Ao imaginar um casamento, é quase inevitável pensar na cena dos noivos deixando a cerimônia felizes, com os convidados jogando muito arroz neles. É o que vemos em muitos filmes e novelas – e a tradição diz que esta prática traz muita prosperidade ao casal. No entanto, hoje nem todos os espaços e igrejas permitem que se jogue o arroz, pois além de toda a sujeira, os grãos acabam deixando o chão escorregadio. Por conta disso, há inúmeras ideias criativas para a saída dos noivos e substituir o arroz.

Leia também: Green Wedding – Tendências de Casamento Ecológico na Itália

“Embora o arroz tenha o objetivo dar sorte aos noivos, ultimamente, não temos usado muito por ser um desperdício de alimento. Além disso, após a cerimônia, é comum juntar muitas pombas, que acabam danificando as igrejas”, comenta a wedding planner mexicana Guadalupe Alvarez, da empresa Penzi Bodas.

ideias criativas para jogar nos noivos
Foto: Chris&Ruth Photography

Ideias criativas para a a saída dos noivos além do arroz

Segundo a wedding planner italiana Valentina Lombardi, da Italian Wedding Company, jogar arroz na saída dos noivos é bastante comum em seu país. “Aqui a tradição ainda é muito forte. Em alguns casamentos, os convidados chegam a jogar quantidades enormes de arroz. O lado ruim é realmente o desperdício e a possibilidade deixar manchas nos trajes, especialmente no do noivo”, defende.

Se você não quer nem saber de ficar sacudindo a roupa após a cerimônia de casamento para tirar os grãos de arroz, há muitas opções que podem ser utilizadas para substituí-los.

“Costumamos utilizar pétalas de rosa, lavanda e alecrim. Algo que também temos feito é usar fitas nas cores do casamento”, sugere Guadalupe.

saída dos noivos
Foto: Miss Gen Photography

 

Valentina, por sua vez, conta que usa bastante confete para jogar na saída dos noivos ou algo que tenha a ver com o conceito da celebração.

“Certa vez, planejamos um casamento que tinha como tema ‘viagens’. E, no final da cerimônia civil, os convidados jogaram aviõezinhos de papel nos noivos. Foi uma ideia divertida que tinha tudo a ver com o tema”, destaca.

aviõezinhos para jogar nos noivos
Foto: Independent Pictures

 

Veja também: As 10 fotos mais pinadas da saída dos noivos

Pétalas de rosa

A assessora de eventos Juliana Oliveira recomenda ainda o uso de pétalas de rosas de cetim como uma opção para a saída dos noivos.

“Elas não mancham a roupa, são reutilizáveis e ajudam a ter lindas fotos. Além disso, tem a tradição dos antigos romanos, que costumavam jogar flores na noiva porque acreditavam que elas traziam sorte e amor ao novo casal”, pontua.

Opções para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Pascal Chevallier

 

Bolinhas de sabão

Outra opção bastante usada para a saída dos  noivos são as bolinhas de sabão.

“É ótimo para quem vai casar na praia ou no campo, porque em alguns pisos ela fica escorregadia. E como existem várias opções de embalagens, é possível personalizar com a identidade visual da festa. Além de fazer sucesso entre adultos e crianças”, argumenta Juliana.

Veja alguns cuidados para escolher o item certo

  • O primeiro passo é certificar-se se a Igreja ou o espaço de eventos permite o uso de qualquer item. “Para não comprarem o produto e apenas no dia do casamento ficarem sabendo sobre a proibição”, lembra a assessora de eventos Juliana Oliveira;
  • “Escolham um item que vocês gostem muito, se identifiquem e tenha alguma relação com o local da cerimônia”, pontua Juliana;
  • As pétalas de rosas de flores verdadeiras, dependendo da cor, podem manchar a roupa. “Se os noivos optarem pelas pétalas, o ideal é escolherem a cor branca”, indica Juliana;
  • Juliana alerta ainda que, dependendo do piso, a bolinha de sabão pode deixar o chão tão escorregadio quanto o arroz. Guadalupe também coloca que as bolinhas de sabão algumas vezes podem manchar as roupas também;
  • Caso optem por usar sparklers, o ideal é comprar em uma loja confiável, evitando adquirir com ambulantes. “É preciso ter o auxílio de uma assessora que fique responsável por distribuir aos padrinhos e acendê-los no tempo certo para não perderem o registro do fotógrafo, porque esse produto queima muito rápido”, argumenta Juliana.

 

Veja também: Tendência | Casamento Eco

Como calcular as quantidades?

Você quer preparar os itens para o pessoal jogar na saída dos noivos, mas não sabe qual é a quantidade certa? De acordo com Juliana, se a cerimônia for na Igreja, deve ser distribuído apenas para os padrinhos (nesse caso a quantidade será de acordo com o número de padrinhos – homens e mulheres).

“Se for na praia ou no campo, por ser em lugar aberto, os noivos podem distribuir para outros convidados além dos padrinhos (nesse caso o ideal é oferecer para pelo menos metade do número de convidados)”, afirma Juliana. Guadalupe segue uma regra semelhante: ela costuma organizar para que pelo menos todas as mulheres convidadas recebam algo.

Opções para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Betsy Newman


Veja também:
Música para casamento | 20 músicas para entrada e saída do altar

Valentina pontua que, de forma geral, ela costuma aplicar o cálculo de que pelo menos 2/3 dos convidados tenham algo para jogar.

“Em casamentos grandes, nem todo mundo está presente neste exato momento ou até mesmo com vontade de jogar algo. Mas se for um casamento menor (30 a 40 convidados), planejo um para cada”, explica.

Alternativas boas para o meio ambiente

Para evitar danos ao meio ambiente, fuja de alguns itens como os balões (a não ser que sejam biodegradáveis) ou as borboletas e pombas.

“Não gosto da ideia de colocar animais em caixas e tirá-los do habitat natural deles”, alerta Guadalupe. Uma possível solução que a wedding planner vem aplicando é dar aos convidados pequenos sinos e fazer com quem eles toquem quando os noivos saírem da cerimônia.

As ervas também podem ser uma boa opção para casais que possuem um estilo de vida eco sustentável. “Os noivos podem fazer saquinhos com especiarias – como alpiste e camomila ou qualquer outra erva que o casal tenha preferência. Elas trazem boa sorte e afastam o ‘mau olhado’”, define Juliana.

Valentina aponta como alternativa utilizar varinhas com fitinhas na ponta, com as cores do casamento. E, se for noturno, é possível optar por sparklers ou bastões luminosos.

opções para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Nina Claire

 

Veja 12 ideias criativas para jogar na saída dos noivos além do arroz

Separamos abaixo uma seleção de opções para quem quer fugir do tradicional arroz.

1. Papel colorido, confete ou lantejoulas

O efeito nas fotos é incrível e super colorido!

papel colorido para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Mr. Haack

 

2. Sementes

Esta é a melhor opção para os noivos que buscam alternativas sustentáveis.

Ervas para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Brosnan Photographic

3. Flores secas

Uma alternativa romântica e delicada.

flores secas para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Jason Walker/ Ira Lippke Studios

4. Aviõezinhos de papel

Esta é para os noivos que amam viajar.

aviões de papel para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Jennifer Emerling

5. Pétalas de flores

Uma ideia romântica e que traz sorte ao casal.

petalas de flores para jogar nos noivos
Foto: Something Turquoise

6. Balões biodegradáveis

Quer ter fotos lindas sem prejudicar a natureza? Dá pra investir em balões biodegradáveis no seu casamento.

opções para jogar nos noivos casamento
Foto: KT Merry Photography

7. Bolinhas de sabão

As bolinhas são ótimas para casamentos ao ar livre e na praia.

bolinhas de sabão na saída do casamento
Foto: Ashley Keleman

8. Fitas coloridas

Com esta ideia, dá para utilizar fitas nas cores do casamento para combinar com a decoração.

fitas coloridas para jogar nos noivos na saída do casamento
Foto: Ruth Eileen Photography

9. Sparklers

Os sparklers são perfeitos para cerimônias noturnas e dão um ótimo efeito na saída do casal.

sparklers para saída dos noivos no casamento
Foto: Kay English Photography

10. Neve artificial

Invejosos dirão que é mentira e que não neva no Brasil. Mas se quiser ter um dia de “Frozen”, dá para apostar na neve artificial.

neve artificial para jogar no noivos na saída do casamento
Foto: Christianne Taylor

11. Folhas

Esta é outra alternativa para quem busca um casamento com menos impacto ambiental.

ideias para jogar nos noivos no casamento
Foto: White Kite Studio

12. Varinhas com laços ou bandeirinhas

Coloque mensagens fofas ou use as cores do seu casamento nas bandeirinhas. No final da cerimônia, os convidados podem acená-los e o resultado fica lindo.

bandeirinhas casamento
Foto: N Barrett Photography
Tags da matéria

Comentários