Revista

Comidas de Natal | 10 boas receitas para preparar na ceia

Se você quer arrasar nas comidas de Natal, então confira dicas de especialistas para pratos e sobremesas de dar água na boca!

Família, amigos, entes queridos, decoração a caráter e uma mesa recheada de guloseimas que, de fato, dão água na boca. Muitas pessoas aguardam ansiosas o ano inteiro para se deliciar com as comidas de Natal, que são um verdadeiro espetáculo à parte. E isso, claro, é a combinação perfeita para celebrar o espírito da época.

Comidas-de-Natal-Danielle-Coons

Foto: Danielle Coons

Lista de comidas de Natal

Os preparativos das comidas para a ceia de Natal começam com antecedência. Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber exatamente o que vai ser usado. Isso porque, nesta época do ano, os mercados ficam cheios e as promoções desaparecem com facilidade. Ficar de olho nesses pontos pode te ajudar a economizar e ainda ganhar tempo.

“Para evitar gastos excessivos e desperdício de alimentos, é importante que a lista para as comidas de Natal seja planejada e discutida com os convidados. Nela, não podem faltar os alimentos tradicionais, como peru, pernil, lombo, bacalhau, farofa, arroz, saladas frias, frutas frescas e secas, petiscos e panetone”, relata Elzio Callefi Junior, chef de cozinha da Tramontina.

E os cuidados não param por aí. “Evite alimentos que não são uma unanimidade no paladar, pois corre o risco de sobrar muita comida e até estragar. Como as reuniões são entre amigos e familiares, fica mais fácil compor uma mesa posta que agrade a todos”, explica o restaurateur Gastón Delmoro.

Comidas-de-Natal-Style-Me-Pretty-2

Foto: Style Me Pretty

Quais comidas fazer na ceia de Natal?

Após a compra finalizada, basta se programar para começar os preparativos do cardápio. As comidas típicas de Natal, além de contar com itens tradicionais, como citado anteriormente, também devem ser democráticas.

“O cardápio para ceia de Natal completa são pratos que sempre nos remetem a data, comidas que trazem memória afetiva, de aparência, sabor e até o modo de preparo. Geralmente cada família já tem seu cardápio lapidado ao longo dos anos, mas, para ser bem democrático, sempre é bom se atentar aos que têm algum tipo de intolerância, como lactose, ou restrições, como os veganos”, aconselha Marcella Izzo, sócia e chef criativa da No Bones.

Mas essa é uma situação simples de ser resolvida. “Não é fácil agradar a todos. Essa época do ano, por exemplo, é aquela briga sobre colocar ou não uva passa no arroz. Minha sugestão é que nos itens mais polêmicos, como coentro, se use pouco. Vale ter pratos variados, por exemplo, para aqueles que tem uma pegada mais saudável. Isso pode ser um diferencial para quem está tentando manter a dieta ou tem alguma restrição”, informa Monica Buava, sócia-proprietária da Pop Vegan Food.

peru

Foto: Style Me Pretty

Comidas de Natal mais comuns

Mesmo tendo algumas pessoas que inovam durante o período de festas com receitas de família ou pratos típicos de outras datas, na grande maioria das vezes as comidas de Natal acabam se repetindo quase que por unanimidade.

Essas delícias além de serem indispensáveis também têm um significado histórico que poucos conhecem. “O hábito de comer peru no Natal surgiu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1621, quando a ave foi servida no Dia de Ação de Graças. Por ser mais barata e engordar facilmente, foi levada pelos espanhóis para a Europa no século 16, tornando-se símbolo de alimento das grandes ocasiões”, explica Marcos Rillo, chef da cantina Villa Di Pasta.

Além do peru, outra guloseima também tem um fator histórico envolvido. “A rabanada é um doce natalino histórico, tamanha tradição de anos que possui. Os portugueses foram os responsáveis por trazer essa receita para o Brasil, que rapidamente tomou conta. Dizem que essa delícia significa renovação, pois você pega um pão velho, o reincorpora e dá sabor”, completa Marcos.

Comidas-de-Natal-Style-Me-Pretty

Foto: Style Me Pretty

Dividir a tarefa das comidas de Natal

As comemorações de fim de ano são um período para que famílias e amigos aproveitem um momento único e tranquilo. Isso porque, com tantas tarefas ao longo do ano, nada melhor do que tirar um tempo para curtir os entes queridos e dar muita risada – mesmo que seja com a velha piada do pavê.

Por esse motivo, a data deve ser tratada com muita leveza e sem estresse. No entanto, esse sentimento acaba aparecendo na hora de montar a ceia, quando os anfitriões ficam preocupados para que tudo saia perfeito. Neste caso, vale dividir cada tarefa com os convidados para saber quais comidas serão feitas e para que não tenha prato duplicado e nem nenhum mal estar.

“Uma dica para fazer as comidas de Natal é o anfitrião preparar uma lista e dividir as preparações de acordo com a especialidade de cada familiar. Por exemplo: os assados da tia X, os bolos e tortas da vó Y, e assim vai repassando até que a ceia esteja completa, deixando cada familiar à vontade e seguro para explorar o que faz de melhor”, aconselha Elzio.

torta estilo americana

Foto: The Whisking Kitchen

Quantidade de comidas de Natal por pessoa

Para facilitar essa organização, saber a quantidade das comidas de Natal que cada pessoa vai consumir auxilia para que os anfitriões não pequem nem na falta e nem no excesso. Confira a média que aponta os especialistas:

Comida

Salgadinhos ou canapés: de 6 a 8 por pessoa
Assados: 300 gramas por pessoa
Farofa: 40 gramas por pessoa
Arroz: 80 gramas por pessoa
Salada de maionese: 80 gramas por pessoa
Salada normal: 40 gramas por pessoa

Comidas de natal: doces

Mousse de chocolate: 50 gramas por pessoa
Rabanada: 3 fatias por pessoa
Sorvetes: 1 litro para cada 6 pessoas
Bolo de frutas secas: 100 gramas por pessoa

Bebidas

Água: 350 ml por pessoa
Suco: 350 ml por pessoa
Refrigerante: 500 ml por pessoa
Vinho: 1 garrafa para cada 5 pessoas
Espumante: 1 garrafa para cada 3 pessoas
Cerveja: 700 ml por pessoa

Comidas-de-Natal-Melissa-Oholendt

Foto: Melissa Oholendt

Receitas para a ceia de Natal

E já que o assunto é comidas de Natal, nada melhor do que preparar pratos tradicionais que contam com muita sofisticação. Veja as sugestões dos entrevistados:

1. Bacalhau com azeite de ervas do chef Elzio Callefi Junior

Ingredientes

– 1 quilo de bacalhau dessalgado congelado
– 2 litros de água quente (para cozinhar o bacalhau)
– 1 quilo de mini batatas cozidas com casca
– 150 gramas de azeitonas pretas
– 2 cebolas grandes fatiadas
– 4 dentes de alho picados
– 2 folhas de louro
– 2 galhos de alecrim
– 2 galhos de tomilho
– 1 cabeça de alho inteira
– 100 gramas de mini tomates
– 1 brócolis ninja pequeno cozido
– 500 ml de azeite de oliva extra virgem
– 1 xícara de chá de salsa picada
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma panela funda aqueça a água e coloque as folhas de louro para aromatizar. Em seguida, adicione as postas de bacalhau, deixe ferver até que a posta fique cozida (mais ou menos 10 minutos). Reserve.

2. Em uma panela pequena coloque o azeite e junte o tomilho, o alecrim e a cabeça de alho cortada ao meio para aquecer em fogo baixo para aromatizar. Depois de aquecido, tampe e deixe esfriar.

3. Em uma panela ou frigideira coloque as batatas cozidas regue com um pouco de azeite e leve ao fogo médio até dourar, em seguida adicione as cebolas fatiadas e o alho. Tampe. Deixe cozinhar até as cebolas amolecerem levemente. Reserve.

4. Usando a mesma panela ou frigideira repita o processo e adicione o brócolis, o tomate e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

5. Em uma assadeira ou refratário coloque a mistura dos legumes e espalhe. Coloque o bacalhau reservado por cima e regue com o azeite aromatizado de ervas. Cubra com uma folha de alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C. Sirva em seguida.

Dica: Sirva os legumes cozidos no azeite sobre a posta do bacalhau.

Comidas-de-Natal-@theeconomist

Foto: @theeconomist

2. Peru com molho Califórnia do chef Marcos Rillo

Ingredientes

– 1 peru inteiro e limpo
– 1 xícara (chá) de manteiga derretida
– 6 dentes de alho amassados
– 4 folhas de louro picadas
– 2 colheres (sopa) de orégano
– 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
– 2 cebolas picadas
– 4 xícaras (chá) de vinho branco seco
– 2 colheres (sopa) de sal
– 1 colher (sopa) de pimenta do reino
– 1 lata de pêssego em calda escorrido
– 2 xícaras (chá) de ameixas pretas sem caroços
– 3 figos cortados ao meio
– 1/2 xícara (chá) de cerejas em calda
– Ramos de alecrim para decorar

Farofa

– 2 cebolas picadas
– 300 gramas de bacon picado
– 1/4 de xícara (chá) de azeite
– 4 ovos cozidos
– 1/2 xícara (chá) de salsa picada
– 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Modo de preparo

1. Coloque o peru em uma forma grande e reserve. No liquidificador, bata a manteiga, o alho, o louro, o orégano, o cheiro verde, a cebola, o vinho, o sal e a pimenta. Espalhe esta pasta por dentro e por fora do peru. Cubra com papel alumínio e deixe descansar por 24 horas na geladeira.

2. No dia seguinte, retire o peru da geladeira e leve ao forno médio, preaquecido, por 2 horas, com o peito virado para baixo.

3. Retire o papel, vire o peru com o peito para cima e asse por mais 30 minutos, regando com o tempero da forma.

Farofa

1 . Em uma frigideira, em fogo médio, frite as cebolas e o bacon no azeite. Adicione os ovos, a salsa e refogue rapidamente. Acrescente a farinha e misture por 3 minutos. Desligue o fogo e reserve.

2. Retire o peru do forno, distribua as frutas ao redor e asse por mais 30 minutos, regando com o tempero novamente. Transfira o peru para um refratário grande sobre a farofa. Distribua as frutas ao redor e decore com ramos de alecrim.

Comidas-de-Natal-Divulgação

Foto: Divulgação

3. Arroz com nozes e brócolis do chef Marcos Rillo

Ingredientes

– 1 maço de brócolis médio
– 1 xícara (chá) de nozes picadas
– 4 xícaras (chá) de arroz pré-cozido em caldo de legumes
– 4 colheres (sopa) de azeite
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, aqueça, em fogo baixo, o azeite. Junte as nozes e deixe aquecer na frigideira por 5 minutos, mexendo sempre.

2. Acrescente o arroz. Tempere com sal e pimenta. Adicione o brócolis já cozido e mexa devagar. Coloque em uma assadeira. Decore com alho fritos e tomatinhos.

Comidas-de-Natal-@reishunger

Foto: @reishunger

4. Salada rústica de brie do restaurateur Gastón Delmoro

Ingredientes

– 1 pé de alface crespa
– 1 pé de alface roxa
– 1 pé de radicchio
– 1 pé de alface americana
– 300 gramas de queijo brie em fatia
– 150 gramas de uva verde
– 50 gramas de amêndoas laminadas
– 200 ml de azeite extra virgem
– 2 limões sicilianos (suco)

Modo de preparo

1. Lavar bem todas as folhas. Em seguida, cortá-las com as mãos em pedaços médios, misturando-as em um recipiente. Reserve.

2. Cortar a uva ao meio e retirar as sementes.

3. Colocar o queijo brie para gratinar no forno preaquecido de 200°c à 220°c.

4. Em um recipiente, colocar todas as folhas. Tempere com azeite e o suco de limão siciliano. Acerte os temperos com sal e pimenta a gosto. Em seguida, colocar em uma travessa de salada.

5. Finalizar com o brie gratinado em cima.

Comidas-de-Natal-Tadeu-Brunelli

Foto: Tadeu Brunelli

5. Jaca baby da chef Marcella Izzo

Ingredientes

– 1 jaca verde pequena
– Legumes a gosto. Exemplos: tomate, alho-poró, chuchu, cebola bolinha, batata bolinha
– Funghi seco (caso queira acrescentar)

Modo de preparo

1. Pegue a jaca verde e cozinhe por uma hora. Depois, retire a casca com muito cuidado, deixando em formato de um lombo, uma bolinha.

2. Corte os legumes escolhidos grosseiramente.

3. Refogue alho e cebola em uma panela. Depois, acrescente os legumes.

4. Coloque 2 litros de água aproximadamente. Deixe dar uma fervida boa e coloque a jaca baby.

5. Deixe por mais uma hora ou até sentir que a jaca está mais molinha.

6. Retire a jaca, engrosse o caldo com cebola em pó e um pouquinho de amido de milho.

7. Ajuste o sal e monte em uma forma a jaca inteira ou cortada, jogue o molho e os legumes, coloque no forno por mais 20 minutos em fogo médio. Depois, é só servir.

comidas-de-natal

Foto: @catenailstech

6. Bolo de Natal do chef Elzio Callefi Junior

Ingredientes

– 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar refinado
– 5 ovos inteiros
– 150 gramas de manteiga sem sal
– 1 colher de café de fermento em pó
– 1 laranja (suco e raspas)
– 1 limão (raspas)
– ¹/2 xícara de conhaque
– 1 colher de sopa de essência para panetone
– 100 gramas de frutas cristalizadas
– 50 gramas de uva passa preta
– 50 gramas de uva passa branca
– 50 gramas de amêndoas torradas
– 50 gramas de nozes
– 50 gramas de castanha de caju

Modo de preparo

1. Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar e a manteiga até obter um creme levemente branco.

2. Coloque a farinha e misture bem. Em seguida, adicione o suco de laranja, as raspas de limã e laranja, a essência e o conhaque.

3. Por último, adicione as frutas e as castanhas. Deixe misturando em velocidade baixa para incorporá-las à massa.

4. Retire da batedeira e transfira para uma forma para bolo de 25cm.

5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos ou até assar.

6. Sirva acompanhado do sorvete de sua preferência.

bolo de frutas

Foto: @fit.comsabor

7. Bolo de Frutas da Monica Buava

Ingredientes

– 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 1 e 1/2 xícaras de leite vegetal
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de óleo
– 2/3 xícara de frutas secas e nozes picadinhas
– 1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo

1. Misture primeiro o açúcar e o óleo. Acrescente a farinha com o leite vegetal. Bata por uns 5 minutos na batedeira.

2. Adicione as frutas e nozes. Bata mais 1 minuto.

3. Por último, coloque o fermento. Bata por mais 1 minuto.

2. Unte a forma com óleo e farinha de trigo e despeje a mistura. No forno pré-aquecido, deixe por cerca de 40 minutos em fogo baixo.

3. Depois, é só desenformar e polvilhar canela.

Comidas-de-Natal-Divulgação

Foto: Divulgação

8. Manjar de coco do chef Marcos Rillo

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 2 medidas e 1/2 de leite comum
– 1 vidro de leite de coco (200 ml)
– 1/2 xícara de chá de amido de milho
– 4 colheres de sopa de coco ralado
– 1 colher sobremesa de baunilha

Calda de ameixa

– 10 colheres de sopa de açúcar
– 1/2 xícara de chá de água quente
– 200 gramas de ameixa sem caroço

Modo de preparo

1. Levar ao fogo todos os ingredientes – menos a baunilha – mexendo sempre até engrossar.

2. Retirar do fogo e juntar a baunilha.

3. Colocar a mistura em uma forma de furo central de 20 cm, untada com óleo e passada em água.

4. Levar à geladeira de um dia para o outro.

5. Desenformar e servir com a calda de ameixa ou outra de sua preferência.

Para a calda

1. Levar ao fogo o açúcar até caramelizar.

2. Colocar a água e deixar derreter os torrões que se formam.

3. Colocar as ameixas, deixar um pouquinho e desligar.

Comidas-de-Natal

Foto: Paulo Cuenca/Dani Noce

9. Rabanadas com banana do chef Marcos Rillo

Ingredientes

– 3 pães francês amanhecidos
– 4 colheres de açúcar
– 400 ml de leite
– 2 bananas pequenas
– 3 ovos
– Óleo para fritar
– Mistura de açúcar com canela à gosto

Modo de preparo

1. Corte o pão em fatias generosas.

2. Bata no liquidificador as bananas, o açúcar e o leite.

3. Coloque essa mistura em uma vasilha funda. Em outra, coloque os ovos e bata-os levemente.

4. Leve o óleo para esquentar – ele tem que estar bem quente.

5. Umedeça as fatias de pão na mistura da banana dos dois lados, deixe escorrer um pouco (cuidado para não molhar demais, senão pode esfarelar).

6. Depois, passe nos ovos batidos.

7. Leve as fatias para fritar imediatamente no óleo bem quente.

8. Depois de dourar, coloque para escorrer no papel toalha. Com as fatias ainda quentes, passar na mistura de açúcar com canela.

rabanada

Foto: Divulgação

10. Sopa de Morangos do restaurateur Gastón Delmoro

Ingredientes

– 1 quilo de morango
– 400 gramas de açúcar
– 40 gramas de canela
– 40 ml de baunilha
– 40 ml de conhaque
– 10 laranjas

Modo de preparo

1. Esprema o suco das laranjas e coloque em uma panela em fogo baixo. Mexa até adquirir o ponto de calda.

2. Em uma frigideira separada pré-aquecida, coloque os morangos cortados em cubos e o açúcar. Flambe com o conhaque. Acrescente a baunilha e flambe novamente.

3. Finalize com a canela e a calda feita de laranja. Sirva ainda quente em uma taça com sorvete de baunilha.

Sopa-de-Morangos

Foto: Tadeu Brunelli

Veja mais no nosso perfil no Pinterest
</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020