Receber pessoas queridas em casa é sempre um prazer, mas quando falamos de casa nova qualquer data especial ou comemorativa vira uma verdadeira festa, e a vontade de ter todo mundo por perto é ainda maior. Então, que tal aproveitar o próximo feriado e convocar todo mundo para celebrar a Páscoa na sua casa nova e colocar em prática estas ótimas dicas para montar a mesa posta perfeita para a data?

@onethounsandoaks (Foto: Reprodução/Instagram)

Escolha o tom do evento

A Páscoa costuma ser uma comemoração em família, mas em muitas casas as reuniões podem envolver mais pessoas, agregados e convidados, além dos mais íntimos. Se esse é o seu caso, você deve considerar todas as pessoas que vão comparecer e, a partir disso, ditar o tom do evento.

A personal welcome Patrícia Junqueira explica que o ideal é sempre levar os convidados em consideração no início do planejamento de um almoço: “O mais importante é saber o que se espera da recepção e qual o perfil dos convidados. A regra é sempre que o anfitrião deve se adequar aos convidados e não o contrário. Pensando nisso, toda a decoração, mesa posta e comidas precisam estar de acordo para agradá-los”.

Veja também: Como montar uma mesa posta para receber a família no Natal

Feito isso, você pode começar a escolha dos itens. Para recepções mais descontraídas, jogos americanos são a melhor pedida. Já para encontros mais formais, uma toalha de mesa branca pode ser o melhor caminho, segundo Patrícia, que também vê opções coloridas de toalha como uma boa opção, “mas nesse caso é preciso balancear com louças lisas”, alerta ela.

Para qualquer um dos casos, vale investir em guardanapos de pano que, além de serem mais ecológicos, dão um aspecto de mais carinho à mesa e também podem ser usados como fundo de cestos de pão.

Mesa posta por Patrícia Junqueira (Foto: Divulgação)

 

Selecione louças básicas

Seja para a Páscoa ou para eventos casuais, é importante fazer escolhas acertadas de louças para manter. Renata Paraíso, proprietária da loja de decoração e design Villa Pano, conta que o ideal é pensar no espaço limitado que hoje a maioria das casa tem para armazenamento e, com base nisso, ter louças básicas que variam entre bege, preto e branco, e com poucas estampas.

Veja também: Quais itens não podem faltar na lista de presentes de casamento

E não necessariamente porque a recepção será formal, as louças precisam ser caras ou supersofisticadas. Você pode muito bem mesclar estilos de louças e décor para dar um ar arrojado sem grandes gastos. Segundo Renata, o melhor é criar suas próprias regras em casa.

“É importante saber as regras básicas de etiqueta para poder quebrar todas elas. Eu gosto de misturar o rústico com peças de inox e vidro, por exemplo. Não curto murano e prata. Peças caras não têm mais vez nos espaços de apartamento, isso está obsoleto. Então gosto sempre de misturar estilos, louça, com madeira e tecido. Nada rebuscado, mas sempre com muito bom gosto”, exemplifica ela.

Para a Páscoa, especificamente, você pode sim selecionar uma ou outra coisa temática, como um prato com estampa de coelho ou copos que sigam a data especial, por exemplo. Mas não é imprescindível, já que você pode dar a carinha pascoal para a mesa em outros pontos dela.

@lifeisaparty (Foto: Reprodução/Instagram)

 

A importância das cores

Quando pensamos em Páscoa, pensamos logo em tons pastel, certo?! Pois saiba que este é um ótimo norte para você começar a dar o aspecto temático para a sua mesa. É claro que você também pode apostar em tons mais escuros e marcantes, como verde folha, laranja e marrom, talvez roxo e vinho, dependendo da cor de louças que você tiver disponível. Mas não dá para negar que os tons pastel deixam tudo mais característico.

Segundo Renata Paraíso, você pode investir nessa paleta em plantas, por exemplo, para não precisar comprar itens de décor para cada data comemorativa. “Margarida, ruscus, eucalipto, rosa spray são algumas opções de plantas que vão ajudar na composição. Eu evito o mosquitinho por causa do cheiro, que não é legal misturar com comida”. Além disso, ela cita tons como rosinha claro e branco como opções fáceis de encontrar para qualquer item da composição.

A Páscoa é colorida, não tem como fugir disso, explica Patrícia Junqueira. E diferente de outros temas como Natal, por exemplo, dá para variar nas cores principais e até misturar mais de duas. Mas para quem não quer uma mesa cheia de cores, a personal welcome também apoia opções mais clean e sugere investir em elementos listrados ou de poás.

Veja também: Descubra como refrescar a sua casa usando apenas plantas

@fatofita (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Como deixar tudo temático

Doces e chocolates confeitados no tema, além de um bom vinho, formam a dica de Patrícia Junqueira para a data. Se você investir em louças básicas, como já citado, você pode dar o ar de Páscoa para a sua mesa com itens espalhados por ela, e os chocolates são uma ótima pedida, caso você não queira comprar objetos que depois serão estocados e utilizados só no próximo ano.

Para que todo mundo se sinta em casa e relaxado, Renata Paraíso ainda orienta que as peças temáticas colocadas sobre a mesa sejam lúdicas e convidativas, de forma que todo mundo possa pegar e sentir a decoração. Nada de porcelanas, por exemplo!

Os coelhos, apesar de clichês, são um grande símbolo da data, então vale a pena sim colocar um ou dois na mesa posta se quiser deixar a temática clara e superfotografável. Além dos coelhos em si, de pelúcia, algodão ou madeira, por exemplo, Renata indica pratos de sobremesa com a estampa e guardanapos, ambos por serem fáceis de guardar e não ocuparem espaço.

Ovos também são opções características e fáceis de incluir na mesa. Em versões de madeira ou pintados, você pode colocá-los dentro de um cestinho ou decorando o prato de cada convidado.

Vale sempre lembrar que a Páscoa é uma data especial e preparar uma mesa posta temática vai demonstrar todo carinho que você dedicou aos seus convidados.

Veja também: 5 apostas para decorar a casa nova em 2019

Mesa posta Villa Pano/@casadacaubi (Foto: Divulgação/Instagram)

Inspire-se!

Pottery Barn (Foto: Divulgação)

 

@fatofita (Foto: Reprodução/Instagram)

 

@fatofita (Foto: Reprodução/Instagram)

 

@decoramesaposta (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mesa posta por Patrícia Junqueira (Foto: Divulgação)

 

Itens da Villa Pano (Foto: Divulgação)

 

@trendenser (Foto: Reprodução/Instagram)

 

@a_meseira (Foto: Reprodução/Instagram)

 

@lardecoramado (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mesa posta por Patrícia Junqueira (Foto: Divulgação)

 

Veja mais inspirações para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários