Revista

Como montar uma mesa posta para receber a família no Natal

Velas, pinhas e decoração festiva podem compor a mesa posta para o Natal. Receber bem e proporcionar um ambiente agradável é o objetivo principal

Espaço para reunião familiar, com muita troca e, também, para se fazer uma boa refeição. Pensar na mesa posta para o Natal pode aumentar ainda mais o sentimento de união que a época do ano já desperta. Arranjos, enfeites e flores cumprem o papel de alegrar a noite. Pensar na disposição da louça e das travessas ajuda a ter um ambiente harmônico.

Veja também:  5 receitas de sobremesas de Natal para receber a família

mesa posta

Crédito: Patrícia Junqueira

 

Mesa posta: como fazer

O primeiro Natal na casa nova é uma oportunidade para o casal reunir as famílias no lar doce lar. Entretanto, pode ser um desafio para aqueles que nunca prepararam uma mesa posta ou um menu para muitas pessoas.

“Pensar no perfil dos convidados é o começo de tudo. E são os anfitriões que se adequam aos convidados, não ao contrário”, comenta a personal welcome Patrícia Junqueira. Além da quantidade de pessoas, a presença de idosos e crianças pode mudar a configuração da mesa posta. “É bom que os primeiros, por exemplo, sejam bem acomodados. Os pequenos podem ficar em uma mesa à parte.”

Traçado o perfil dos convidados, o estilo da mesa posta para um jantar pode partir de diferentes objetos. “De repente, você tem uma taça clássica que deseja muito usar. Ela, então, pode guiar todas as outras escolhas no local”, explica Marina Cimerman, idealizadora do Chez Marina.

Seja em uma mesa posta simples ou sofisticada, a profissional acredita que alguns itens são básicos. Além disso, servem de ponto de partida para organização do espaço. “Recomendo um jogo americano, uma toalha e um bom faqueiro. Especificamente para o Natal, investir em castiçais e velas também é legal”, revela Marina.

mesa posta

Crédito: Patrícia Junqueira

 

Veja também: 10 ideias de decoração de Natal para fazer na casa nova

Mesa posta: como montar

Mistura de arranjos florais e peças natalinas são as apostas tanto de Marina quanto de Patrícia. “Aquelas luzinhas, que funcionam como pisca-pisca e são alimentadas por bateria, são boas opções. Elas têm diferentes tons e formatos e ficam bem legais”, acrescenta a profissional do Chez Marina.

Patrícia lembra de ícones da festividade, que podem compor a decoração de Natal da casa nova na mesa posta e deixá-la com a cara do período festivo. “Renas, Papai Noel e árvores pequenas são alguns exemplos. Além disso, não dispenso ao menos um arranjo, com fita, velas e pinhas.”

Heras, greens balls e rosas vermelhas são as preferências de Marina para os arranjos. A profissional comenta que, se o vaso for transparente, a base do arranjo pode ser feita com nozes e castanhas “São opções que não dependem de uma florista para montagem, por exemplo, e não têm um custo alto.”

As cores predominantes quase sempre são verde, vermelho e branco. São opções que combinam bem entre famílias clássicas e tradicionais. “Para ocasiões mais modernas, por exemplo, é possível adequar o tom de rosa marsala em toda a mesa posta, mesmo no Natal”, explica Patrícia.

Entre prata e dourado (ou mesmo os dois), Patrícia prefere escolher um deles para a decoração. “Caso você queira misturar, não vejo problemas. Apenas recomendo seguir o mesmo tom. Por exemplo, prata e dourado envelhecidos.”

mesa posta

Crédito: Patrícia Junqueira

 

Veja também: Clássico, rústico e temático | Três estilos de décor para o seu Natal

Mesa posta para almoço e jantar de Natal

O modo com que o alimento será servido durante a refeição é o que se chama de serviço na etiqueta social. Patrícia explica que existem quatro tipos: Americano, Brasileiro, Francês e Inglês.

“Os mais comuns por aqui são os Americano e Brasileiro”, explica Patrícia. No primeiro, as travessas com os alimentos não vêm para mesa, ficam em um aparador. No segundo, o menu é posto à mesa para as pessoas se servirem.

Para as famílias que fazem questão de um jantar ou almoço na mesa posta no Natal, Marina recomenda não carregar na decoração caso o serviço seja o Brasileiro. “Indico escolher entre as travessas ou os arranjos florais, por exemplo.”

A profissional lembra também que, mesmo no serviço Americano, a decoração não deve impedir as pessoas de se olharem e conversarem diretamente. “É legal pensar na disposição da decoração de forma confortável para as pessoas à mesa de Natal. Os arranjos devem ser baixos, para permitir interação livre entre as pessoas.”

Entre o almoço e o jantar de Natal, Patrícia aconselha aos anfitriões da casa nova que façam alterações na decoração da mesa posta. “Peças natalinas podem ir para outros ambientes e, desses, virem para a mesa. Não é algo que vai mexer necessariamente com o orçamento.”

Ambas as profissionais recomendam o uso de velas à noite e que elas tenham, de fato, um papel auxiliar na iluminação. “Porém, independentemente do momento, não pode atrapalhar a refeição”, afirma Patrícia.

mesa posta

Crédito: Patrícia Junqueira

 

Mesa posta: sousplat

O sousplat é uma peça que tem seu nome originado na França. Significa ‘abaixo do prato’. Além de ter uma função útil, ele pode ser um aliado na decoração do espaço.

“O objetivo principal é proteger a mesa de respingos. As pessoas confundem, inclusive, o sousplat com jogo americano”, explica Marina. A peça é um item essencial na mesa posta e precisa ser pensada em harmonia com o restante da decoração. “Os que são coloridos, por exemplo, precisam estar no mesmo círculo cromático dos outros itens do espaço.”

Patrícia acredita que, no Brasil, a função da peça é mais decorativa. “A função dela é marcar o lugar à mesa posta. Pode ser revestido de tecido, feito em madeira. Dessa forma, é possível criar roupinhas para o sousplat e trocar, conforme os tons de cada ocasião.”

Sousplats com essas características, inclusive, costumam ser um tema de divergência entre profissionais do ramo. Patrícia não vê muito mistério. “Costumo dizer que se algo serve ao objetivo, está ótimo. Geralmente essas peças são feitas em MDF e você pode usar roupagem para cobri-las. ”

mesa posta

Crédito: Patrícia Junqueira / Stil Foto e Vídeo

 

Outras dúvidas que costumam surgir entre os anfitriões é a combinação do sousplat com a toalha, o caminho de mesa ou jogo americano. Patrícia explica que a peça pode ser usada com uma das três opções.

“As três são roupas de mesa e não limitam o uso do sousplat. Entretanto, eventualmente, as pessoas costumam confundir o jogo americano com a peça. Principalmente quando o sousplat é reto e não tem caída nas laterais, que alguns pratos têm”, comenta Patrícia.

Veja mais opções para decorar a casa para o Natal no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Thalita Ribeiro

Thalita Ribeiro é jornalista em formação e trabalha na redação das editorias de tecnologia, automobilística e turismo, nos portais 33Giga, Garagem360 e Rota de Férias. Já trabalhou com assessoria em casamentos, está noiva e é apaixonada pelas produções para o grande dia a dois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019