O Natal é uma época muito especial. É nesta data que reunimos toda a família para celebrar o clima de fraternidade e amor ao próximo. E, para tornar esse momento ainda mais mágico, é essencial decorar o ambiente. Aqui, você confere uma série de dicas sobre decoração de Natal para fazer na sua casa nova. Aí é só aguardar os elogios dos convidados!

Veja também:  Clássico, rústico e temático | Três estilos de décor para o seu Natal

decoração-de-natal
Foto: Yellow Bliss Road

 

Quando começar a preparação para o Natal

O Natal é uma tradição cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo – embora muita gente acabe se esquecendo disso – e requer certa antecedência na preparação, para que tudo saia do jeito que imagina. Como explica a arquiteta Gabi Aude, a árvore deve começar a ser montada no dia 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a igreja católica.

“É uma montagem muito esperada pelos brasileiros, um ritual mesmo em muitas casas. Porém, em uma data tão delicada de reunião e harmonia, é necessário colocar alguns limites na decoração de Natal. O importante é pensar em todos esses itens dentro de um contexto para que o ambiente fique confortável para todos”, alerta a especialista.

Para não exagerar nas ideias diferentes para decorar a casa nova durante o período, especialistas em decoração separaram algumas dicas que vão orientá-la na montagem. Confira!

decoração-de-natal
Foto: Spotlight Australia

 

10 ideias de decoração de Natal

1. Árvore de Natal: pinheiro, plantinhas e outras montagens criativas

O item mais simbólico na decoração de Natal é a árvore. “Com certeza não pode faltar, independentemente do tamanho da casa. Todo o tema do décor partirá dela”, comenta Gabi.

Tradicionalmente, a árvore de Natal é representada pelo pinheiro, que pode ser real ou artificial, já que nem sempre é simples encontrá-lo no Brasil. “É possível também substituí-lo por outras plantas, que se tornarão parte do lar depois da data festiva”, aponta a profissional.

Aliás, a ideia de trazer a natureza para dentro de casa é tendência no mundo da decoração. “É o que chamamos de naked greenery, quando usamos enfeites de madeira nos ambientes. Dentro do contexto natalino, é possível decorar uma planta de verdade numa boa com bolas e laços”, exemplifica Cris Paola, arquiteta do Studio Cris Paola.

Vale ainda ressaltar que, em apartamentos pequenos, dá para apostar em árvores alternativas. “Dá para usar fotos, livros ou apenas simular o formato da planta com piscas-piscas. Isso tudo está em alta, porque são enfeites que não ocupam muito espaço e remetem ao espirito natalino”, revela Natalia Veronezi, arquiteta do Estúdio + Design.

decoração-de-natal
Foto: Fujifilm/Urban Outfitters

 

2. Guirlanda para a porta

Muito além de enfeitar a porta, a guirlanda é um item natalino carregado de energia positiva. “Para os povos antigos, como romanos e gregos, a peça tem significado de proteção, além de trazer saúde e desejar boas-vindas a quem entra no lar”, explica Cris.

É possível encontrar vários modelos à venda no mercado. Uma tendência para decoração de Natal 2018, entretanto, é aquele que leva max flowers, ou seja, flores bem grandes. “Trazer essa decoração para a porta é uma superdica neste ano”, garante Flávia Campos, design de interiores do Flávia Campos Interiores.

Quem curte uma decoração de natal artesanal também pode preparar sua própria guirlanda. É possível confeccioná-la com barbantes, folhas, laços, feltros… As possibilidades são infinitas. E você ainda encontra uma série de tutorias bacanas no YouTube.

decoração-de-natal
Foto: Spoon Fork Bacon

 

3. Presépio

O presépio é tão tradicional quanto a árvore de Natal. Ele representa o momento em que o Menino Jesus chega à Terra. Assim, carrega toda uma carga histórica e mística.

O presépio pode ter diferentes tamanhos e ser feito em madeira, argila, metal ou outros materiais. Não há regras. Aqui, o mais importante é ter as peças que simbolizam o momento. As três principais são: Menino Jesus, Virgem Maria e José. Para um conjunto mais completinho, você também pode ter os Reis Magos, o Anjo, a Estrela de Belém e os animais do curral.

4. Decoração de Natal para sala

Uma boa forma de decorar a sala para o Natal é investir em almofadas e capas em tons específicos e sem desenhos. “Elas são versáteis e não precisam ser usadas apenas nesta época do ano. Almofadas vermelhas, por exemplo, podem trazer um charme extra e ser a cereja do bolo. Principalmente se a escolha for por uma montagem mais simples, apenas com foco na árvore”, conta Gabi.

A decoração de Natal para a casa nova também pode contar com figuras de bonecos de neve, globos de neve e até biscoitos de gergelim espalhados pelo rack, nas estantes ou no buffet. Um item que deve se destacar, sem dúvidas, é o Papai Noel.

decoração-de-natal
Foto: Sundance Catalog

 

5. Enfeites de Papai Noel

O bom velhinho é o símbolo natalino favorito das crianças. Não poderia ser diferente, já que ele é responsável por presenteá-las – mas só quem foi bom durante o ano, certo? É possível espalhar enfeites de Papai Noel por toda a casa. Tanto dentro quanto fora.

“Colocar o Papai Noel pendurado na varanda, por exemplo, cria uma deliciosa curiosidade”, lembra Flávia.

6. Itens do dia a dia na versão natalina

Sabe aqueles objetos que usamos no dia a dia? Eles podem, sim, se tornar natalinos! Uma decoração de Natal simples e barata é transformar um vaso ou uma bandeja em centros de mesa. “Basta preenchê-los com bolas, galhos secos e pinhas”, ensina Gabi.

Outra ideia é tornar as taças em suporte de velas, brincando com alturas, luzes e cores de cera. “É simples e muito rápido de organizar no aparador”, diz a arquiteta.

decoração-de-natal
Foto: Rob Fiocca Photography

 

7. Decoração de Natal para mesa

Existem diferentes estilos de mesa de Natal que você pode apostar para trazer o momento mágico para dentro de casa. O mais tradicional e certeiro é investir em toalha, louças e guardanapos com temas decorativos. “Para a cozinha, também podemos colocar uma planta natural de porte pequeno, com alguns laços e bolas decorativas”, ressalta Cris.

8. Espalhar velas pela casa

Velas são sempre um charme. E combinam muito com o Natal. Elas podem ser espalhadas pela casa e decoradas com cores e detalhes variados. Caso você tenha medo do fogo, Flávia tem a solução: as velas em LED são uma ótima alternativa. “A dica vale ainda mais para quem tem filhos pequenos ou animais de estimação”, explica a design de interiores.

decoração-de-natal
Foto: Fashionable Hostess

 

9. Luzes e mais luzes

Charmosas, as luzes do tipo pisca-pisca encantam a todos. Por isso, também são indispensáveis na decoração de Natal. “Elas são capazes de alegrar o ambiente e, quando variam entre coloridas e brancas, criam desde um décor elegante até algo mais lúdico, para as casas com crianças”, diz Gabi.

Muito além de iluminar a árvore ou a sacada, as luzinhas também podem ser aproveitas como enfeites. “Garrafas de vinho ou potes de vidro com piscas-piscas dentro, por exemplo, dão um charmoso centro de mesa”, recomenda
Cris.

Na hora de lidar com a iluminação, entretanto, é sempre importante tomar cuidado. Lembre-se: você está mexendo com eletricidade. “Evite as famosas gambiarras. As próprias árvores de Natal são feitas de material inflamável”, alerta Marlon Branco, design de interiores do Estúdio + Design.

decoração-de-natal
Foto: Always Dreaming of Christmas

 

10. Decoração de Natal para jardim

É muito bacana passar em frente a uma casa e ver a fachada toda decorada para a ocasião, não é mesmo? Quem tem um jardim pode enfeitar árvores e arbustos com as próprias luzinhas – e ainda conectar a decoração externa à interna. “Alguns laços nas plantas mais altas também dão um toque bacana”, aponta Gabi.

Caso você more em apartamento, é sempre divertido pensar na decoração externa. “Quem tem uma sacada pequena com gradil pode pendurar as lâmpadas e brincar com uma iluminação criativa e interessante”, comenta a arquiteta. “Se a área externa possui vasos, as plantas também podem ter laços ou luzes nos troncos. Acima da terra, ainda é possível colocar bolinhas ou galhos secos e pinhas.”

decoração-de-natal
Foto: John Lewis

 

A decoração precisa ser verde e vermelha?

Apesar de verde e vermelho representarem a tradição natalina, você pode, sim, apostar em diferentes paletas de cores.

Para Flávia, quando o assunto é decoração de Natal 2018, as tendências são os tons monocromáticos ou degradés. “Uma cor base é escolhida, e então os objetos de decoração sempre devem acompanhá-la, mas com a variação de tons mais claros e mais escuros. O branco também entra para compor o visual”, explica a design de interiores.

Entre as paletas que estão em alta, a combinação de azul e branco desponta entre as favoritas para este ano. “As cores mantêm a característica lúdica do Natal, com tons lembrando neve, paz e tranquilidade. Vemos muito essa combinação em ambientes mais contemporâneos e sofisticados”, afirma Gabi. Tons metálicos e pastel também estão entre as opções.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários