Revista

Mesa de Natal | 20 inspirações para receber bem a família

Pinhas, velas, Papai Noel e muito mais! Entre no clima e descubra como preparar uma incrível decoração para a mesa de Natal

Com a chegada do fim do ano, as casas se enchem de enfeites e pisca-pisca. Durante o Natal, as famílias tendem a se reunir para celebrar o amor, além de aproveitar uma bela ceia e realizar a troca de presentes. A decoração colorida e brilhante desse período traz luz e alegria ao ambiente, esteja ela na varanda ou na mesa de Natal.

Como essa é uma data muito especial, a mesa para a ceia não pode ser preparada de qualquer maneira. Aqui, você descobre como organizar a decoração perfeita para arrasar no jantar mais importante do ano.

Baixe grátis nossa papelaria de Natal! 

mesa de natal

Foto: @crispiscororganizer

Como preparar uma mesa de Natal

Antes de preparar uma mesa de Natal, é necessário analisar duas questões importantes. A primeira é em relação à quantidade de convidados. Como é uma data especial, as famílias tendem a se reunir para passar a ocasião juntas. Portanto, há uma probabilidade de você receber muitas pessoas em casa. Logo, é preciso avaliar se o espaço é suficiente. Caso não comporte todos, vale reservar um lugar para fazer a festinha.

Outra questão crucial é analisar a data do evento. Normalmente, a ceia é realizada na noite do dia 24. Entretanto, algumas pessoas podem ter tradições diferentes. Por isso, é necessário adaptar a celebração para o gosto de todos. Definir a hora da festa também é importante para preparar o cardápio.

mesa de natal

Foto: @mesachicdecor

O que usar para enfeitar a sua mesa?

Além dos pratos, talheres e das taças, é possível usar outros elementos na decoração. “Tudo vai depender do tema. Papai Noel, por exemplo, não dá para não ter”, diz Patricia Junqueira, fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta e idealizadora do Personal Welcome. Portanto, colocar mini renas, viscos e duendes são ótimas formas de trazer um pouco da essência da época à mesa de Natal.

Entretanto, se a pessoa optar por uma decoração mais minimalista, o Papai Noel nem sempre irá se encaixar. Aqui, um utensílio que traz charme é o porta-guardanapo de Natal. As pinhas e fitas são mais tradicionais. Mas os modelos de crochet também são interessantes. Só é importante fugir dos que têm brilho, porque, às vezes, algumas partículas caem no prato. “Além disso, é sempre bom dar um contraste entre a cor do guardanapo e do porta-guardanapo”, comenta Patricia.

Outro item super legal para a mesa é o castiçal de Natal. Esse artigo traz luz e alegria para a ocasião. “Na decoração, é possível utilizar modelos mais baixos, de até 25cm. Se for utilizar velas, procure sempre as sem cheiros e que tenham uma proteção. Assim, quando começarem a derreter, não vão estragar os demais itens na decoração”, ressalta Lu Locchi, diretora do Clube da Mesa Posta.

mesa de natal

Foto: @mocadopano

Cores para a mesa de Natal

Vermelho, verde e dourado são as cores da época. Pode usar e abusar desses tons na sua mesa natalina. Porém, na hora de organizar a decoração de Natal, é importante usar itens que combinem com a decoração da sua casa. Dessa forma, tudo ficará mais agradável aos olhos.

Antes de selecionar as tonalidades, é necessário organizar a decoração para que a mesa combine com seu estilo. “A melhor sugestão é usar cores que te representam. Se você é mais festiva e alegre use tons mais fortes. Já se é mais comedida e minimalista, vale apostar nos neutros”, explica Lu.

Por mais que os itens avermelhados e esverdeados sejam tradicionais do período, também é legal dar uma diversificada e trazer novos tons à mesa de Natal. “Não há cor correta. O que depende é o tema da sua decoração. Se quer algo mais moderno, pode escolher matizes mais coloridas, como rosa e azul”, aponta Patricia.

mesa de natal

Foto: @blaussmaison

Como fazer uma decoração de mesa de Natal barata?

Para quem não deseja gastar tanto com a decoração, é possível criar uma mesa de Natal simples com o que você tem em casa. “Você pode utilizar, por exemplo, a louça branca, que é um item coringa na cozinha”, comenta Lu.

Além disso, na hora de decorar, é só “aproveitar um tecido ou toalha que lembram à época. Ou fazer um centro de mesa com artigos de decorações passadas, dando uma nova cara a eles”, indica Lu. O essencial é investir em elementos-chave que trazem o clima festivo para ter uma mesa posta de Natal simples.

mesa de natal

Foto: @abrickhome

Passo a passo para criar uma mesa natalina

Após pensar no tema e nas cores é necessário considerar o perfil dos convidados. “Se são mais velhos. se você precisa de todos à mesa. Se são mais jovens e modernos. Isso decidirá também o tipo de serviço e menu”, diz Patricia.

Depois, é só escolher a louça e uma boa toalha para dar cor à mesa. Por fim, basta abusar da decoração da época com enfeites para o Natal, como laços, velas e frutas da estação, como figo, pêssego, uva e romã.

mesa de natal

Foto: @crispiscororganizer

20 inspirações para sua mesa de Natal

mesa de natal

Foto: @aicaartesanatos

mesa de natal

Foto: @bilosca.casa

mesa de natal

Foto: @naphomeware

mesa de natal

Foto: @delicata_home

 

decoração dourada

Foto: @rojemac_oficial

mesa de natal

Foto: @donadolarap

 

mesa de natal

Foto: @mesachicdecor

 

decoração prateada

Foto: @cozymaison

 

mesa de natal

Foto: @amandacarvalhodecor

 

mesa de natal

Foto: @mesaposta

 

mesa de natal

Foto: @colherdechaatelie

 

decoração com flores

Foto: @mesaposta

mesa de natal

Foto: @mesachicdecor

 

decoração minimalista

Foto: @ananas_decor

 

mesa de natal

Foto: @laranjaverdehome

 

decoração em vermelho e verde

Foto: @crispiscororganizer

 

decoração com frutas e flores

Foto: @blaussmaison

 

mesa de natal

Foto: @villasalomao

 

decoração com flores

Foto: @blaussmaison

 

mesa de natal

Foto: @patymattadecor

Papelaria natalina

Para completar o clima natalino, o iCasei preparou várias tags de presentes que vão dar aquele charme a mais na hora de presentear quem você ama! Além disso, separamos uma papelaria completa para as comemorações de final de ano!

Basta preencher o formulário abaixo e baixar gratuitamente toda a nossa papelaria de Natal!


Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019