo”, sugere Gisele. “Também pode entrar na frente da noiva, anunciando sua chegada de maneira original’”, diz.
Nenhuma das funções é obrigatória, o pajem não precisa ter acompanhante nem função específica. O principal papel deles é ser fofo, é ser criança. “Às vezes, colocamos no cortejo um atrás do outro, em fileira, com balões, por exemplo”, explica.
Trajes
Os trajes dos pajens devem combinar com o horário, local e tom do casamento. O dress code mais seguro é seguir o do noivo e padrinhos, incluindo as cores: em um casamento mais formal, eles podem vestir pequenos ternos, fraques etc. Se o casamento é mais informal ou durante o dia, combinações de camisa e bermuda de alfaiataria, por exemplo.
Quem convidar?
Maria Cláudia Rubim, da Rubim Cerimonial, explica que o pajem, normalmente, “representa os filhos do casal que virão com o casamento”.
No caso dos noivos que já têm filhos, nada mais perfeito que eles mesmos serem os pajens e representarem sua família na cerimônia.
Os noivos também podem convidar sobrinhos e filhos de amigos para serem pajens. O ideal é que os pais sejam amigos próximos, com quem vocês tenham intimidade para tratar de assuntos como os trajes e os ensaios.
Idade ideal
A idade recomendada para um pajem é dos 3 aos 7 anos, segundo Gisele. “Assim, a criança não é tão pequena que corra o risco de estranhar e não entrar e nem muito grande para não perder aquela essência infantil”, explica.
Serviço:
Gisele Carneiro – GeC Cerimonial
Telefone: (081) 8696-7253 / (081) 9785-6545
E-mail: giselemour@gmail.com
Maria Cláudia Rubim – Rubim Cerimonial
Telefone: (11) 2659-5435 | (11) 98136-8010
E-mail: contato@rubimcerimonial.com.br
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis