Quer vocês estejam planejando seu novo lar ou já estejam morando juntos, pensar na decoração da casa que vão dividir após o casamento é uma ótima oportunidade para inovar e deixar claro que essa é uma nova fase, com ideias frescas e que tragam felicidade.

E, para ter esse sentimento de novo, não é necessário uma grande reforma. A maneira como você dispõe os quadros em uma parede já muda completamente o ambiente de uma forma simples e barata. Mas não basta pendurar todos os quadros que você possui aleatoriamente. Confira algumas dicas para compor uma parede de quadros.

Veja também:  Como preparar a casa para o outono 

parede de quadros
Foto: Divulgação – Foto Galeria YouArt

 

1 – Escolha do ambiente

A sala costuma ser o local mais pensado para se fazer uma parede de quadros, principalmente na parede acima do sofá. Corredores e cabeceira da cama também são dois fortes candidatos, mas Joel Alves, designer de interiores e proprietário do Studio 1202 explica que você pode ainda criar em locais menos habituais, como na parede atrás do vaso sanitário, no escritório, em um canto da cozinha junto à máquina de café, no quarto de bebê ou mesmo na varanda. “Nesses casos, os quadros podem até ter temas relacionados ao cômodo, como imagens de café na cozinha, para uma decoração mais certeira”, aponta.

“Mas qualquer parede vazia é uma tela em branco para criar. O canto ideal, no final, é aquele que você olha e sente que está faltando algo”, indica Jóia Bergamo, arquiteta e designer de interiores.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Espelho Adnet | Como usar o item desejo na decoração da casa nova

2 – Tamanho

Definir o tamanho dos quadros é uma das etapas principais da composição, segundo Joel. “É muito comum as pessoas não fazerem uma definição prévia e acabarem colocando quadros muito pequenos em paredes muito grandes, por exemplo, que deixa uma impressão de parede inacabada ou vazia”, conta o profissional.

Leve em consideração o espaço disponível para montar o layout. Se for uma parede grande, como as da sala, comece com quadros grandes e vá compondo com outros menores. O lavabo permite que já se inicie com quadros médios ou pequenos.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  5 apostas para decorar a casa nova em 2019

3 – Distância

Não existe uma regra, mas sim algumas dicas, na hora de compor uma parede de quadros. A arquiteta Claudia Alionis indica colocar os quadros sempre entre 7 e 10cm entre um e outro, começando pelo de centro.

“Ao colocar o primeiro quadro, imagine uma linha horizontal dividindo ele ao meio. Esse é o eixo do quadro. Para uma altura correta, esse eixo deve estar posicionado a 1,60m do piso, pois é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média, sendo inclusive a medida usada de referência em galerias de arte”, ensina Claudia. Esse é seu eixo central. A partir dele, vá organizando os outros em volta.

Se os quadros vão ficar acima de móveis, a dica é que o mais baixo deles esteja a pelo menos 25cm do topo do móvel.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  10 lojas para comprar decoração para casa em SP

4 – Disposição

É importante saber onde cada quadro ficará disposto antes de furar sua parede. Para isso, o indicado é você dispor seus quadros no chão ou qualquer superfície plana que dê uma visão total da composição, antes de montar a sua parede de quadros. Outra dica de Cláudia é fazer moldes de papel com o tamanho dos quadros e colocar na parede com fita adesiva, assim você pode experimentar sem que haja furos desnecessários.

Joel aponta que quadros de mesmo tamanho enfileirados deixam o ambiente mais sério. Se quiser uma composição mais despojada, opte por um alinhamento irregular. “Você também pode escolher uma forma mais inusitada, formando um desenho oval ou redondo com os quadros a partir do eixo central, ou seguindo o formato de degraus”, indica Cláudia.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Como usar prateleiras para otimizar espaços pequenos

5 – Cores

A parede de quadros pode ter uma combinação monocromática ou colorida, mas que siga as mesmas cores do restante da decoração do ambiente e também dos outros quadros. “

O azul de um quadro pode combinar com o detalhe azul e amarelo do outro. E as molduras devem seguir essa mesma regra, não precisando, necessariamente, ser iguais”, diz Joel.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

6 – Temas

A regra básica é a criatividade. Jóia dá a dica de usar uma sequência de quadros que juntos formam a mesma imagem. Para isso, você pode até mesmo mandar imprimir uma foto pessoal, de alguma lembrança sua, e dividi-la nos diferentes quadros (disponha a imagem no chão e vá colocando os quadros por cima dela na disposição desejada. Corte a imagem onde os quadros ficam e emoldure o recorte, assim a composição dará a ideia de continuidade da imagem sem perder a proporção dela).

Se for usar mais de uma imagem, Joel indica buscar semelhança entre elas, como um tema em comum. “Por exemplo, você pode optar por quadros diferentes mas que representam o movimento da cidade. Um com prédios, outro com linhas do metrô, outro com veículos… Até mesmo frases que se encaixam no tema podem estar entre os quadros”, diz Joel.

“Podemos dizer que pendurar quadros é como se vestir para um grande encontro. Então, vista as suas paredes com atitude e personalidade. Conte um pouco de sua história, coisas que ama, e use imagens que a faça sentir-se bem”, finaliza Binho Marracini, dono da Foto Galeria YouArt.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja também: Decoração para casa nova | 5 vantagens de um projeto online

7 – Onde encontrar

Os profissionais indicam alguns locais especializados que já vendem o pacote com molduras que conversam entre si. É o caso da Fast Frame, Moldura Minuto, Arte Própria, DePoster, Los Quadros, Galeria Eduardo Fernandes e a Foto Galeria YouArt.

Joel ainda indica procurar em sites não-especializados que vendem decoração para casa, como o MadeiraMadeira, que também dispõe de conjuntos de quadros para sua composição.

parede de quadros
Foto: Shutterstock

 

Veja mais inspirações de decoração para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários