Parede de cimento queimado | Inspire-se e veja como fazer
Para dar um up na casa nova com praticidade e muito estilo, esse ícone da decoração é a escolha certa
Mudar para uma casa nova sempre requer um mergulho pelo mundo da decoração. Afinal, quem casa quer a casa com a sua própria cara e estilo, certo? E para quem é fã do estilo industrial, a parede de cimento queimado é uma opção moderna e democrática, com o poder de deixar qualquer cômodo mais especial.
A arquiteta Karen B. Evangelisti, da INÁ Arquitetura, conta que o estilo industrial veio da necessidade de converter construções originais de galpões em moradias. Daí o uso de tantos elementos em ferro, madeira e, claro, cimento. “Ele carrega uma atmosfera muito urbana, moderna e de constante transformação”, completa ela.
O melhor é que, com tanta gente aderindo a esta tendência, é possível encontrar no mercado opções prontas de textura de cimento queimado. Assim você não é necessário contratar um profissional específico para o trabalho e você nem precisa ficar inseguro com o resultado.
Veja também: Casa nova | Como planejar gastos com reforma e decoração
Veja também: Dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel
Como fazer parede de cimento queimado
Cibelly França, do perfil do Instagram @nossoape44, colocou a própria mão na massa e transformou sua parede de cimento queimado em um ícone muito comentado pelos seguidores de seu apartamento na rede social.
“Quando me mudei para esse apartamento, comecei a buscar referências no Pinterest e no Instagram. Em grande parte das minhas favoritas havia cimento queimado, nas paredes, teto, piso. Acho que o acabamento traz uma personalidade por si só para o ambiente e era algo que eu mesma poderia aplicar, então decidi tentar”, conta ela, que também explica o passo a passo.
Veja também: Mural grid: inspire-se para montar o seu
Materiais:
- Lona
- Fita crepe
- Lixa 600
- Rolo de pintura de lã branca
- Desempenadeira de aço inox com cantos arredondados ou esponja para obras
- Textura pronta
- Cera, verniz acrílico ou resina
Modo de fazer:
Passo 1: Proteja toda a área do piso próximo à parede com a lona ou, se preferir, folhas de jornal. Depois passe a fita crepe (uma de boa qualidade para a tinta não vazar) em todos os cantos externos da parede e também no rodapé.
Passo 2: Lixe as imperfeições da parede (este passo é dispensável, caso você queira um resultado mais rústico, como foi a escolha de Cibelly).
Passo 3: Coloque a textura da marca de sua escolha na desempenadeira ou na esponja para obras e comece a aplicá-la na parede, fazendo sempre movimentos circulares ou irregulares, como se você estivesse apagando uma lousa.
Passo 4: Confira o tempo de espera para secagem entre demãos no rótulo da textura que você está utilizando. Assim que atingir o tempo necessário, repita o processo. Nesse passo, fique atento para o resultado que você quer, pois podem ser necessárias mais uma ou duas demãos, dependendo da sua preferência por um cimento mais claro ou mais escuro.
Passo 5: É hora de dar o acabamento! Para isso, você pode utilizar cera, verniz acrílico ou resina (todos fáceis de serem encontrados em lojas de tinta ou casas de materiais de construção). Passe o produto de sua escolha após a textura estar completamente seca utilizando o rolo. Mas, lembre-se que dependendo do finalizador a cor da parede pode escurecer um pouco. Leve isso em conta na hora de planejar as demãos.
Veja também: Canto alemão: tendência para a sua sala de jantar
Como combinar
Apesar de ser original da arquitetura industrial, a parede de cimento queimado tem uma cor neutra, que é o cinza, por isso pode casar bem com muitos outros estilos. A arquiteta Karen B. Evangelisti ressalta toda sua versatilidade: “Ela pode ficar ótima tanto com um desenho mais minimalista, compondo tons de branco e cinza, quanto com estilos mais brutos, como o industrial, valorizando a textura e a materialidade do cimento”.
Você pode incluir a parede de cimento queimado em sua casa nova mesmo que não tenha um estilo de decoração tão definido. Cibelly detalha quais inspirações usou pra montar seu apartamento e conta ter chegado em um resultado bem diverso de estilos.
Veja também: Mármore carrara para decorar a casa | Cuidados, dicas e inspirações
“Eu mobiliei e decorei de acordo com o nosso gosto pessoal e ficou tudo misturado. Em partes eu vejo um estilo mais retrô, em outros mais hygge, há quem diga que ela é minimalista, já as paredes de cimento queimado têm uma aparência mais industrial, e esse é o que mais gosto entre todos”, conta.
Quanto ao cômodo escolhido para receber o cimento queimado, não tem muita regra, ele pode ficar bom em qualquer ambiente, e até mesmo no chão. Para saber por onde começar, tente optar pelos locais que você quer deixar mais aconchegantes, como quartos e salas.
Veja também: Costela de Adão na decoração da casa | Onde usar e como combinar
Cuidados com o cimento queimado
Na hora de escolher os móveis, opte por itens de traços limpos e objetivos para que eles não briguem por destaque com o cimento, alerta Karen. Além disso, vale dosar a mão na quantidade de demãos da textura e escolher um tom de cimento mais claro para que o ambiente não fique muito escuro.
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Esse cimento queimado ficou lindo qual textura usou?